Logo
Imprimir esta página

Crianças do Bem-Te-Vi dão dicas de segurança neste Maio Amarelo

Futuros motoristas escrevem bilhetes sobre comportamento no trânsito

Neste Maio Amarelo, movimento que chama a atenção para os altos índices de mortes no trânsito em todo o mundo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) traz conselhos dos futuros motoristas sobre como mudanças simples de comportamento podem ajudar a reduzir esses números.

As mensagens foram escritas por alunos com idade entre 9 e 12 anos, do 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas de Jaboticabal, entre os dias 7 e 16 de maio, durante ação educativa do Clube do Bem-Te-Vi - programa permanente levado às escolas de todo o Estado pelo Detran.SP e o pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran) da Polícia Militar. Foram mais de 200 recados ao todo.

Alguns encontraram uma forma sutil de enviar a mensagem, com poemas e rimas. Laryssa alerta: “No trânsito, motoristas e pedestres têm que agir com responsabilidade. Conservar a vida é a maior prioridade. Dirigir com cuidado, paciência e atenção, respeitando a vida de todos os cidadãos”.

Daniela fala diretamente com quem anda sobre duas rodas. “[...] Para de palhaçada e não empine a moto porque pode se machucar e também quem estiver passando. Por favor, obedeça as leis de trânsito.” “Usar capacete de criança quando o adulto for levar criança em algum lugar”, reforça Lucas. A mensagem pode parecer óbvia, mas não é seguida por muitos condutores.

Bianca manda um recado para o pai. “Papai, evite conversas no trânsito, respeite a sinalização, não mexa no celular enquanto estiver dirigindo. Use sempre o cinto de segurança. Tenha sempre muita atenção.”

Confira abaixo (e siga) outras dicas valiosas dos pequenos:

Respeito aos pedestres - “Com o trânsito não podemos brincar, somos pedestres e nossa vida não podemos arriscar”, adverte Luiza, aluna do 5º ano. Mayra, da mesma série, reclama que os motoristas não respeitam os pedestres. Annelize Eveliny reforça a mensagem da colega: “respeite a faixa de pedestre, pois você também é um quando desce do carro.”

“Bebida com álcool”, celular e cinto de segurança - A pequena Yasmin alerta para atitudes arriscadas. “Não pode mexer no celular quando está dirigindo e tomar bebida com álcool. Não olhar para trás quando está dirigindo e não passar o sinal vermelho.” Gabryel diz: “eu acho que para um trânsito melhor as pessoas não devem ingerir bebida alcoólica antes de dirigir”.

Dafne Vitória, que cursa o 4º ano, e Ana Júlia, do 5º, também demonstram preocupação com o tema. “Eu diria para os adultos que não pode beber antes de dirigir e que tem que dirigir com cinto”, afirma Dafne. Júlia questiona: “Por que as pessoas têm que pagar com suas vidas se não foram elas que dirigiram embriagadas? Se beber, não dirija”.

Excesso de velocidade - “Não corra tanto. Pare e respeite a vida”, é o apelo feito por Mário, que frequenta o 5º ano. Evelyn pede para o motorista “não correr com o carro na hora de os alunos saírem da escola”. Victor, do 4º ano, orienta os imprudentes. “Oi, querido adulto! Tome cuidado no trânsito, não dirija bêbado, não ultrapasse o limite de velocidade. Isso melhora a convivência na rua.”

Respeito e cidadania - A mensagem de Emanueli é de inclusão. “Os carros têm que prestar atenção nos cadeirantes para não acontecer acidente”, ressalta. Letícia, do 4º ano, pede paciência. “[...] Muitas pessoas ficam estressadas no trânsito das cidades. Muito carro estressado buzinando, as pessoas ficam com dor de cabeça”, lamenta. “Moça, hoje está com jeito de chuva e quando chove faz muitas poças e quando você passa com o carro joga água. Então, não passe perto das poças, passe longe senão joga água”, é o recado dado por Patrícia.

De olho na sinalização – “Eu queria que todos seguissem as leis de trânsito e não andassem na contramão e prestassem mais atenção nas placas de trânsito. Isso evitaria muitos acidentes de trânsito”, é o desejo de Sophia, que cursa o 4º ano. Taciane dá conselho semelhante: “[...] hoje em dia as pessoas estão muito estressadas. Vão para o trabalho, escola e cursos ‘voando’. Todos devem respeitar os sinais vermelho, verde e amarelo para não causar acidentes.” Kauê, do 5º ano, resume a receita: ”trânsito calmo e feliz? É só respeitar o que a placa diz”.

Sobre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de "Atendimento".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto