Logo
Imprimir esta página

METRA contribui com a redução de cerca de 20.000 toneladas de CO2 lançadas no meio ambiente

Trólebus e ônibus elétricos e híbridos tornam o transporte coletivo urbano de São Paulo mais sustentável

A cada ano, cerca de 20.000 toneladas de CO2 deixam de ser lançadas na atmosfera da Grande São Paulo graças aos veículos elétricos, híbridos e trólebus que a Metra possui em sua frota. A empresa destaca-se pelas ações focadas na sustentabilidade e na preservação ambiental, como o plantio de 12.000 árvores, com destaque para o manacá-da-serra, planta nativa da Mata Atlântica que chama a atenção por suas flores, ao longo dos 33 quilômetros do Corredor ABD, batizado de “Corredor Verde”.

Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra, desde 2008 a empresa deu início ao projeto Corredor Verde, de plantio de árvores no trecho entre São Mateus e o Jabaquara, com o objetivo de contribuir para a melhora da qualidade do ar na região e para o bem-estar da população. “As 12 mil árvores plantadas ao longo desses anos ‘sequestram’ não somente o CO2 emitido pelos ônibus, mas também parte dos gases nocivos de veículos que circulam nas vias no entorno do corredor”, enfatiza a executiva.

Os manacás-da-serra plantados, embelezam o caminho. Suas folhas possuem uma superfície de contato com alto potencial para reter material particulado e poeiras em geral, neutralizando os efeitos da emissão de poluentes. Além do plantio, os funcionários da Metra também fazem a compostagem das podas das árvores, transformando os resíduos verdes em adubo orgânico.

Outra prática sustentável adotada pela Metra é o sistema de reuso de água dentro da empresa. Também criado em 2008, o sistema consiste em utilizar água potável apenas para consumo humano e nos banheiros. Em atividades como lavagem dos ônibus e das áreas de responsabilidade da Metra, toda água utilizada é de reuso, além de todos os produtos de limpeza serem biodegradáveis e não agredirem o meio ambiente.

Toda a água passa por um processo de tratamento químico e físico que permite que seja reutilizada outras vezes. Além disso, para contribuir com a redução do consumo, toda a água da chuva coletada em calhas, por exemplo, também é enviada para esse tratamento e pode ser usada nas lavagens. Com esse sistema, a economia chega a 10 milhões de litros de água por ano, o que equivale a 10 mil caixas d’água residenciais com mil litros cada.

A Metra

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, a empresa foi considerada como melhor serviço de transporte coletivo de São Paulo com índice de 86,7% de aprovação entre os entrevistados no mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente realizado em 2018, que faz parte do IQT – Índice de Qualidade do Transporte, realizado este ano pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto