Brasil,

O mercado de informações veiculares brasileiro e as projeções para os próximos anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renniê Paro
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Yago Almeida

Segundo dados da Fenabrave, entidade que representa o setor de concessionários no Brasil, em janeiro de 2019, o setor deve ter um crescimento de 11% na venda de carros e comerciais leves e 15,9% na venda de caminhões e ônibus. Esses números nos mostram um caminho positivo no setor automotivo, mas ainda tímido.

Um fator que pode ser crucial para alavancar ainda mais esses números é à aplicação da tecnologia para o segmento. Por essa razão, acredito que o futuro do mercado de veículos (novos e usados) passará, inevitavelmente, pelas autotechs, ou seja, startups que atuam para à inovação aplicada à mobilidade, transporte, logística e etc.

Como já comentamos anteriormente, segundo estudo da Liga Ventures, uma das maiores aceleradoras do país, temos 193 iniciativas do setor e o desenvolvimento do chamado “big data” deve ditar algumas regras nos próximos anos. Isso porque é cada vez mais inerente que tanto consumidores quanto agentes diversos, como concessionárias, revendas e autopeças, procurem por levantamento de informações antes de realizar qualquer tipo de nova aquisição.

As autotechs de big data (ou data analytics) serão parceiras insubstituíveis para quem deseja atuar de forma assertiva no mercado de automóveis e gestão de frotas, reduzindo custos e até mesmo riscos de fraudes. Essas plataformas são capazes de reunir, organizar e estruturar grandes volumes de dados e entregar uma gama de informações qualificadas para estruturar tomadas de decisões eficientes, tudo em poucos segundos.

Com a experiência que temos aqui na Olho no Carro, por exemplo, notamos um aumento de demanda nas pesquisas veiculares, mesmo por parte dos consumidores finais. Recentemente, fizemos uma conta aproximada em nossa plataforma, e a cada 10 pesquisas, 7 tem algum tipo de restrição ou apontamento no carro. Ou seja, o que antes era mais restrito aos chamados “especialistas” ou “amantes do mundo dos automóveis”, ganhou força no dia a dia das pessoas comuns, que desejam comprar um novo carro, mas de forma cada vez mais consciente.

Não sou nenhum vidente e muito menos posso determinar com certeza como serão os próximos anos, mas se continuarmos na levada atual, as autotechs de big data ganharão destaque não só na vida das pessoas comuns, mas principalmente nas reuniões de tomadas de decisão para gestão de frotas eficientes.

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. Oprimeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar