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Uber Juntos tira usuários do transporte coletivo em São Paulo

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram usuários do transporte público

Segundo pesquisa realizada pela Quest Inteligência em conjunto com o GAESI / USP, a maioria dos usuários da modalidade Uber Juntos utilizava o sistema público de transporte.

A pesquisa, que abrangeu todo município de São Paulo, ouviu 351 usuários do aplicativo Uber, na modalidade Uber Juntos, no período de 18/02/2019 a 19/04/2019, entrevistados durante seu trajeto pela cidade.

O objetivo do estudo foi verificar a aceitação e a origem dos usuários, além de analisar os impactos em outros meios de transporte devido a introdução desta nova modalidade. O custo das viagens é o principal atrativo apontado pelos usuários que em 49% das viagens pesquisadas, obtiveram custo inferior a duas tarifas do transporte público em São Paulo (R$ 8,60), sendo R$ 9,46 o custo médio dos deslocamentos pesquisados.

Baixa ocupação de veículos e deslocamentos curtos proporcionam ao usuário a sensação de conforto inerente ao transporte individual, quesito que apresentou avaliação mais alta na pesquisa comparativa de qualidade com o transporte público.

Em média, as viagens do Uber Juntos percorreram 5,6 km e contaram com apenas 1,4 passageiros de ocupação, excluindo o pesquisador. Isso mostra que, apesar de “juntos” em seu nome, na maioria absoluta das viagens não é necessário que um passageiro compartilhe seu banco com outra pessoa.

O estudo também demonstra que a maioria dos usuários do Uber Juntos são oriundos do transporte público, como apontam dois dados pesquisados: o primeiro revela que antes do Uber Juntos, 62% dos usuários utilizavam o transporte público para realizar o mesmo deslocamento, sendo que metade deste número não selecionou nenhum outro meio, ou seja, eram usuários exclusivos do transporte público. O segundo resultado mostra que quando questionados sobre qual a alternativa para o mesmo deslocamento, pós uso da ferramenta, 94,5% da amostra ainda consideraria o transporte público, como primeira ou segunda opção.

A pesquisa ainda aponta que depois de ser inserido neste novo contexto de transporte, 95,2% dos utilizadores se transformam em usuários frequentes da ferramenta, com 4,8% de novos usuários, que dificilmente voltarão a se locomover de forma “analógica”.

Esta conjunção de dados aponta para uma migração permanente de usuários do transporte público para um transporte semi-individual.

Entre as finalidades de utilização do serviço, destacaram-se os motivos: trabalho, com 45,6% e lazer, com 19,9%. A frequência de uso apontada foi de 3,8 viagens por semana na modalidade.

Para mais informações acesse a pesquisa completa em: https://conteudos.indecx.com.br/relatoriouberjuntos2019


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