DERSA Inicia Reforma de Atracadouro na Travessia Santos/Guarujá
Trabalhos devem durar um mês; defensas que pesam quase quatro toneladas serão substituídas
A DERSA iniciou nesta semana a reforma estrutural da gaveta de atracação que fica ao lado do Centro de Controle Operacional – CCO, na margem do Guarujá. O local foi danificado no acidente causado por um navio que entrava no canal do Porto, em 7 de maio de 2018 e colidiu com três balsas da Travessia Santos/Guarujá. As embarcações foram reformadas e operam normalmente no sistema, mas o impacto causou avarias também no atracadouro, que agora passa pelos trabalhos de recuperação.
A reforma deve durar pelo menos 30 dias. Neste período, a gaveta de atracação ficará interditada para embarques e desembarques. Os usuários deverão utilizar as outras duas gavetas à disposição.
Os custos da reforma são de responsabilidade da empresa do navio, assim como ocorreu com os reparos das embarcações envolvidas.
Defensas
Além da recuperação da estrutura de concreto, os trabalhos incluem a substituição das duas defensas marítimas. Esses equipamentos de borracha, que medem 3,5m e pesam quase quatro toneladas, são de extrema importância, pois proporcionam a segurança adequada entre as balsas e o concreto da margem, amortecendo o impacto da embarcação no momento da atracação. Esta operação é complexa e conta com auxílio de um guindaste de 45 toneladas para içar as peças que são fixadas à margem por 14 conjuntos grandes de parafusos e porcas.
Todo o bolsão de veículos do lado do Guarujá está devidamente sinalizado e os trabalhos não interferem na operação da Travessia.
Canais de Informação
Os usuários têm à disposição o site: http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/, o Twitter @travessiasdersa, o telefone: 0800 7733 711 e o App Travessias, disponível gratuitamente para smartphones com sistemas Android e IOS.
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