Brasil, 18 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

MAIO AMARELO: RS teve 1.670 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2018

MAIO AMARELO: RS teve 1.670 mortes causadas por acidentes de trânsito em 2018

Mais da metade das vítimas eram condutores ou motociclistas; especialista dá dicas para evitar situações de perigo no trânsito

No trânsito, o sinal amarelo representa um alerta, uma chamada de atenção. É por isso que a sociedade é convidada a refletir para a situação do trânsito com o Movimento Maio Amarelo. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram registradas 1.670 mortes causadas por acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul em 2018. Mais da metade das vítimas eram condutores ou motociclistas. Outro dado significativo é o local dos acidentes fatais – 60% aconteceram em rodovias.

“Seja pela desatenção, pela desobediência às regras ou pelo comportamento inadequado, os condutores são os principais causadores de acidentes em todo o mundo. Por meio de campanhas educativas, como o Maio Amarelo, procuramos formar uma geração mais consciente quanto ao trânsito”, defende o professor de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana do Centro Universitário Internacional Uninter, Gerson Luiz Buczenko.

Nacionalmente, de acordo com dados do DPVAT, 41.151 brasileiros perderam a vida em acidentes de tráfego em 2017. A redução de mortes e ferimentos no trânsito é uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU), que almeja diminuir em 50% as ocorrências em rodovias até 2020. “A vida é o bem maior que temos, precisa ser preservada. Não podemos aceitar que o trânsito nos tire vidas”, diz.

Para evitar acidentes, pedestres e condutores de todos os tipos de veículos precisam conhecer bem as regras que regem a circulação das vias. Para isso, podem buscar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a nível federal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a nível estadual, e as secretarias e superintendências de trânsito a nível municipal. Também é necessário obedecer às normas sem buscar subterfúgios para justificar infrações, como excesso de velocidade, consumo de álcool e o não uso de cinto de segurança.

“Não existe indústria da multa. O que existe é a desobediência desenfreada por parte dos condutores. Os brasileiros têm uma predisposição para desobedecer a regras e normas”, analisa. O professor explica que o valor alto das multas foi uma forma encontrada de coagir os condutores a respeitar regras. “Algumas pessoas podem julgar que os radares são excessivos, mas se não fosse por eles teríamos um trânsito ainda mais caótico”, defende.

Além dos radares, diversas iniciativas tecnológicas estão sendo desenvolvidas para evitar acidentes. Em determinadas situações, os condutores não terão opção a não ser obedecer às regras. “Por exemplo, estudantes da Uninter desenvolveram um sensor que identifica se o condutor estiver embriagado e desliga o motor, um projeto chamado SENSCAR. Em breve, teremos vários recursos como esse, que garantem maior segurança”, explica.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de mil polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade.

Para saber mais, acesse uninter.com.​


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS