Brasil,

SAE BRASIL discute evolução da frenagem para novos conceitos de mobilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Especialistas irão debater tendências em conectividade, eletrificação e direção autônoma, dias 8 e 9 de maio, na Casa Perlage, Farroupilha, RS

Novos conceitos de mobilidade, como conectividade, eletrificação e direção autônoma, avançam com profundas transformações nos diversos sistemas veiculares. Discutir os impactos das futuras entradas de tecnologias para os sistemas de freios é um dos objetivos do 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos, que será realizado dias 8 e 9 de maio, na Casa Perlage, em Farroupilha, RS.

Um dos principais fóruns mundiais de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e universidades, sob a direção do engenheiro Alexandre Casaril, chefe de Engenharia e Inovação da Fras-le. A programação contará com painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos, mostra de engenharia e test drive com modelos da Mercedes-Benz (Axor 2041 4x2 Rodoviário), Volkswagen (Delivery Express e TGX 28-440) e Volvo (Caminhão 6x4 VM Autônomo).

O tema “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios” norteará as discussões do primeiro painel, a partir de diversos aspectos, como desafios legais, aceitação da sociedade, capacitação tecnológica e viabilidade econômica. “As transformações tecnológicas alavancadas em eletrificação, conectividade e direção autônoma alterarão profundamente o conceito de construção dos veículos e impactarão os sistemas de freio. A competitividade da indústria brasileira nesse cenário passa pela mobilização da comunidade de engenharia, e fomentar o debate em alto nível certamente contribui para esta mobilização”, afirma Casaril.

Com mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva, o painel de abertura reunirá David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch.

Além de painéis, o encontro contará com apresentações de 15 trabalhos técnicos, nacionais e estrangeiros, em diversas áreas de interesse, como testes e validações, modelagens e simulações, materiais e matérias-primas, ruídos e vibrações, sistemas auxiliares de frenagem e eletrônica em sistemas de freios. “Os eventos da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Mostra – O encontro contará ainda com mostra de engenharia para apresentação de lançamentos em produtos e serviços. Entre as empresas expositoras estão AL-KO Technology, Braslux, Brembo, Brex, Ferdinand Erlmann, Formale, Fras-le/ Master, Green Steel, Horiba, Itaprochim, Knorr-Bremse, Link, MPT Prazisionstelie GmbH, Performance Brakes, Rimsa, Shandong, SI Group, Siemens, Sinalsul, Superior Graphite, Timken, Toigo, UCS, VirtualCAE/ Try Tests/ CarSim, Wabco e Wolverine/ Tekno.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul, dirigida do engenheiro Marcelo Kuver, o 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: Anfir, APL, Bosch, Brex, CBMM, Centro Tecnológico Randon (CTR), Ferdinand Erlmann, Fras-le/ Master, IQA, Itaprochim, Knorr-Bremse, Mercedes-Benz, MundoCoop, Siemens, Smarttech/ Multittech, Shandong, UCS, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Wabco e Wolverine/ Tekno.

PROGRAMAÇÃO

8 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
08h30 – Deslocamento da Casa Perlage para o Centro Tecnológico Randon
09h30 – Test drive no Centro Tecnológico Randon
14h05 – Solenidade de abertura na Casa Perlage
14h40 – Painel “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios”, com Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch; David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva.
16h55 às 20h15 – Apresentações de trabalhos técnicos

9 DE MAIO – QUINTA-FEIRA
08h30 às 15h15 – Apresentações de trabalhos técnicos
15h45 – Painel “Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade – Desafios e Oportunidades”, com César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto – Divisão Autopeças das Empresas Randon; Germano Collobialli, gerente de Aplicação e Assistência Técnica – América do Sul da WABCO; Luis Fernando Nuss, engenheiro do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus; e Pedro Orlando, gerente de Engenharia da Knorr-Bremse Brazil. Mediação de Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento do Produto da Ford Motor Company e coordenadora do Grupo de Freios do CB-05 da ABNT.
16h40 – Sessão de encerramento e entrega de Certificado Best Paper

14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos
Data: 8 e 9 de maio de 2019, a partir das 8h30
Local: Casa Perlage - rua Humberto de Alencar Castelo Branco, 603, Bairro Do Parque, Farroupilha, RS
Programação completa: http://bit.ly/14ColloquiumFreios


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar