Logo
Imprimir esta página

Para pensar na compra e revenda: confira menores e maiores depreciações das versões de entrada de carros compactos

Estudo da KBB Brasil mostra valorização de 1,84% do Chevrolet Cobalt LT 1.4 mecânico. Peugeot 208 Active 1.2 mecânico tem maior depreciação, com 17,86%.

Os carros compactos são, historicamente, os preferidos do consumidor brasileiro. Seja devido ao apelo de preço (geralmente mais acessíveis) ou pela versatilidade que eles podem oferecer, hatches e sedãs pequenos e compactos ainda compõem a maioria das vendas do mercado nacional, correspondendo a 65% de market share, segundo a Fenabrave (associação dos revendedores).

Para auxiliar em uma decisão assertiva, a KBB Brasil, especialista em preços de carros, levantou a depreciação das versões de entrada dos modelos compactos no período de abril de 2018 ao mesmo mês de 2019.

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo 0 Km com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste levantamento, foi aplicado o conceito de depreciação.

MENOS DEPRECIADOS

Alguns comportamentos improváveis podem aparecer em estudos trabalhados com base em valores históricos. A valorização é um dos comportamentos que podem aparecer, decorrente da forte alta do veículo, da variação do câmbio e do bom posicionamento da marca – produção de carros de qualidade e com resistência. No último ano, o Chevrolet Cobalt LT 1.4 mecânico esteve mais caro que o 0KM, por isto, ganhou 1,84% em valor.

A menor taxa de depreciação da análise ficou com o Chery QQ Smile 1.0 mecânico, que apresentou 3,42% em queda. Um dos motivos para este desempenho é a política de recompra da montadora aplicada à toda linha QQ, ou seja, os proprietários vendem seus modelos usados para a própria marca. Em terceiro lugar, o Honda City DX 1.5 mecânico perder 3,64% de valor, afirmando o bom posicionamento da japonesa em rankings de depreciação e desvalorização.

Confira a lista completa de carros de entrada compactos que menos depreciaram no período:

MAIS DEPRECIADOS

O topo da lista dos mais depreciados fica com o Peugeot 208 Active 1.2 mecânico, que depreciou 17,86% no período. Na segunda posição, encontra-se o terceiro modelo mais vendido em abril, de acordo com a Fenabrave, Ford Ka. A versão SE 1.0 mecânico perdeu 17,47% de seu valor em um ano de uso. Em seguida, o Toyota Etios Sedan X 1.5 mecânico aparece com 17,15% de queda. Já o índice de depreciação de 16,72% garante o empate do quarto lugar de dois modelos compactos: o Toyota Etios Hatch X 1.3 mecânico e o Fiat Uno Drive 1.0 mecânico.

Para conferir todo o ranking de básicos compactos que mais depreciaram no último ano, confira abaixo:

A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive, Inc. está transformando a forma como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções para consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. A empresa global tem cerca de 34.000 membros na equipe, em mais de 200 escritórios em todo o mundo, que atendem mais de 40 mil clientes.

A Cox Automotive é uma subsidiária da Cox Enterprises Inc., uma companhia com sede em Atlanta cujas receitas ultrapassam US$ 20 bilhões. Para mais informações sobre a Cox Automotive, visite www.coxautoinc.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto