Logo
Imprimir esta página

Sobre EPIs e pintura automotiva

Atividade exige o uso de máscaras apropriadas, entre outros equipamentos de proteção individual

No Brasil, estima-se que 85% dos acidentes de trabalho e afastamentos decorrentes de doenças ocupacionais sejam causados pelo não cumprimento das normas de comportamento seguro. A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo, muitas vezes é negligenciada, situação que acontece com frequência no segmento de pintura, alerta Thiago Marques, técnico de segurança do trabalho.

“A classe dos pintores, sobretudo a dos que exercem a atividade informalmente, é uma das mais sujeitas a riscos. Em busca de uma suposta melhora da produtividade e rentabilidade do negócio, eles acabam deixando de lado os EPIs ou usando-os de forma inadequada”, ele observa.

No caso da pintura automotiva, Marques ressalta que os riscos são ainda maiores, pois a atividade ocorre normalmente em ambientes fechados, o que exige, além do uso de EPIs, medidas adicionais de proteção coletiva, caso da ventilação exaustora. “Quando inalados constantemente, os solventes presentes nas tintas podem levar a lesões na medula óssea, rins, fígado e nos nervos periféricos que controlam os músculos”.

O uso de roupas especiais (macacões), luvas, óculos protetores e máscaras, portanto, é obrigatório. Em relação ao último item, o tipo escolhido depende da situação ao qual o pintor está exposto: lixamento da peça ou aplicação de tinta em espaço aberto ou em cabine.

Para o primeiro caso, a Wimpel, referência brasileira em equipamentos e acessórios para pintura, recomenda a máscara PFF1 Valvulada. Descartável, evita que o pintor inale poeira. Já para os serviços em espaços abertos, a empresa indica a máscara semifacial Mast2001. “Conta com cartucho de filtro químico específico para vapores orgânicos, além de filtro mecânico”, comenta Ubiratan Peixoto, gerente de vendas da Wimpel.

Por fim, no caso do trabalho em cabines, Peixoto indica o modelo Mast2002. Seu maior diferencial é o fato de contar com dois cartuchos – ou seja, dobra o índice de proteção. “É sempre importante lembrar os pintores sobre a importância de utilizar os EPIs adequados. Na correria do dia a dia, muitos acabam deixando de lado esses acessórios, mas os prejuízos à saúde são muito grandes e não podem ser ignorados”, completa o porta-voz da Wimpel.

Sobre a Wimpel

Fundada em 2000, na cidade de São Paulo (SP), a Wimpel fornece o que há de mais avançado no mundo em termos de equipamentos para pintura. Seu portfólio é formado por mais de 50 itens, entre pistolas, compressores, filtros, lixadeiras, pulverizadores, tanques, cabines e aerógrafos. Com forte presença no setor automotivo, a Wimpel comercializa os seus produtos por meio de distribuidores localizados em todos os estados do Brasil, além de diversos canais de e-commerce. Mais em www.wimpel.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto