CASE: a estratégia global da Mercedes-Benz para a mobilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

CASE: a estratégia global da Mercedes-Benz para a mobilidade

· Conceito é apoiado nos pilares Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação

· Estratégia mostra que os veículos devem ser conectados, autônomos, com redução de emissões e diversos novos serviços

· EQC: automóveis elétricos da Mercedes-Benz estão a caminho

A Mercedes-Benz apresenta a estratégia global que norteia a mobilidade para a marca: o conceito CASE. Apoiada nos pilares Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação, a ação redefine os conceitos de mobilidade para um futuro próximo, transformando o automóvel em um espaço que oferece uma experiência inovadora.

A marca é a responsável pela invenção do automóvel, mas seu papel pioneiro nunca ficou limitado a esse feito histórico. Ao longo de mais de um século, a Mercedes-Benz sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento do automóvel, tanto no projeto e fabricação de veículos de alta qualidade quanto na evolução dos conceitos de segurança, conforto e praticidade.

A história do automóvel mostra vários momentos importantes em que a trajetória do transporte familiar e individual foi sendo definida. A indústria automotiva passa exatamente por um desses pontos cruciais – talvez o mais desafiador de todos os tempos. É preciso passar por um processo de reinvenção, que vai muito além da criação de novos modelos ou de novos métodos de propulsão.

Cada letra do CASE tem um profundo significado nesse processo que irá moldar a atuação da Mercedes-Benz e influenciar, não apenas o segmento diretamente envolvido com a produção de veículos, mas a vida de todos aqueles que os utilizam, direta ou indiretamente.

Conectado - Um tema relativamente novo no que diz respeito ao automóvel, a conectividade é, hoje, decisiva na concepção dos veículos. Ela vai muito além da conexão à internet e da possibilidade de comunicação entre pessoas. Esse pilar já está presente por meio do MBUX- Mercedes-Benz User Experience. O Classe A foi o primeiro veículo da Mercedes-Benz a apresentar esse sistema multimídia inteligente e intuitivo, representando uma revolução para a experiência de uso do veículo. Um dos principais elementos de destaque é o cockpit Widescreen de alta resolução com diversas possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou pelo inovador controle vocal inteligente com reconhecimento de fala, ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de rádio e abertura da persiana do teto-solar podem agora ser facilmente acessadas.

Outra nova tecnologia chamada Car-to-X, por exemplo, permitirá que os automóveis não apenas se comuniquem entre si em tempo real mas, também, com toda a estrutura viária. O veículo irá receber informações sobre a situação do trânsito, além da área de visão do motorista, e poderá sincronizar sua velocidade com os semáforos, encontrar vagas para estacionar e evitar engarrafamentos. O resultado será maior segurança, viagens mais rápidas e maior eficiência. Uma das aplicações mais importantes de conectividade desenvolvidas pela Daimler, que já está sendo utilizada, é a otimização do uso dos meios de transporte de carga, interligando motoristas, comércio e indústria e clientes para uma distribuição mais rápida e eficiente das mercadorias dentro e entre cidades.

Autônomo – A Mercedes-Benz é pioneira em condução autônoma e já tem um grande número de veículos circulando em testes em várias partes do mundo. Automóveis que não exigem a ação de motoristas deverão levar à redução no número de acidentes e a mudanças radicais, como a possibilidade de aproveitar o tempo nos deslocamentos para atividades de lazer ou trabalho à distância e, até mesmo, permitir que pessoas sem carteira de habilitação – idosos ou jovens, por exemplo – possam utilizar o veículo de forma independente.

As principais tecnologias que permitirão a condução totalmente autônoma estão sendo desenvolvidas há anos pela Daimler e seus fornecedores. Elas incluem câmeras especiais, sensores utilizando radar, ultrassom, entre outros métodos. Muitas delas já estão presentes nos modelos Classe E e Classe S, seguindo o conceito Intelligent Drive, com sistemas que vão desde o estacionamento automático à condução quase autônoma em engarrafamentos ou estradas, por exemplo.

Compartilhamento e serviços – Para uma grande parte das pessoas, possuir um automóvel é uma declaração de independência. Mas estudos mostram que a maioria dos veículos é utilizada poucas horas por dia – em algumas cidades, não mais que uma hora. O compartilhamento de automóveis é uma solução lógica e prática, e a Daimler já está experimentando com sucesso em 26 cidades de oito países o sistema car2go, que permite alugar automóveis smart e Mercedes-Benz por meio de um aplicativo, com cobrança por minuto. No final do uso, ele pode ser estacionado em qualquer lugar, dentro de um bairro ou distrito. Nas cidades onde o serviço foi implantado, um automóvel é alugado a cada 1,4 segundos.

Pensando nesse pilar, a Daimler AG e o Grupo BMW estão reunindo seus serviços de mobilidade para criar um novo player global que ofereça mobilidade urbana sustentável para os clientes. As duas empresas estão investindo, no total, mais de € 1 bilhão para desenvolver e integrar melhor suas ofertas para compartilhamento de automóveis, passeio, estacionamento, cobrança e transporte multimodal. A cooperação resulta em cinco joint ventures: REACH NOW para serviços multimodais, CHARGE NOW para cobrança, FREE NOW para busca de taxi, PARK NOW para estacionamento e SHARE NOW para compartilhar veículos.

