Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lucas fala sobre a correta manutenção do alternador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Atalla
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

A peça, que realiza a conversão da energia mecânica em energia elétrica, é essencial para o funcionamento adequado do veículo

Os veículos possuem diversos sistemas que funcionam a partir de energia elétrica, como faróis, lanternas, rádio, motor de partida, entre outros. Isso é possível graças ao alternador, componente que alimenta o sistema elétrico do veículo ao fazer a recarga da bateria. E, por mais que não seja lembrada com frequência, a peça também precisa de revisão preventiva.

Na revisão preventiva de um alternador, geralmente orienta-se a troca dos itens de grande desgaste pela severa utilização, que são os rolamentos e as escovas (se a peça possuir este item). “Neste caso, entende-se que o veículo está funcionando normalmente, sem apresentar problemas. Então, não há necessidade da troca. Vale apenas substituir os itens de maior desgaste para prolongar a vida útil da peça, além de checagem do torque dos parafusos e da tensão correta das correias”, afirma Rodrigo Sgala, supervisor de Vendas da Lucas.

Além disso, o especialista acrescenta que o ideal é realizar a revisão a cada dois anos. “Tudo depende da utilização do veículo. No caso de um taxista, por exemplo, que roda mais de 60.000 quilômetros por ano, o ideal é fazer anualmente”, afirma Sgala.

Sinais de alerta

Mesmo com a revisão preventiva, é importante dar atenção aos sinais de mau funcionamento do sistema elétrico. No caso do alternador, o principal alerta é quando luz de bateria no painel acende ou fica oscilando.

“Isso quer dizer que pode estar ocorrendo uma deficiência de carregamento da bateria por parte do alternador. Não significa que o problema está no alternador, mas indica que o sistema elétrico como um todo deve ser checado”, explica o especialista da Lucas.

Outra dica importante é utilizar peças de reposição com as mesmas especificações da original, com garantia de uma marca de qualidade, além da mão de obra de um profissional especializado para manutenção ou instalação do alternador. “Os produtos Lucas são 100% testados e homologados com base em critérios rigorosos de fabricação, com garantia de funcionamento idêntico às peças originais do veículo. Utilizar componentes de excelência é essencial”, destaca Fábio Pignatari, gerente de Produto e Desenvolvimento da Lucas.

Sobre a Lucas

Fundada em Birmingham, Inglaterra, há 140 anos, a Lucas tem como propósito oferecer soluções em componentes para manutenção automotiva. Atualmente, detém um extenso portfólio com produtos de qualidade premium, alta tecnologia e desempenho. Considerada um ícone global no segmento, a Lucas está presente em mais de 130 países, e conta com cerca de 4 mil pontos de vendas ao redor do mundo. No Brasil e na América do Sul, a marca inglesa tem sua gestão nos segmentos elétrico e mecânico sob a responsabilidade exclusiva da BRLight, atuando com peças das famílias elétrica, ignição, baterias, bombas e iluminação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar