Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos começa amanhã, 13 de agosto, em São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Encontro que avaliará a evolução da mobilidade elétrica no País será amanhã,13 de agosto, às 8h30, no Espaço Citron (antigo Club Transatlântico), em São Paulo

“A Evolução do Transporte Elétrico no Brasil” é o tema do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado dia 13 de agosto no Espaço Citron (Antigo Club Transatlântico), avenida Cecília Lottenberg, 12 - Chácara Santo Antônio.

A palestra “Nióbio nas baterias de lítio”, por André de Albuquerque Vicente, gerente técnico da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), abrirá o ciclo de apresentações do simpósio, que terá quatro painéis com especialistas de organizações de referência nos setores de energia, metalurgia, pesquisa energética, indústria automotiva, além de representantes dos setores público e de transporte (veja programação completa).

Os painéis do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos enfocarão temas em quatro áreas: Infraestrutura para Mobilidade Elétrica, Eletrificação dos Veículos Pesados, Políticas Públicas e Tecnologias para Mobilidade Elétrica.

“Atualizar e analisar o estado da arte do mercado, com as iniciativas e lançamentos, perante o cenário industrial e econômico, a política industrial do ROTA 2030 e a chamada de P&D específica do setor elétrico são objetivos do simpósio nesta 8ª edição, nossa expectativa é contribuir para a viabilidade e incremento do uso de veículos elétricos na mobilidade brasileira”, aponta Ricardo Takahira, chairperson do evento.

O 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos é organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, dirigida pelo engenheiro Marco Colosio, tem como patrocinadores as Empresas CBMM Niobium, Fronius, Keysigh Technologies, Tox Pressotechnik, Bosch, Gerdau, Hioki, Moura, Schaeffler, WEG e conta com o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017/2019.

PROGRAMAÇÃO (sujeito a alteração)

8º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS
A Evolução do Transporte Elétrico no Brasil
13 de agosto – terça-feira
08h30 – Abertura: Ricardo Takahira, chairperson do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos; Otacílio Gomes Junior, diretor geral SAE BRASIL.

08h45 – Palestra “Nióbio nas baterias de lítio”, por André de Albuquerque Vicente, Technical Manager CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).

PAINEL 1 – INFRAESTRUTURA PARA MOBILIDADE ELÉTRICA
09h10 – Palestra “A Eletromobilidade na Era da Transformação Digital e Transição Energética”, por Alexandre Sakai, Head do Segmento Automotivo e Eletromobilidade da SIEMENS.
09h30 - Palestra “A Infraestrutura para a Mobilidade Elétrica no Brasil”, por Paulo Maisonnave, responsável pela área de Oferta de Mobilidade Eletrônica na EnelX Latam.
09h50 – Palestra “Veículos Híbridos e Elétricos no Brasil em Uma Era de Transição: Uma Visão até 2030”, por José Mauro Ferreira Coelho, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
10h10 – Q&A, mediação: Ricardo Kenzo , vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia (SP).

PAINEL 2 – ELETRIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS PESADOS
11h00 – Palestra “Cross Border Collaboration to Deliver the Ultimate Mining Electric Vehicle”, por Ricardo Takeo Kuwabara, gerente de Engenharia do Produto AGRALE.
11h20 – Palestra “Veículos Comerciais Elétricos: O novo Paradigma do Setor Automotivo” por André Marcelo Trintini, responsável pela estratégia do produto para e-mobility VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus.
11h40 – Palestra “Retrofit de veículos pesados a combustão”, por Ieda Maria Nogueira, diretora de Gestão Eletrabus.
12h00 - Q&A, mediação: Paulo Campo Grande, editor revista Quatro Rodas.

PAINEL 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS NA MOBILIDADE ELÉTRICA
13h35 - “Perspectivas de Utilização de Veículos Híbridos e Elétricos no Sistema de Transporte Público por Ônibus”, por Simão Saura Neto, superintendente de Engenharia Veicular e Mobilidade Especial SPTrans/ Wagner Chagas Alves, diretor de Operações SPTrans.
13h55 – Palestra – “Frota 100% Elétrica em Uso na Atividade de Segurança”, por Devair Pietraroia da Silva, secretário de Proteção ao Cidadão Prefeitura de São José dos Campos.
14h15 - Palestra – “Mobilidade Urbana e qualidade de vida”, por Jean Pejo, assessor especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional.
14h35 - Q&A, mediação: Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos)

PAINEL 4 – TECNOLOGIAS PARA MOBILIDADE ELÉTRICA
15h25 - Palestra “Mercado e Indústria de VEs e baterias de lítio nos EUA, Europa e China – Atual e projeções”, por Marcio Goto, gerente Regional Roskill América Latina & Caribe.
15h45 – Palestra “Avião elétrico ACS Aviation”, por Alexandre Zaramela, diretor de Engenharia ACS Solutions.
16h05 – “Caminhão elétrico iET1200”, por Sergio Habib, proprietário Grupo SHC JAC MOTORS.
16h25 - Q&A, mediação: Alex Passos, Gerente Mobilidade Elétrica WEG.
16h50 – ENCERRAMENTO – Marco Colósio, diretor da Seção Regional São Paulo e gerente de Engenharia de Produto General Motors do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar