Logo
Imprimir esta página

"Flexibilização da lei de uso da cadeirinha pode aumentar o número de mortes infantis no trânsito

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro enviou proposta ao Congresso para alterar o Código de Trânsito Brasileiro, no qual o intuito é flexibilizar o uso da cadeirinha infantil em veículos, considerado um dos meios mais seguros para transportar crianças. Essa constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que o uso da cadeirinha reduz em até 60% o número de mortes de crianças e adolescentes com até 15 anos de idade em acidentes de trânsito.

Para o ortopedista pediátrico, David Nordon, as consequências, caso essa proposta seja aprovada, podem ser devastadoras. “Se a criança não estiver na cadeirinha durante um acidente, quem estiver com ela no colo não conseguirá segurá-la durante o impacto. Inevitavelmente irá colidir com o banco da frente, ou pior, atravessar o para-brisa”.

O médico complementa ainda que os cintos também não são seguros, pois não foram feitos para serem usados em crianças pequenas, sendo que, depois dos sete anos (ou conforme peso limite da cadeirinha), elas só podem ser transportadas com elevador de assento. “Usar a cadeirinha virada para trás no primeiro ano de vida também ajuda muito na prevenção de acidentes letais. Essa atitude diminui em mais de 70% o risco”, explica.

Na última década, com a implantação e a fiscalização do cumprimento da lei em vigor, houve diminuição na mortalidade infantil decorrente de acidentes de carro, ficando em torno de 600 mortes por ano. “Sem a cadeirinha, esse número subiria para seis crianças por dia. Atualmente, perdemos ainda duas crianças por dia, o que ainda é muito assustador”, detalha.

A norma estabelecida pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito Brasileiro) considera infração gravíssima transportar crianças sem a cadeirinha infantil. A punição são sete pontos na carteira, pagamento de multa e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

*David Nordon é médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP - Preceptor de ortopedia Pediátrica da PUCSP e Preceptor de ortopedia do HESAP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto