Brasil, 15 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Delphi Technologies explica o funcionamento dos injetores de combustível aquecidos

Fabricante fala sobre a tecnologia que elimina o reservatório auxiliar de gasolina em motores flex e habilita o atendimento às novas legislações de emissões de poluentes

Em veículos com motores flex se fazia necessário - e ainda se faz, em alguns modelos - um reservatório auxiliar de gasolina, também conhecido como “tanquinho”, usado para ajudar na partida do motor quando abastecido com etanol em temperaturas por volta de 15°C ou mais baixas, situação comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o outono e o inverno.

Isso ocorre porque a combustão do etanol é mais difícil em baixas temperaturas, pois só produz vapores apenas acima dos 12°C. É neste momento que acontece o aquecimento do combustível a partir do aquecimento das paredes dos bicos injetores, o que faz com que ele se vaporize e permita combustões robustas, garantindo a partida do motor e dirigibilidade estável do veículo.

A determinação do uso do aquecimento de combustível é feita pelo módulo eletrônico de gerenciamento do motor (ECU), em conjunto com o módulo eletrônico de controle dos bicos injetores aquecidos, que trocam informações entre si pelas redes de comunicação disponíveis no veículo (ex: CAN, LIN).

Os bicos injetores aquecidos da Delphi Technologies foram desenvolvidos no Centro Tecnológico da planta de Piracicaba e estão disponíveis para produção em massa dos veículos do País desde 2012. “Nossa tecnologia traz benefícios para as montadoras e para o usuário final. O aquecimento do combustível pode acontecer antes, durante e depois da partida do motor, dependendo das condições ambientais e do veículo, permitindo a diminuição da quantidade a ser injetada, economizando e poluindo menos”, conta Marcos Passos, Supervisor de Engenharia de Sistemas da Delphi Technologies.

Assim, desde de 2012, a utilização dos bicos injetores aquecidos possibilita a eliminação do reservatório auxiliar de gasolina. “Como o ‘tanquinho’ já tem se mostrado ‘coisa do passado’, os desafios agora são outros, e as futuras legislações de emissões têm se mostrado as principais demandas da engenharia automotiva brasileira relacionadas ao powertrain”, explica Passos.

As legislações de emissões Proconve L7 e Proconve L8, previstas para entrarem em vigência em 2022 e 2025, respectivamente, demandam soluções como a redução significativa do etanol que não é queimado durante as combustões do motor, em especial para a partida do veículo em baixas temperaturas. “Neste ponto, os bicos injetores aquecidos da Delphi trazem uma vantagem em relação aos outros produtos e soluções disponíveis no mercado, pois o combustível é aquecido (ou vaporizado) desde as primeiras injeções devido aos seus aspectos construtivos bem elaborados. O aquecimento ocorre na parte inferior do bico, onde está o combustível a ser injetado, não demandando a purga de combustível frio antes qu e o combustível quente possa ser disponibilizado pela parte superior do injetor, ou mesmo da galeria/flauta de combustível, como ocorre em alguns casos”, afirma o engenheiro.

Cuidados com os bicos injetores aquecidos

Segundo a fabricante, a peça não necessita de manutenção, a não ser diante do funcionamento irregular do motor. No sistema de aquecimento do combustível desenvolvido pela Delphi Technologies, o módulo controla o aquecimento dos injetores individualmente e diagnostica falhas também individualmente. “Se houver um problema em um dos injetores, os outros continuam funcionando normalmente. Além disso, uma lâmpada específica acende no painel, e o motorista será avisado caso algo esteja errado com algum dos componentes do sistema”, finaliza o especialista.

Sobre a Delphi Technologies

A Delphi Technologies é uma empresa de tecnologia focada no fornecimento de soluções de propulsão para veículos elétricos e motores de combustão interna, além de solucionar os desafios de emissões e economia de combustível dos principais OEMs automotivos do mundo. A Delphi também fornece soluções de serviços de Aftermarket para o mercado de reposição. Com sede em Londres, Reino Unido, a Delphi Technologies opera com 12 grandes centros técnicos, 24 locais de manufatura e serviços de atendimento ao cliente em 24 países e conta com uma força de trabalho de mais de 21 mil funcionários, sendo destes mais de 5 mil engenheiros, cientistas e técnicos.

Sobre a Delphi Technologies Aftermarket

Com presença em mais de 150 países, e uma rede de serviços global de mais de 2.400 oficinas autorizadas, a Delphi Technologies Aftermarket oferece soluções completas do início ao fim, desde os componentes mais simples até soluções de softwares mais complexas. Com um amplo portfólio incluindo sistemas de injeção eletrônica, diesel, climatização e arrefecimento, ignição, gerenciamento de motor, filtragem, treinamentos e suporte técnico, a Delphi Technologies possibilita ao mecânico a possibilidade de reparar um veículo da melhor forma possível. A empresa oferece soluções para veículos de passeio, comerciais leves e pesados, assim como agrícola e industrial. Visite www.delphitechnologie s.com.br para saber mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS