Redução de emissões é destaque da Mercedes-Benz no Guia de Sustentabilidade PLVB

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

· Case com parceria entre Mercedes-Benz, Dinon Transportes e Grupo HEINEKEN no Brasil é referência em boas práticas para o transporte de cargas

· Iniciativa ganhou reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil

· Resultado foi alcançado na operação de transporte de cerveja

Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo HEINEKEN e a Dinon Transportes, em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental, acaba de ganhar o importante reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). Este case é destaque no Guia de Excelência em Sustentabilidade – Boas Práticas para o Transporte de Cargas, lançado ontem na cidade de São Paulo.

Sob a coordenação do Laboratório de Transporte de Carga da COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o PLVB é uma iniciativa estratégica de um grupo de empresas privadas que reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

“A melhoria da qualidade do ar e a sustentabilidade ambiental são temas evidentemente importantes no País”, ressalta Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil. “O aquecimento global e as mudanças climáticas estão aí para nos alertar que é preciso fazer alguma coisa. Que é imperativo rever e aprimorar legislações, tomar medidas efetivas e promover a conscientização coletiva mundial, afinal, todos podem participar desse esforço conjunto em prol do meio ambiente e da nossa saúde e segurança”.

Com base nesse contexto, o Grupo HEINEKEN Brasil, a Dinon Transportes e a Mercedes-Benz do Brasil juntaram-se em torno de uma ação voltada à redução de emissões de CO2 no transporte de cerveja, além da redução de custos operacionais.

O CO2 é um importante componente dos gases de efeito estufa (GEE). Por isso, o foco dessa parceria foi criar alternativas para reduzir a emissão de CO2, dentro de um processo de logística e distribuição que leve em conta a eficiência do transporte com responsabilidade ambiental, social e econômica. Os desafios da sustentabilidade naturalmente focam também a rentabilidade operacional, garantindo assim o retorno do investimento, o êxito do negócio, a saúde das empresas e a geração de empregos e impostos para o País.

Essa parceria reúne a expertise do Grupo HEINEKEN em relação aos processos de distribuição de cerveja entre fábricas e pontos de venda; da Dinon Transportes, no que se refere à logística e transporte de cargas; e da Mercedes-Benz do Brasil, no tocante ao desenvolvimento de motores e caminhões, experiência que se apoia na missão e nas experiências globais do Grupo Daimler, líder mundial em desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais.

Índices de redução foram atingidos na logística de transporte de cerveja

Os equipamentos utilizados para o transporte de cerveja envolveram cavalos mecânicos Actros 2546 6x2 e semirreboques sider de 3 eixos distanciados, com 15 metros de comprimento.

Esse case de boa prática consiste na utilização de veículo com sistema de propulsão convencional (motor de combustão interna e transmissão automatizada) com parâmetros de software customizados no módulo de Powertrain (motor e transmissão) e acessórios aerodinâmicos, além do sistema de gestão de frota Fleetboard da Mercedes-Benz e treinamento completo do motorista sobre Eco Driving e Road Safety.

Diante dos resultados obtidos, foi possível observar os benefícios na redução de emissão de CO2, a partir da parceria. Contudo, ainda há boas possibilidades de melhoria com base nos índices apresentados no sistema de gestão de frota Fleetboard (como, por exemplo, nota de condução, aumento do período carregado e outros), fazendo deste case a primeira etapa de um trabalho mais amplo.

“Todos ganham com essa iniciativa: quem transporta, quem produz e distribui os produtos, quem fabrica os veículos e a população como um todo, graças aos impactos positivos da melhoria da qualidade do ar e da contribuição para a preservação ambiental”, diz Camilo Adas. “Com essa prática, os parceiros reforçam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade socioambiental. Com a confiabilidade de marcas reconhecidamente de sucesso no mercado brasileiro”.

Sobre o PLVB

O PLVB busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE), em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. O PLVB trabalha com o desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade logística que dará autonomia e treinará embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e todos os agentes que apoiem e/ou atuem nestas atividades.

Com início em julho de 2016, o PLVB acaba de publicar o Guia de Boas Práticas para o aprimoramento ambiental do transporte de cargas que considera o aproveitamento de programas similares já existentes nas Empresas Membro, a experiência nacional e internacional sobre o tema e a consolidação consistente dos resultados esperados.

Adicionalmente o PLVB busca identificar e detalhar diferentes métodos de medição de eficiência energética e emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a finalidade de estabelecer uma metodologia comum e difundir boas práticas e histórias de sucesso na área de “frete verde” por meio da divulgação em eventos e da comunicação em diferentes mídias.