Brasil,

Telemetria: como a tecnologia pode ajudar na condução segura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Ferramenta coleta dados sobre velocidade, frenagens bruscas e uso de combustível e se torna uma aliada para propor formas mais seguras de direção

A cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito. Nos últimos 10 anos, já foram mais de 1,6 milhão de feridos, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com esse cenário preocupante, as empresas de frotas estão de olho nas novas tecnologias para identificar formas de condução mais seguras. A telemetria, tecnologia que permite a transmissão remota de dados em tempo real, é um bom exemplo.

Com a ferramenta, é possível monitorar como cada colaborador está dirigindo. Ela identifica excesso de velocidade e frenagens bruscas, além de coletar dados sobre os locais onde ocorrem as anomalias. "É importante usar a telemetria com uma parte educativa e não punitiva. Com a tecnologia, a empresa vai identificar a forma de conduzir dos motoristas e usar essas informações para melhorar a sua condução e evitar acidentes", explica Roberto de Falco, Gerente de Produtos da ValeCard.

Para o executivo, os gestores estão começando a ver a telemetria como uma aliada nas questões de segurança. Mesmo tendo que pagar uma mensalidade para usarem a ferramenta, eles veem que com a tecnologia é possível padronizar a sua frota em relação a modo de condução e assim conseguir reduzir os pedidos de afastamento devido a acidentes. "É um custo que vale a pena e posteriormente impacta positivamente a economia da companhia", afirma Falco.

"A nossa ferramenta calcula a velocidade permitida na via e compara com a do veículo. É possível também fazer uma análise de consumo de combustível e identificar quais condutores estão gastando mais e comparar com a sua forma de dirigir. Além disso, há o monitoramento das notificações das infrações de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)."

Com essas informações, é possível mapear os locais onde condutores cometem mais infrações, afirma. Para Falco, a ideia é usar esses dados para propor treinamentos para os funcionários.

Uma ferramenta transparente

Com a tecnologia de dados, também é possível que as companhias controlem o uso indevido dos seus veículos, trazendo mais segurança para o negócio. Ao usar a ferramenta, o gestor de frotas consegue relacionar o horário de trabalho com os quilômetros percorridos.

"Assim, fica mais fácil controlar o uso de combustível. Às vezes, o condutor pode usar o carro fora da empresa, mas é preciso definir se isso será debitado do salário dele ou se entrará como um benefício", diz.

Há a possibilidade também de bloqueio automático do veículo que estiver ocioso e bloqueio programado de acordo com horário de trabalho, impedindo que o veículo dê a partida fora da faixa de horário estabelecida.

Sobre a ValeCard

A ValeCard é uma instituição 100% nacional que está entre as maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do Brasil, a ValeCard oferece soluções completas e integradas para Gestão de Frotas, Benefícios e Financeira. Desde 1995 no mercado e atuando em todo o território nacional, a empresa está entre as três maiores empresas de gerenciamento de frotas do país e entre as 100 empresas mais inovadoras no uso de TI. Com mais de 3 milhões de cartões emitidos pelo Brasil, a ValeCard conta com mais de 115 mil estabelecimentos credenciados. Para atender a demanda, possui 5 regionais e 12 filiais e mais de 1 mil funcionários entre diretos e indiretos.

www.valecard.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar