Brasil,

Praia de Belas Shopping realiza inédita Mostra de Carros Antigos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Evento, que ocorre entre os dias 17 e 19 de maio, destaca modelos históricos e a importância cultural e tecnológica do automóvel para o desenvolvimento da sociedade

Pode parecer impensável um mundo sem o automóvel. Esta realidade, porém, existiu até o início do século 20, quando os primeiros carros foram produzidos, mudando para sempre o curso da sociedade. Este resgate cultural e histórico poderá ser visto na Mostra de Carros Antigos, que o Praia de Belas Shopping realiza de forma inédita, entre os dias 17 e 19 de maio, sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. A mostra será realizada no andar térreo do edifício-garagem, anexo ao empreendimento.

Serão mais de 30 modelos de veículos fabricados em diversos países que prometem encantar não apenas os amantes de antigomobilismo, mas o público em geral. O evento é aberto ao púbico e tem entrada gratuita. Programa para toda a família, o evento contará também com food trucks e música, cuja trilha sonora ficará a cargo do DJ Fernando Galo.

Entre os modelos em destaque na mostra está um Renault Colorale Prairie 1951 de cor azul, projetado originalmente para o uso nos campos rurais da França. Considerado o precursor das SUV’s modernas, o modelo pertence ao colecionador Cezar Augusto Maciel, que o herdou de seu pai. “A Renault foi adquirida em 1954 por meu pai de um cliente seu, o qual ele atendia em sua oficina na cidade de Guaíba”, conta Maciel. O carro, que estará exposto na Mostra do Praia de Belas, foi um dos diversos Renault Colorale Prairie que chegavam via transporte marítimo ao Estado. “Os veículos vinham desmontados, em caixas, nos navios que aqui aportavam, e meu pai atuou na montagem deles, quando então pegou apreço e conhecimento vasto da parte mecânica”.

Outro carro participante e que também guarda histórias é o Fusca Volkswagen 73 de cor Vermelho Montana. Totalmente original, foi adquirido por Cezar Augusto num leilão junto a uma família amigos após anos confinado em uma garagem por conta da morte do dono. Quem for à mostra do Praia de Belas poderá conferir um modelo exatamente igual ao que saiu da fábrica, em 1973.

“Um veículo antigo restaurado, apto a andar confiavelmente e com todas as características de quando foi fabricado é em um retrato vivo da história”, observa José Paulo Parra, organizador da mostra. Para ele, a importância de uma exposição como esta é tanto cultural quanto histórica, tecnológica e comportamental, pois os automóveis retratam épocas da sociedade por meio do design e da engenharia.

A importância de eventos desta natureza é reconhecida mundialmente. Em 2016, a Fiva (Federação Internacional de Veículos Antigos) recebeu da Unesco a validação de automóveis antigos como Patrimônio Cultural da Humanidade. A entidade salientou a importância de feiras, exposições e rallys de carros antigos como um modo valorizar a memória da motorização, promover a preservação de veículos históricos e mostrar a tecnologia de época às futuras gerações.

“Será uma grande satisfação receber no Praia de Belas um evento que valoriza o antigomobilismo, que mobiliza tanto os amantes deste segmento quanto o público interessado e aqueles que frequentam o shopping. Além de mostrar a beleza das máquinas com seus designs e detalhes, oportunizamos ao público um contato raro com a história da tecnologia criada pelo homem através desses modelos”, destaca Ângela Sosa, Gerente de Marketing do Praia de Belas.

A mostra é realizada pelo Praia de Belas em parceria com a Talladega Motors e conta com apoio local do Veteran Car Club de Porto Alegre (VCC-POA) e do Fusca Clube de Novo Hamburgo e apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), além da participação de clubes e antigomobilistas locais.

SERVIÇO
O que: Mostra de Carros Antigos do Praia de Belas Shopping
Quando: 17 a 19 de maio
Horário: sexta e sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h.
Onde: Praia de Belas Shopping – térreo do edifício garagem (Rua Marcílio Dias, nº 241)
Entrada: gratuita
Realização: Praia de Belas Shopping e Talladega Motors

Sobre o Praia de Belas Shopping
Fundado há mais 25 anos, o Praia de Belas Shopping é um dos mais tradicionais polos de consumo, entretenimento e gastronomia da cidade de Porto Alegre. O shopping faz parte da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e tem em seu DNA a excelência da marca. São 250 lojas dos mais variados segmentos distribuídos em três pisos, além de sete renomados restaurantes e seis salas do GNC Cinemas operadas com tecnologia de última geração. Com um ambiente agradável, o Praia de Belas foi projetado para ser muito mais que um shopping center e tem como missão promover experiências únicas para seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar