Logo
Imprimir esta página

FEI Baja Inova Com Impressão 3D Em Seu Veículo De Competição Off Road

Quatro vezes campeã mundial, equipe formada por estudantes universitários brasileiros utiliza tecnologia da Stratasys para cortar custos e obter peças mais leves

A Stratasys (NASDAQ: SSYS) está auxiliando a equipe universitária de automobilismo FEI Baja a manter a liderança na Baja SAE Series, competição de veículos off-road desenvolvidos por estudantes universitários de graduação. Por meio da parceria, a Stratasys está imprimindo itens funcionais para o veículo MBF-38 da equipe, que será utilizado na Etapa Sudeste da versão nacional da competição, a Baja SAE Brasil, em agosto.

A equipe FEI Baja é tetracampeã mundial da categoria (2004, 2007, 2008 e 2014) e octacampeã da Baja SAE Brasil, nos anos de 2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2016. Ela é formada por alunos de Engenharia Mecânica, Produção, Materiais, Elétrica e de Automação e Controle da Faculdade.

As peças impressas por meio da parceria são o invólucro do painel e empunhaduras para o volante. “Essas peças foram escolhidas por apresentarem tamanho relativamente pequeno e não sofrerem grandes solicitações mecânicas”, explica Magno Santos, integrante da FEI Baja.

As peças estão sendo fabricadas em uma impressora 3D Stratasys F170, em ASA, por sugestão da própria Stratasys. “Este material se adequa perfeitamente ao propósito das peças. Ele possui excepcional estabilidade UV, não se degrada com uso prolongado em ambientes externos e é estável e muito durável. São requisitos muito importantes para qualquer carro que enfrente as condições de uma competição como a Baja SAE Series”, explica Anderson Soares, Territory Manager da Stratasys para o Brasil.

O carro deverá estar pronto no final de julho ou início de agosto, quando a equipe planeja finalizar a montagem da estrutura e o acabamento. No momento, ele está sendo testado em uma pista localizada na própria FEI.

Santos explica que caso não houvesse a possibilidade do uso da impressão 3D, as peças teriam de ser usinadas, o que representaria custos maiores com materiais, ferramental e processos de fabricação, encarecendo a fabricação do veículo.

Santos também destaca os benefícios das peças impressas. “A impressão 3D é vantajosa, pois proporciona a manufatura de peças das mais variadas geometrias em materiais de baixa densidade. Se fossem fabricadas pelos métodos convencionais, as peças teriam maior massa, pois a densidade de materiais metálicos é geralmente de três a 10 vezes maior que a dos polímeros utilizados para impressão 3D”, explica.

Competição Baja SAE

A competição Baja SAE foi criada pela SAE International, uma das principais organizações de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, que reúne cerca de 138 mil engenheiros especializados no mercado automotivo. A primeira edição foi realizada nos 70, e acontece anualmente nos Estados Unidos.

Já a primeira edição da Baja SAE Brasil foi promovida em 1995, em São Paulo, e dá a seu vencedor o direito de disputar a Baja SAE internacional. Além da corrida nacional, o Brasil também conta com competições regionais, nomeadas de Etapa Sul, Etapa Sudeste e Etapa Nordeste, que não são complementares.

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM® e PolyJet™. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto