Concessionárias do Grupo CCR são reconhecidas no Prêmio ARTESP

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Brom
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Destaque para CCR AutoBAn como Concessionária do Ano, CCR SPVias em Relacionamento com a Sociedade e Renovias na Escolha dos Usuários

As concessionárias do Grupo CCR se destacaram na 25ª edição do Prêmio ARTESP, promovido pela Agência de Transportes de São Paulo – ARTESP, que revelou os seus vencedores nesta segunda-feira, 23, em cerimônia realizada em São Paulo. O reconhecimento avalia as rodovias provenientes do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo sob seis diferentes categorias: Relacionamento com a Sociedade; Segurança Rodoviária; Eficiência dos Serviços Operacionais; Melhorias nas Rodovias; Inovação e Escolha do Usuário para definir as melhores concessionárias do estado.

A CCR AutoBAn, concessionária que opera e administra 319,8 quilômetros do Sistema Anhanguera-Bandeirantes conquistou o principal prêmio – Concessionária do Ano – e foi finalista em outras quatro categorias: Relacionamento com a Sociedade, Melhoria nas Rodovias, Escolha do Usuário e Inovação.

A CCR ViaOeste, que faz a gestão do sistema Castello-Raposo, conquistou a quarta posição no Prêmio Concessionária do Ano. Na categoria Inovação, a CCR RodoAnel foi uma das finalistas, ao apresentar o case da carreta com equipamentos para atuação em emergências químicas nas rodovias.

Em Relacionamento com a Sociedade, a CCR SPVias foi a grande vencedora. Para isso, foram considerados parâmetros como interação com os usuários, ações socioambientais, acesso do usuário à Ouvidoria e retorno às demandas encaminhadas ao setor. Em Eficiência dos Serviços Operacionais, a Renovias, que também faz parte do Grupo CCR – a empresa tem 40% de participação na concessionária ficou com a segunda colocação.

A Renovias também sagrou-se vencedora em outras duas categorias: Melhorias nas Rodovias e em Escolha do Usuário, que toma por base a avaliação e percepção dos usuários sobre a qualidade da rodovia e os serviços prestados pela concessionária. A CCR AutoBAn foi a segunda colocada nessa categoria.

Instituído há cinco anos pela ARTESP, o reconhecimento visa incentivar as concessionárias de rodovias a adotarem ações para tornar as estradas mais seguras, além de práticas para melhorar os serviços e o relacionamento com os usuários.

O Prêmio

Para chegar às diferentes premiações, técnicos da ARTESP elaboraram uma metodologia que leva em consideração 32 indicadores, entre eles a opinião dos usuários e segurança rodoviária.

Para cada categoria há um sistema de indicadores que avaliaram a regularidade, eficiência e continuidade dos serviços prestados pelas concessionárias aos usuários. Os dados foram monitorados ao longo de 2018 pelo Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP, além das fiscalizações e vistorias feitas em campo. O acompanhamento mensal dos indicadores foi feito por uma comissão composta por representantes das diretorias da Agência.

Além das concessionárias, também foram homenageados o Batalhão e as Companhias da Polícia Militar Rodoviária que atuam no trecho da concessionária vencedora na categoria de Segurança Rodoviária. Esta premiação reconhece a parceria e o trabalho dos policiais nas ações de fiscalização e que garantem mais segurança, conforto e qualidade aos usuários. Foram condecorados o 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e as 1ª, 2ª e 3ª Companhias desse mesmo batalhão, responsáveis pelo patrulhamento nas regiões de Bauru, Presidente Prudente e Assis.

Sobre o Grupo CCR

Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das cinco maiores companhias de concessões de infraestrutura da América Latina, sendo considerada a líder do segmento de concessões no Brasil com 19% do controle das rodovias sob gestão da iniciativa privada. Tendo o pioneirismo e a inovação como marcas, a CCR criou em 2018 quatro núcleos de atuação independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins. São eles: CCR Lam Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Foi o primeiro a ingressar no Novo Mercado da B3 (antiga BM&FBovespa) e conta com as mais rígidas práticas de governança corporativa desde a sua fundação, as quais estão reunidas no Programa de Integridade e Conformidade da Companhia. Presente, por meio de suas empresas, nos Estados Unidos, em Curaçao, no Equador e na Costa Rica, além do Brasil, a CCR conta com mais de 15 mil colaboradores e se orgulha em contribuir, diariamente, para uma sociedade com mais infraestrutura, segurança, conforto e qualidade de vida para milhões de cidadãos mundo afora.