No futuro, será possível solicitar que um veículo venha sozinho até onde o usuário se encontra. Por enquanto, a Daimler implantou na Alemanha, França e Itália o sistema de serviços smart “ready to”. Ele permite, por exemplo, que os proprietários de smarts compartilhem seus automóveis dentro do que se chama “comunidade fechada” - um grupo de amigos, colegas e familiares, por exemplo. O sistema todo é comandado por um aplicativo de telefone celular e permite localizar veículos disponíveis, abrir e acionar o modelo sem necessidade de chaves. Outro serviço muito útil é receber encomendas do correio ou serviços de entrega no porta-malas do veículo, que dispensa a necessidade de haver alguém em casa para atender o entregador.

Elétrico – A Mercedes-Benz acredita que o futuro é elétrico e, por isso, criou uma identidade visual para veículos movidos a eletricidade: EQ, Inteligência Elétrica. A propulsão elétrica permite reduzir ou até eliminar as emissões locais dos automóveis sem comprometer a mobilidade individual.

No Brasil, a identidade EQ já está presente nos modelos C 200 EQ Boost, Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ e Mercedes-AMG E 53 4MATIC+, por exemplo. Os dois últimos veículos contam com a tecnologia ISG (Integrate Start Generator), que está localizado entre o motor a combustão e a transmissão, e pode fornecer 22 cv de potência adicional com mais 250 Nm. Diferente do C 200 EQ Boost, que tem o BSG (Belt Start Generator) como motor adicional, que atua como alternador, motor de partida e motor elétrico, ajudando na propulsão e podendo auxiliar o motor a combustão com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm.

Ambition 2039: o marco concreto de uma estratégia corporativa holística e sustentável da Mercedes-Benz

Nos próximos 20 anos, a Mercedes-Benz tem o objetivo de ter uma nova frota de veículos de passageiros neutra em carbono e pretende oferecer híbridos plug-in ou veículos totalmente elétricos em seu portfólio, representando mais de 50% das vendas de automóveis até 2030.

Nosso foco seguirá sendo os clientes. A frente elétrica irá oferecer ao público produtos cada vez mais atrativos e acesso a serviços convenies que facilitem o dia-a-dia dos usuários. A marca busca o melhor e o público espera possibilidades para a mobilidade sustentável. A partir desta percepção, temos como principal questão a pergunta: o que estamos fazendo para garantir que nossos clientes possam aderir a mobilidade neutra em carbono no futuro? A resposta é o "Ambition 2039", pois acreditamos que a tecnologia pode contribuir para a construção de um futuro melhor.

EQC: o Mercedes-Benz elétrico

O Mercedes-Benz dos veículos elétricos foi apresentado no início do ano, nos Estados Unidos, durante a CES (Consumers Electronic Show) 2019, em Las Vegas. O EQC marca o início de uma nova era de mobilidade para a Daimler. O veículo é produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, na Alemanha.

“A proposta do EQC é oferecer design avançado e conforto de rodagem sem igual, com uma autonomia adequada ao uso diário. O modelo faz parte da crescente família de veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz e combina características que definem a marca, como qualidade, segurança e conforto. Pioneiro da estratégia CASE, o automóvel possui uma extensa gama de equipamentos e serviços inovadores que representam a mobilidade para a marca” afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Essas instalações permitem que o EQC possa ser integrado de forma flexível à produção em série simultaneamente a veículos movimentados por motores a combustão ou com trens de força híbridos. Assim, os altos padrões de produção da Mercedes-Benz garantem máxima qualidade a todos os seus modelos.

Com seu design íntegro e claro e destaques coloridos típicos da marca, o Mercedes-Benz EQC é um pioneiro no desenvolvimento de um visual elétrico de vanguarda, ao mesmo tempo que representa a linguagem de idioma do Luxo Progressivo. Com respeito à qualidade, segurança e conforto, o EQC é o Mercedes-Benz entre os veículos elétricos e impressiona pelo conjunto de seus atributos. Esses elementos são acompanhados por um alto desempenho dinâmico, graças aos dois motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro, com uma potência combinada equivalente a 408 cv. Graças a uma engenhosa estratégia de operação, o EQC tem uma autonomia de 445 - 471 quilômetros, segundo o ciclo de avaliação europeu NEDC.

Design EQ: a estética da eletricidade

Como primeiro modelo da Mercedes-Benz EQ, nova marca de produtos e tecnologia da companhia, o EQC traz muitos detalhes inovadores de design e destaques cromáticos típicos da marca elétrica. Tanto por dentro como por fora, o EQC materializa a linguagem de design do Luxo Progressivo, que surge da combinação de uma beleza até agora desconhecida e a colisão intencional de elementos digitais e análogos, assim como a fusão sutil entre o design físico e o intuitivo.

Em virtude de suas proporções, o EQC é classificado como um SUV crossover. A linha de teto estendida, a disposição das janelas com uma linha de cintura baixa e o recesso do teto no estilo coupé na traseira o posicionam entre um SUV e um SUV coupé.

Dados técnicos EQC 400 4MATIC: