Logo
Imprimir esta página

General Motors terá energia 100% renovável até 2050

- Compromisso global foi reafirmado no relatório de sustentabilidade da empresa - Brasil já conta com 11% de energia proveniente de fontes renováveis  O objetivo vai ao encontro da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento



A General Motors reafirmou seu compromisso de utilizar somente fontes de energia renováveis em seu processo produtivo até 2050. Segundo relatório de sustentabilidade global divulgado recentemente (www.gmsustainability.com), a empresa está no caminho certo ao atingir 20% em 2018.

“Um importante passo anterior à adoção de fontes renováveis de energia são as medidas com vistas à eficiência energética e consequente redução do consumo. Esse é um trabalho contínuo dos nossos times e se olharmos os últimos 15 anos, nossa redução de consumo de energia por veículo produzido atingiu 57%”, comenta Glaucia Roveri, gerente de Energia e Utilidades da GM América do Sul.

A GM recebeu em 2019, pela 8ª vez consecutiva, o prêmio ENERGY STAR ® Partner of the Year Sustained Excellence pela sua excelência contínua na gestão da energia. O reconhecimento é concedido pela agência de proteção ambiental dos Estados Unidos em razão de a empresa apresentar liderança contínua e contribuições significativas ao ENERGY STAR. O compromisso da companhia em reduzir o consumo de energia desde 2010 eliminou 1,5 milhão de toneladas de emissões de carbono, o equivalente ao uso elétrico de 260.000 residências por um ano.

Em 2018, a GM tinha 17 edifícios com certificação ENERGY STAR, incluindo dois data centers. Alcançou o ENERGY STAR Challenge for Industry com oito instalações adicionais em todo o mundo, totalizando 135 reconhecimentos, mais do que qualquer outra empresa. No Brasil, das sete unidades da GM, três são certificadas ENERGY STAR.

"A eficiência energética é uma parte fundamental da estratégia da General Motors para um futuro com zero emissão", disse Alfred J. Hildreth, gerente global de energia da GM. “Embora nossa estratégia energética abrangente integre práticas sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor para o máximo progresso, nossa abordagem prioriza a redução do consumo de energia por meio de programas robustos de eficiência energética. Temos a honra de servir como líder do setor e estamos agradecidos pelo contínuo reconhecimento da ENERGY STAR”.

Para chegar a percentuais expressivos de redução, muitas ações são realizadas. Um exemplo é a própria iluminação das áreas no Brasil. Ao modernizar o parque de iluminação das unidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí com o uso do LED, a empresa gerou uma economia de 60% no consumo de energia destinada à iluminação.

Energia solar

Entre as fontes renováveis utilizadas pela GM no Brasil está a solar. A fábrica de São Caetano do Sul (SP) conta com um sistema solar de aquecimento. São 560 metros quadrados instalados no telhado do complexo para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.

O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros, eliminando a necessidade de uso de vapor e evitando o consumo de gás natural.

Já a fábrica de Joinville (SC), inaugurada em 2013, foi a primeira da indústria automotiva a contar com sistema de geração de energia solar fotovoltaica. A energia gerada por este sistema abastece a área produtiva e escritórios, evitando emissões de 10,5 toneladas de CO2 – o equivalente a energia consumida por 220 casas no Brasil anualmente. A energia solar também é utilizada para aquecer 15 mil litros de água por dia, reduzindo os custos de gás natural e evitando 17,6 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Eficiência energética no produto

Não é somente por redução de consumo e troca de matriz energética das instalações que a GM está buscando um futuro com zero emissão. Parte muito importante da estratégia da empresa para atingir esse objetivo é a eletrificação da frota que já é uma realidade com o Bolt EV, carro 100% elétrico mais premiado do mundo e que começa a ser vendido no Brasil ainda em 2019.

Divertido de dirigir, o Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas. A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. Além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo médio estimado para recarregar 100% da bateria do elétrico da Chevrolet é R$ 39, o que torna o quilômetro rodado cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina ou álcool.

Porém, o caminho rumo a eletrificação da frota no Brasil é longo e até lá, é importante diminuir o impacto que os veículos a combustão interna geram. Por isso, a Chevrolet investe de forma contínua em eficiência energética.

A redução do consumo de combustível dos carros da marca chegou a 22% nos últimos cinco anos, ante a média ponderada de até 15,9% registrada pelo mercado. Para o país, isso significa que se evitou a emissão de 1 milhão de toneladas de gás carbônico no ambiente e uma economia de R$ 7 bilhões em combustível por ano, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

General Motors

A General Motors está comprometida em oferecer às pessoas meios de locomoção melhores, mais seguros e sustentáveis. A GM, suas subsidiárias e entidades de joint venture vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Cadillac, Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo a OnStar, líder mundial em segurança de veículos, serviços de segurança e informações, a Maven, sua marca de mobilidade pessoal, e a Cruise, sua empresa de veículos autônomos e car sharing, podem ser encontradas em http://www.gm.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto