Logo
Imprimir esta página

Associação Brasileira de Automação amplia Serviço de Qualidade de Dados ao mercado

- Oferecer um cadastro centralizado com informações qualificadas de produtos é o principal objetivo da iniciativa

- Cadeia de abastecimento conta com cadastro de produtos da GS1 Brasil com mais de 35 milhões de itens
- Associação quer expandir o cadastro com informações de 58 mil empresas associadas
- Estruturação de dados na cadeia é fundamental para ingresso na era da transformação digital

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta o Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados, em São Paulo (SP), que conta com equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria. O serviço tem como premissa oferecer à cadeia de abastecimento uma plataforma unificada de dados precisos para elevar o padrão de serviços de informação e logística ao patamar da era da transformação digital.

As indústrias contam agora com serviços que se iniciam desde a fotografia das embalagens de seus produtos até a qualificação total das informações deles em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento. “Montamos um laboratório baseado em padrões internacionais para identificação de produtos e certificação de códigos padrão GS1 que beneficia indústria, distribuidores e atacadistas, varejo e consumidor, hoje mais exigente e conectado”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Informações confiáveis aprimoram a experiência do consumidor e do varejo, o que aumenta a eficiência da cadeia de consumo.”

A qualidade dos dados trafegados pelos sistemas de automação de toda a cadeia de abastecimento é fator fundamental para melhoria das informações existentes entre indústria e varejo. “O serviço de qualidade de dados de produtos auxilia as empresas brasileiras a terem informações qualificadas para o trânsito em seus sistemas. É possível inclusive a emissão de documentos fiscais com dados mais assertivos nas questões regulatórias, como NCM e CEST, por exemplo”, explica Oliveira.

O serviço permite não apenas agilidade, mas também segurança entre parceiros comerciais e apresenta cinco características fundamentais: o cadastro é completo, consistente, acurado, atualizado e padronizado. Essas regras são cumpridas por um time de especialistas certificados internacionalmente, que avaliam e mensuram a consistência e a padronização dos dados, além de verificar desde a autenticidade do código de barras padrão GS1 até a análise de dimensões dos produtos.

Segundo informações obtidas pelo estudo “Tendências de Empresas”, realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais. Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. 25% também afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que podem acarretar problemas de logística como entregas frustradas e retorno dos pedidos.

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil estima que 94% das indústrias em vários países já enfrentaram algum tipo de problema nas operações causados por erros no cadastro de produtos. As perdas dessas empresas podem chegar a R$ 1 bilhão ao ano por erros cadastrais entre varejo e indústria.

Benefícios do Serviço de Qualidade de Dados para os elos da cadeia

Varejo

- Melhor aproveitamento e exposição dos produtos
- Otimização dos espaços da operação (loja e CD)
- Controle de estoque mais eficiente
- Classificação tributária correta
- Informação correta ao consumidor

Indústria

- Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
- Cadastro centralizado
- Atualização e validação das regras de rotulagem, ajudando na tributação
- Informação única, da indústria até o varejo

Distribuição e atacado

- Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
- Qualidade da informação (dados já auditados, completos)

- Melhor gestão do estoque e dos produtos
- Processos ágeis e real time com parceiros de negócios
- Redução de custos em todas as etapas de compras e vendas

E-commerce

- Gestão de estoque
- Exposição correta do produto
- Qualidade da informação e identificação exata dos produtos
- Imagens de qualidade
- Melhor experiência de compra

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.

Informações para imprensa: DFreire Comunicação e Negócios


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto