Brasil,

Concessionária leva óculos de embriaguez ao SestSenat Araraquara

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suellen Marasca
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Óculos simuladores de embriaguez são as novas ferramentas de conscientização para o trânsito da AB Triângulo do Sol. Os equipamentos começarão a ser utilizados nesta terça (16), nas campanhas Comunidade na Via e Usuário na Via, com o objetivo de alertar os participantes sobre os riscos de dirigir embriagado.

Por meio da simulação dos óculos, as pessoas vão experimentar a sensação de embriaguez em dois níveis distintos enquanto realizam movimentos simples, como contornar cones sinalizadores, lançar bolinha ao cesto ou empilhar copos. Os efeitos sentidos serão de distorção visual, menor prontidão, tempo de reação reduzido, dentre outros.

Confira a programação de julho:

16 de julho, das 9h às 10h30, em Araraquara (Sest Senat, na avenida Antenor Elias, 1.450, IV Distrito Industrial) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez e brindes. Público-alvo: motoristas de transporte escolar.

17 de julho, das 9h às 10h30, em Araraquara (Sest Senat, na avenida Antenor Elias, 1.450, IV Distrito Industrial) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez e brindes. Público-alvo: motoristas de transporte escolar.

18 de julho, das 9h às 10h30, em Araraquara (Sest Senat, na avenida Antenor Elias, 1.450, IV Distrito Industrial) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez e brindes. Público-alvo: motoristas de transporte escolar.

19 de julho, das 12h às 16h, em Matão (Posto Barra Limpa, no km 296, Norte, da SP-310) – Usuário na Via (ação aberta ao público): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde e gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica. Público-alvo: condutores em geral e passageiros.

22 de julho, das 7h às 10h, em Araraquara (Transportadora Danglares Duarte, na avenida João Baptista Mendes Ferraz, 1.031, Portal das Laranjeiras) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica e brindes. Público-alvo: motoristas de caminhão e demais colaboradores da empresa.

23 de julho, das 7h às 12h, em Araraquara (Posto Morada do Sol, no km 268, Norte, da SP-310) – Usuário na Via (ação aberta ao público): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica e brindes. Público-alvo: condutores em geral e passageiros.

24 de julho, das 7h às 12h, em Araraquara (Posto Pau Seco, no km 277, Norte, da SP-310) – Usuário na Via (ação aberta ao público): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica e brindes. Público-alvo: condutores em geral e passageiros.

25 de julho, das 8h às 12h, em Araraquara (Empresa Cruz, na rua Domingos Zanin, 264, Jardim Ártico) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica, material sobre preservação ambiental e brindes. Público-alvo: motoristas de ônibus e demais colaboradores da empresa.

29 de julho, das 7h às 10h, em Araraquara (Transportadora Danglares Duarte, na avenida João Baptista Mendes Ferraz, 1.031, Portal das Laranjeiras) – Comunidade na Via (ação fechada): óculos que simulam embriaguez, exames de saúde, gibi educativo para o trânsito da Turma da Mônica e brindes. Público-alvo: motoristas de caminhão e demais colaboradores da empresa.

Agendamento.Empresas, escolas e outras instituições interessadas em ações de conscientização para o trânsito com os óculos de embriaguez devem contatar a AB Triângulo do Sol pelo número (16) 3383-6383.

Estatística

De 2011 a 2017, a frequência de adultos que admitem conduzir veículos motorizados após terem ingerido qualquer tipo de bebida alcóolica aumentou 16% em todo o país. No conjunto de 27 cidades, 6,7% da população adulta referiram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica. Os homens (11,7%) continuam assumindo mais essa infração do que as mulheres (2,5%).

As informações fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2017 com 53.034 pessoas maiores de 18 anos.

Legislação de trânsito

Atualmente, qualquer quantidade de álcool detectada no organismo do condutor constitui infração gravíssima. Conforme o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao ser flagrado dirigindo sob o efeito de substância alcoólica, o condutor tem o documento de habilitação e o veículo imediatamente retidos até a apresentação de um condutor habilitado. São aplicadas ainda penalidades, como a suspensão do direito de dirigir por, no mínimo, 12 meses, e multa de R$ 2.934,70.

Caso o condutor seja flagrado dirigindo embriagado, pela segunda vez, dentro do período de um ano, as penalidades aplicadas tornam-se mais rígidas, ocorrendo a cassação do direito de dirigir e a cobrança em dobro do valor da multa (R$ 5.869,40).

Dirigir embriagado também pode ser considerado crime, em casos específicos. Ao serem verificados quantidade de álcool no organismo igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar ou sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora, o condutor recebe detenção, além das penalidades administrativas. O período de detenção para quem comete crime de trânsito por dirigir embriagado pode variar de seis meses a três anos.

AB Triângulo do Sol I Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo

A concessionária AB Triângulo do Sol é responsável pela administração de 442 quilômetros de rodovias que compreendem o Lote 9 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo: Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Mirassol; Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), de Matão a Bebedouro; e Rodovia Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil (SP-333), entre Sertãozinho e Borborema.

AB Triângulo do Sol I AB Concessões

A concessionária AB Triângulo do Sol pertence à AB Concessões, que tem como controlador o grupo italiano Atlantia. A AB Concessões figura entre as principais companhias de concessão rodoviária do Brasil e administra mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias, sendo responsável pelas concessionárias paulistas AB Triângulo do Sol, AB Colinas, Rodovias do Tietê e, no estado de Minas Gerais, a AB Nascentes das Gerais.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar