Maio Amarelo: carona pode ajudar na prevenção de acidentes nas estradas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriella Forabelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Segundo a plataforma de caronas BlaBlaCar, 22% dos motoristas declaram reduzir a velocidade quando dividem a viagem com outras pessoas. Ainda 35% dos condutores checam a calibragem dos pneus com mais frequência

O programa “Década de Ações para Segurança no Trânsito” foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de diminuir a quantidade de acidentes no trânsito por meio de ações que conscientizem a segurança no volante. Foi assim que nasceu o Maio Amarelo, mês de conscientização da segurança no trânsito. Em 2018 um levantamento feito pela Infosiga, entidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo, mostra que 94% dos acidentes de trânsito, sejam eles nas estradas ou cidades, estão ligados à falta de atenção, sono e bebida alcóolica. A novidade é que novos estudos vêm mostrando que a carona pode ser um aliado do motorista para evitar esse tipo de acidente.

Segundo a plataforma francesa de caronas BlaBlaCar, que realizou em 2018 uma pesquisa com cerca de sete mil usuários de oito países (inclusive o Brasil), 22% dos motoristas declaram reduzir a velocidade quando dividem a viagem com outras pessoas. O mesmo levantamento mostra que 35% dos condutores checam a calibragem dos pneus com mais frequência, além disso, tendem a ficar mais alertas quando levam passageiros a bordo. Os dados fazem parte do Environmental Study, um estudo da companhia que contou com a ajuda do instituto Le Bipe para mapear o impacto ambiental gerado pela plataforma. Aproveitando a data, a BlaBlaCar reuniu algumas dicas para ajudar o motorista brasileiro a ter uma direção mais tranquila em trajetos rodoviários, confira.

Alerta ao volante

​Durante uma viagem longa, o cansaço e o tédio podem transformar o trajeto em um momento ótimo para a sonolência e as piscadelas ao mudar de faixa ou até mesmo em permanecer podem causar acidentes. Outro levantamento feito pela BlaBlaCar afirma que 84% dos motoristas tendem a ficar mais alerta no volante quando estão com outra pessoa no carro, é o caso do motorista Lucas Madureira de 33 anos, que começou usar a BlaBlaCar para fazer viagens mais seguras “Comecei a usar o aplicativo, porque sinto muito sono na estrada e quando tem alguém no carro fico mais atento”. Dar uma carona, música alta, café ou até parar no acostamento e tirar uma soneca para despertar é válido para uma direção segura.

Além disso, a preocupação no volante é algo sério e que não deve ser ignorado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o quarto país no ranking com mais mortes causadas no trânsito, logo, pensando na segurança do passageiro, a BlaBlaCar criou uma funcionalidade que incentiva a direção segura. No final de cada trecho, o motorista, além de ser avaliado pela viagem, recebe uma nota sobre a sua postura no trânsito é penalizado com suspensão no aplicativo caso tenha mais de três avaliações negativas.

Cinto de segurança

​O uso do cinto de segurança tornou-se obrigatório no Brasil em 1997, desde então dirigir sem o cinto de segurança é uma infração grave que garante a perda de 5 pontos na carteira CNH. Em caso de colisão consegue impedir o choque dos motoristas ao para-choque, ao volante ou até mesmo que sejam projetados para fora do carro, no assento traseiro é importante o uso também, uma vez que em uma batida, o peso do passageiro irá multiplicar em até 15 vezes, chocando o condutor no para-choque ou arremessando para fora do carro.

Manutenção preventiva

​A revisão preventiva do automóvel está ligada a uma série de causas além de acidentes. A falta de manutenção preventiva pode aumentar o consumo de combustível em até 30%. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) é necessário realizar a revisão a cada seis meses para evitar gastos extras e manter uma direção segura.

Direção segura

​Embora pareça algo óbvio de estar atento, a falta de atenção e imprudência na sinalização são os maiores fatores que causam acidentes nas rodovias. De acordo com a Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro - centro de pesquisa desenvolvido pela Volvo para analisar o quadro de segurança no transporte - em 2018, 40% dos acidentes nas estradas foram causados pela desatenção à sinalização. Segundo o estudo produzido pela BlaBlaCar em 2015, 75% dos condutores declaram uma direção mais segura quando estão com um passageiro no carro, logo, estar atento às placas, velocidade máxima, ultrapassagem proibida e até mesmo animais nas estradas podem prevenir colisões.

Sobre a BlaBlaCar

Com 70 milhões de membros em 22 países, a BlaBlaCar reúne a maior comunidade de caronas de longa distância do mundo. A plataforma conecta os condutores que viajam com assentos vazios em seu veículo com passageiros viajando na mesma direção. Juntos, eles compartilham a viagem e os custos. Com a recente integração de uma rede de ônibus na França, a BlaBlaCar pretende tornar-se a principal referência em viagens rodoviárias compartilhadas. A BlaBlaCar cria uma solução de mobilidade acessível, conveniente e fácil de usar.