ANTT conscientiza passageiros em Campinas (SP) sobre cinto de segurança

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Nacional de Transportes Terrestres
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia, nesta segunda-feira (22/7), a nona etapa do projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto. A ação, que vai até o dia 26/7 e tem a parceria da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A (Emdec), visa alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança. As atividades ocorrerão no Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo.

Além da conscientização dos passageiros, as equipes da ANTT e da Emdec irão vistoriar itens de segurança/obrigatórios dos ônibus, tais como: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis, etc. Atenção especial será concedida à verificação da jornada de trabalho dos condutores.

Os funcionários das empresas transportadoras também serão alvo das ações; o objetivo é que esses profissionais atuem no dia a dia como multiplicadores da consciência sobre a utilização correta do cinto por parte dos passageiros. Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município.

Histórico - Campinas é a quarta cidade do interior de São Paulo a receber o projeto. A fase paulista do cronograma de atividades foi iniciada em abril deste ano em Taubaté; no mês de maio o projeto esteve em Ribeirão Preto; já em junho a ação aconteceu em São José dos Campos. Ao longo do segundo semestre, a iniciativa seguirá para Presidente Prudente, Santos e Sorocaba. O encerramento ocorrerá no mês de novembro na capital sul-mato-grossense.

Desde o início da sua execução pela ANTT, em novembro de 2018, o projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto passou também por cinco das principais cidades do Paraná (Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel); sempre atuando de forma coordenada com os respectivos órgãos executivos municipais de trânsito. Já foram conscientizadas 10.221 pessoas. Segundo estudo em andamento realizado pela Agência, apenas quatro em cada dez passageiros utilizam o cinto de forma adequada nas viagens interestaduais.

Assista ao vídeo sobre a importância do uso do cinto de segurança no Canal ANTT no Youtube.