Referência para jornadas de longa distância: a capacidade de carga do Audi e-tron

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Romero
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

· Carga rápida de 150 kW durante grande parte do procedimento de carga

· 80% em 30 minutos, carga total de 100% em menos de 50 minutos

· Gestão térmica facilita alto desempenho e longevidade

Com o e-tron, a Audi está tornando realidade a mobilidade elétrica para condução em longas distâncias – em parte graças à capacidade de carga que é única entre os concorrentes. O e-tron é o primeiro veículo de produção em série que pode ser carregado com até 150 kW de eletricidade em terminais de carga rápida, o que estabelece uma referência e reduz o tempo do veículo parado. A sofisticada gestão térmica da bateria garante ainda capacidade de desempenho em temperaturas externas frias e quentes.

A maioria dos procedimentos de carga ocorre no domicílio ou no local de trabalho – aqui o fator tempo geralmente não exerce um papel importante, pois o veículo encontra-se parado por longo tempo. Por outro lado, cada minuto conta em percursos de longa distância e a carga rápida é essencial, por exemplo, em viagens de negócios. Após uma rápida parada, o veículo deve estar pronto novamente para a próxima etapa. Os engenheiros da Audi implementaram esta importante necessidade básica para um veículo elétrico ao desenvolver o Audi e-tron.

Convincente: a curva de carga

No atual ambiente de concorrência, a capacidade de carga do Audi e-tron estabelece uma referência – e não somente devido à capacidade de alta potência de carga de até 150 kW. Um alto consumo de corrente por parte da bateria por longo período de carga, no mínimo é tão importante quanto a potência máxima.

A curva de carga de 150 kW do Audi e-tron é caracterizada pela continuidade em alto nível. Em condições ideais, o veículo carrega de 5% a 70% no limite da potência máxima antes que a gestão inteligente da bateria baixe os níveis da corrente para proteger as células de íons de lítio e garantir a vida útil. É uma grande diferença dos outros conceitos, que normalmente só atingem sua potência total por pouco tempo (pico) e reduzem consideravelmente a potência antes de atingir o limite de 70%. Isto porque o Audi e-tron continua a carregar acima de 100 kW quando atingir 80%.

No cotidiano, isto significa um benefício básico: para um alcance de cerca de 100 quilômetros, o cliente gasta de forma ideal menos de 10 minutos no terminal de carga. O Audi e-tron atinge a marca de 80% em menos de 30 minutos. Mesmo que demore mais por motivos técnicos, para completar os restantes 20% de uma bateria de íons de lítio, a carga total do Audi e-tron em um terminal HPC demora menos de 50 minutos – uma característica surpreendente comparada com a concorrência.

Inteligente: a gestão térmica

A bateria de íons de lítio do Audi e-tron tem uma capacidade nominal de 95 kWh e foi projetada para uma longa vida útil. Seu elaborado sistema de gestão térmica forma a base para seu desempenho bem balanceado. A refrigeração líquida garante que a temperatura da bateria permaneça na faixa ótima de 25°C a 35°C, mesmo em altos níveis de exigência ou baixas temperaturas. Seu projeto técnico garante alta carga e desempenho ao dirigir, evitando também que as células sejam submetidas a desgaste excessivo.

O núcleo do sistema de arrefecimento é feito de perfis extrudados – comparáveis visualmente a molduras laminadas – que foram fixadas ao sistema da bateria a partir da parte inferior. Um adesivo condutor térmico recém-desenvolvido une a unidade de arrefecimento à carcaça da bateria. A plataforma móvel forma o contato entre a carcaça e os módulos das células colocados nela. Esta plataforma é um gel condutor térmico que preenche o espaço para a carcaça debaixo de cada módulo das células. No que se constitui uma solução particularmente eficiente, o gel transfere uniformemente o calor desperdiçado produzido pelas células ao líquido de arrefecimento via carcaça da bateria. A separação espacial de elementos e as células da bateria transportando a água de arrefecimento também aumenta a segurança geral do sistema.

Abrangente: as opções de carga

Além da potência de carga e capacidade da bateria, a disponibilidade dos terminais de carga é um fator chave na mobilidade elétrica sem limite e sem aborrecimentos. A Audi não deixou nada ao acaso referente à infraestrutura na Europa. Com seu exclusivo Serviço de Carga e-tron, a marca das quatro argolas atualmente tem cerca de 100.000 pontos de carga disponíveis em 17 países da Europa por cartão ou smartphone. Preços padronizados e específicos por país significam que você pode viajar livremente e com facilidade, sem precisar comparar os preços constantemente. Em viagens longas, os clientes Audi carregam seus veículos nos terminais HPC da rede IONITY em condições especiais. Esta rede está sendo expandida gradativamente e deverá ter 400 estações já em 2020. Pontos adicionais de carga HPC operados por fornecedores de boa reputação completam o Serviço de Carga e-tron para viagens de longas distâncias.