Brasil,

Airbus desenvolverá o programa de Observação Terrestre CO3D para a CNES

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  JeffreyGroup Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Uma nova geração de constelações de satélites ópticos

Produção de dados 3D em alta resolução para modelo de elevação digital global

Movimento estratégico para dar apoio a contratos de exportação da indústria francesa

A Agência Espacial Francesa (CNES) firmou contrato com a Airbus para o desenvolvimento da constelação óptica de satélites CO3D (Constellation Optique 3D). Com o acordo, a Airbus entregará um Modelo de Superfície Digital (Digital Surface Model - DSM) global de alta resolução.

Após o lançamento, previsto para o final de 2022, a constelação C03D feita pela Airbus e composta por quatro satélites idênticos entregará diariamente imagens estereoscópicas com resolução de 50cm para todo o mundo. Os dados obtidos alimentarão uma cadeia de processamento com base na nuvem operada pela Airbus e que utiliza os algoritmos da CNES para produzir um mapa 3D de última geração da área terrestre da Terra.

Desenvolvidos para pesar aproximadamente 300kg, os satélites da C03D se juntam à frota da Airbus de satélites ópticos e radares satélites, aumentando a habilidade da empresa em atender às crescentes necessidades de aplicações altamente exigentes. Inaugurando uma geração de plataformas altamente inovadoras e totalmente eletrônicas, esses satélites extremamente ágeis promoverão uma nova maneira de adquirir, processar e transferir imagens à Terra. Ao lado de quatro satélites Pléiades Neo, a constelação CO3D oferecerá uma taxa de atualização incomparável para imagens de altíssima resolução.

“A CO3D representa um importante salto para a observação terrestre global, utilizando as mais recentes inovações da Airbus, que vão revolucionar o acesso a dados 3D de altíssima resolução”, afirma Jean-Marc Nasr, Head de Space Systems da Airbus. “Esse contrato confirma a posição da Airbus como parceira de confiança da CNES e das autoridades francesas, reforçando nossa posição de líder de mercado na Europa e no mundo.”

A CNES e a Airbus estabeleceram uma parceria valiosa com esse projeto. Uma administração integrada e ágil entre os dois parceiros permitirá que a missão seja otimizada para atender a necessidades tanto privadas quanto públicas. Os dados coletados pela constelação CO3D estarão disponíveis para parceiros científicos e de defesa institucional do programa.

“A nova geração da constelação de satélites ópticos CO3D representa a ambição e a genialidade francesas e inaugura uma nova era para a observação terrestre. Ela permitirá uma taxa de atualização mais alta, melhor desempenho e maior resiliência”, afirma Jean-Yves Le Gall, presidente da CNES, durante o evento de assinatura do contrato. “Essa parceria entre a CNES e a Airbus ilustra perfeitamente a excelência francesa em observação terrestre do espaço”, completa Le Gall.

Sobre Airbus

A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar