Brasil,

Simpósio SAE BRASIL apresenta em SP tendências em materiais para fabricação de veículos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Encontro de engenheiros será realizado dias 4 e 5 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo

A indústria da mobilidade enfrenta uma fase de desafios, com perspectivas de grandes transformações nos produtos e modelos de negócios. Oferecer uma ampla visão sobre novas tecnologias, que propiciam a fabricação de veículos com viabilidade econômica e confiabilidade, é o foco do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado dias 4 e 5 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Sob a direção do engenheiro Mauro Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças, fabricantes de matérias-primas e universidades em programação de palestras, sessões de debates e cursos técnicos. Uma mostra de engenharia, com a participação de mais de 10 empresas, ilustrará as novas tecnologias abordadas nas apresentações, aplicadas em veículos e componentes.

Estarão na pauta do encontro soluções em materiais e processos de fabricação. Além de abordar aços, alumínios, compósitos e materiais não metálicos, o simpósio terá, pela primeira vez, painéis sobre materiais disruptivos, como o grafeno, e soluções para veículos elétricos. No campo dos processos de fabricação, destaque para soldagem, adesivo e união em geral – entre as inovações está manufatura aditiva para compósitos.

De acordo com Paraíso, a engenharia encontra ambiente favorável para inovação em produtos e processos com a aprovação da política industrial Rota 2030, que tem como prioridade o estímulo à geração de inovação, por meio de pesquisa e desenvolvimento. "Assim, a SAE BRASIL pretende oferecer ao público do simpósio uma oportunidade de atualização tecnológica para melhor aproveitamento desta fase do setor automotivo", afirma o engenheiro.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção Regional São Paulo, o 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade conta com apoio e patrocínio das seguintes organizações: Aperam, ArcelorMittal, Arkema, Brasmetal, CBA, CBMM, ESAB, Feiplar Composites & Feipur, Gerdau, Gestamp, Lord, Owens Corning, IQA, SSAB e Tox. “Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

4 DE JUNHO
08h – Solenidade de abertura com Mauro Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade; e Otacílio Gomes Junior, diretor geral da SAE BRASIL.

PAINEL – NOVAS TECNOLOGIAS DOS AÇOS PARA O SETOR AUTOMOTIVO
08h30 – Palestra “Novos Aços de Alta Resistência para Chassis e Peças Estruturais”, com Thomas Müller, chefe de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da SSAB.
08h50 – Palestra "Novos Aços Avançados de Alta Resistência para Indústria Automotiva", com Fabrício Cerqueira, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal.
09h10 – Palestra “Aços de Alta Resistência para Indústria Automotiva”, com Carlos Carvalhido, especialista de Produto da Usiminas.
09h30 – Debate mediado por Luiz Zamorano, gerente de Engenharia da Ford.

PAINEL – NOVAS TECNOLOGIAS DE ALUMÍNIO PARA O SETOR AUTOMOTIVO
10h30 – Palestra “Eficiência para os Desafios do Futuro Automotivo: Coengenharia com Alumínio Extrudado de Alta Resistência”, com Nataly Yuko Yoshino, chefe de Inovação e Desenvolvimento de Mercado da CBA.
10h50 – Palestra “O Futuro da Utilização de Ligas Avançadas de Alumínio em Componentes Estruturais de Veículos Comerciais”, com Marco Tulio Ribeiro Ricci, gerente de Engenharia da Iochpe Maxion.
11h10 – Palestra “FSW&P: Possibilidades no Setor Automotivo”, com André Luis Moreira de Carvalho, do Centro de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
11h30 – Debate mediado por Carolina Hattori, consultora de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da CBA.

PAINEL – SOLDAGEM NO SETOR AUTOMOTIVO
14h – Palestra “Fio Maciço para Aço de Revestimento de Zinco Automotivo”, com Michael Miner, gerente global de Produto da ESAB.
14h20 – Palestra “Soldagem a Ponto por Resistência em Chapa de Alumínio”, com Rubens Pospi, gerente de Contas da CenterLine.
14h40 – Palestra “Formas de Onda no Processo GMAW Específicas para a Indústria Automotiva”, com Lou Mendoza, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lincoln Electric.
15h – Debate mediado por Zorailde Morais, supervisora do Centro Técnico da Lincoln Electric.

PAINEL – MATERIAIS 4.0 – GRAFENO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
15h50 – Palestra com Leandro Berti, coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
16h10 – Palestra “Grafeno e seus Derivados: Como Avançar em suas Aplicações no Setor Automobilístico”, com Guilhermino José Macedo Fechine, pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe).
16h30 – Palestra “Oportunidades Mercadológicas de Materiais Modificados com Grafeno”, com Anderson Maia, professor de Pós-graduação em Engenharia de Polímeros do SENAI SP.
16h50 – Debate mediado por Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do SENAI SP.
17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

5 DE JUNHO
08h30 – Solenidade de abertura com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

PAINEL – TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE
09h – Palestra com Luiz Sandrin, gerente de Engenharia da Sika Automotive.
09h40 – Palestra “Adesivo Estrutural: Nova Demanda Global”, com Marcio Pinheiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Henkel.
10h – Debate mediado por Daniel Dutra Moliterno, engenheiro de Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicações da Eastman Chemical do Brasil.

PAINEL – COMPÓSITOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
14h – Palestra “Evolução dos Compósitos na Plataforma Corvette”, com André Inácio, engenheiro de Produto da General Motors.
14h20 – Palestra “Manufatura Aditiva e SMC (Sheey Molding Compound)”, com Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Estratégicos da Owens Corning.
14h40 – Palestra "Sistema de Resina Elium para Aplicações em RTM", com Patricia Lanzarini, da Arkema.
15h – Palestra "Competitividade em SMC e RTM", com Ariosvaldo Vieira, coordenador de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos da Tecnofibras.
15h20 – Debate.

PAINEL – MATERIAIS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS
16h10 – Palestra “Elastômeros e Resinas de Silicone Viabilizando Aplicações de Eletromobilidade”, com José Roberto Regazzi, gerente de Vendas da Wacker.
16h30 – Palestra “Panorama da Eletrificação na Mobilidade e Como as Empresas de Materiais Podem se Preparar”, com Danilo Marinho e Rafael Stella Galdino, ambos da Gerdau.
16h50 – Palestra com Rodrigo Amado, gerente geral da Divisão de Mobilidade da CBMM.
17h15 – Debate mediado por José Roberto Bolota, da CBMM.
17h35 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 4 e 5 de junho, a partir das 8h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Prédio 50, Cidade Universitária, São Paulo/ SP
Mais informações: http://bit.ly/12SimposioNovosMateriais


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar