Brasil,

Detran.SP: 15 mil já avaliaram autoescolas no Estado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran.SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Em vigor desde maio passado, sistema é exclusivo para alunos

Implantado há dois meses pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o sistema de avaliação das autoescolas já foi abastecido por 15 mil alunos que fizeram curso teórico ou prático de direção veicular, ou reciclagem de condutor, em todo o Estado.

O objetivo da ferramenta é proporcionar aos cidadãos condições para escolher o Centro de Formação de Condutor (CFC) que melhor atender suas exigências. Além disso, pode aumentar a qualidade dos serviços mediante a concorrência com outras empresas.

O condutor ou candidato, ao concluir o curso, recebe do Detran.SP um convite para avaliar a autoescola. O convite pode ser acessado com login e senha do aluno na área de mensagens do site do departamento (www.detran.sp.gov.br). O serviço é gratuito.

A ferramenta permite consultar as notas dadas aos serviços prestados pelos centros de formação de condutores (CFCs). Sete quesitos são avaliados pelos alunos: agenda, ensino, instalações, localização, transparência, atendimento e preço.

“O sistema de avaliação do Detran de São Paulo é semelhante àqueles usados para avaliação de hotéis, restaurantes e transporte. Você dá nota para cada quesito e, depois, o cidadão pode consultar as avaliações e decidir qual autoescola contratar”, afirmou Jânio Loiola de Oliveira, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.

Avaliações

O item mais bem avaliado pelos alunos foi ensino, com nota 4,6. Nesse quesito, os alunos consideram a qualidade das aulas, dos professores e do aprendizado. Transparência, atendimento e localização têm a mesma avaliação, 4,5, seguido por agenda (4,4), instalações (4,3) e preço (4,2).

O serviço do Detran.SP, inédito entre todos os Detrans do Brasil, não tem caráter fiscalizatório ou de sanção. “O objetivo é gerar informação para o cidadão fazer a melhor escolha por um CFC e aprimorar os dados para melhor concorrência”, disse Oliveira.

O candidato só pode avaliar uma única vez a autoescola, a cada curso realizado. O convite da avaliação é enviado ao cidadão após a emissão do certificado de conclusão do curso. A avaliação pode ser feita em até 12 meses após a emissão desse certificado.

Para pesquisar as autoescolas, o cidadão acessa o site do Detran.SP, clica na área “Parceiros”, localizada no final da página principal e, em seguida, clica em “Pesquisa de CFCs credenciados”. Pode digitar o nome da autoescola ou pesquisar por estabelecimentos nas cidades.

Além da avaliação dos usuários, o cidadão pode encontrar no portal todas as informações sobre a autoescola, como a quantidade de veículos para as aulas práticas de direção, a quantidade de salas de ensino, nome de diretores e instrutores de ensino.

O Detran.SP tem 3,4 mil autoescolas credenciadas. Em 2018, foram emitidas 608.215 novas habilitações no Estado, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Ao todo, São Paulo tem cerca de 24 milhões de habilitações registradas.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar