Keko adquire projeto de startup e lança na Automec 2019 capota rígida retrátil para o mercado premium

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Schio
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Nas versões manual e automática, produto de alto valor agregado foi desenvolvido de forma pioneira no mercado brasileiro pela startup gaúcha ALLT Brasil

A Automec 2019 – 14ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 23 a 27 de abril, em São Paulo, foi escolhida pela Keko Acessórios para lançar no mercado brasileiro um produto inovador e de alto valor agregado: a Capota Rígida Retrátil Aluminum, nas versões manual e automática. A líder brasileira em personalização automotiva adquiriu o projeto, em maio de 2018, da ALLT Brasil, startup criada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, no ano de 2014. O produto ganhou destaque no parque fabril da Keko, em Flores da Cunha. Em um ano, a produção saltou de 1 unidade/dia para 10 unidades/dia, com expectativa de alcançar entre 6% a 7% do faturamento global da companhia em 2019, podendo chegar a 10% nos próximos anos.

“Visualizamos uma oportunidade de negócio para aumentar o mix de produtos e ter maior participação de mercado, com um produto inédito e inovador no Brasil focado no consumidor que busca segurança e proteção. Esse modelo de capota transforma a caçamba da picape em um porta-malas 100% seguro, como se fosse um carro sedan”, afirma o presidente executivo da Keko, Leandro Scheer Mantovani, ressaltando que, com a aquisição do projeto, a empresa passa a oferecer um produto premium e de nicho no seu portfólio, o que converge com a estratégia da companhia de valorização do mix e posicionamento de mercado focado na diferenciação.

Com patente requerida, a Capota Rígida Retrátil Aluminum até então era comercializada pela ALLT Brasil no mercado interno por venda online direta ao consumidor. A Keko ampliou os horizontes do projeto tendo como estratégia comercializar o produto inicialmente no mercado externo. As mais de mil peças produzidas no primeiro ano foram embarcadas para 16 países na América do Sul e Central, África, Europa e Oceania. Neste período as vendas no e-commerce também cresceram, geridas pela Auto K, e a solução está em processo de homologação com três montadoras para fornecimento como produto original.

Com o lançamento nacional na Automec, a Keko passará a comercializar a capota na rede de revendedores credenciados pela marca. “Com a nossa capacidade produtiva e tecnológica, estrutura comercial e rede de distribuição, conseguiremos alcançar as revendas do aftermarket em todo país”, reforça Mantovani. E completa: “Estudamos o mercado, que nos apontou assertividade para esse produto inovador, existente na Europa e nos Estados Unidos, mas que no Brasil apenas a Keko está produzindo. Essa estratégia nos coloca mais uma vez na vanguarda do setor automotivo brasileiro.”

COMO SURGIU A IDEIA DA CAPOTA RÍGIDA RETRÁTIL

Diego Vergani e Maicon Roberto Boschetti, sócios da startup ALLT Brasil, contam que a ideia inicial nasceu em 2005, quando buscavam produtos diferenciados para suas picapes. Foi quando descobriram a existência, no mercado norte-americano, de uma capota rígida retrátil. Começaram a traçar os primeiros esboços para a criação de um modelo similar no Brasil, mas devido ao alto custo de desenvolvimento acabaram deixando o plano em stand-by. Em 2013, já mais capitalizados, foram em busca de parceiros para implementar o projeto, que foi desenvolvido em segredo durante dois anos. No ano de 2016, foram comercializadas cerca de 100 unidades da capota para testes, mas a marca ALLT Brasil e o produto foram lançados oficialmente no mercado somente em março de 2017. O projeto foi desenvolvido 100% em Caxias do Sul, com tecnologia nacional.

“Acabamos criando esse mercado no Brasil. No início ninguém acreditava que um produto com esse valor venderia aqui”, recorda Vergani, acrescentando que o sonho inicial já era vender a capota para concessionárias e montadoras.

DIFERENCIAIS E VANTAGENS DO PRODUTO

A Capota Rígida Retrátil Aluminum transforma a caçamba da picape em um porta-malas. Esse é o principal atrativo do produto, traduzido em segurança e praticidade, com design sofisticado e acabamento superior. Diferentemente dos outros modelos de capotas rígidas existentes no mercado, a capota produzida pela Keko recolhe totalmente até o final, permitindo a utilização da caçamba para o transporte de cargas de maior volume. A segurança é um benefício importante. Produzida em alumínio estrutural de alta resistência e outros materiais como nylon e aço inox, a capota conta com trava antivandalismo, o que garante proteção e segurança para as bagagens.

Submetida a diversos testes em laboratório, campo de provas e situações críticas reais, foi projetada para resistir às severas condições de uso, suportando até 100 quilos na sua superfície. A capota possui exclusivo sistema triplo de vedação contra água e poeira, garantindo tranquilidade para desbravar terrenos de areia e terra. Oferece um ano de garantia e permite fixação de santantônio e racks sem furações.

MODELOS DISPONÍVEIS

A Capota Rígida Retrátil Aluminum é fabricada nas versões manual e automática. O modelo automático é acionado por controle remoto, abrindo-se ao toque de um botão que proporciona acesso a todo compartimento de carga, tornando o uso da caçamba muito mais prático e amigável. Seu sistema de trilhos permite acoplar diversos acessórios sem furos ou adaptações, com praticidade e sofisticação. A versão manual conta com a mesma tecnologia, robustez e design da automática. A abertura é feita automaticamente pelo sistema mecânico, sendo que para fechar basta puxar a esteira que tem funcionamento suave.

O lançamento da Keko está disponível para todos os modelos de picapes grandes cabine dupla.

Sobre a Keko Acessórios

Fundada há 33 anos, na Serra Gaúcha, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos. Precursora de tendências em seu segmento, destaca-se pelo pioneirismo, inovação, design, tecnologia e qualidade dos produtos.

A marca é reconhecida em mais de 40 países nos cinco continentes e fornece para grandes montadoras mundiais (Fiat, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jeep, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen), além do aftermarket (mercado de reposição). O mix de produtos Keko inclui protetores frontais, estribos, santantônios, engates de reboque, bagageiros, capotas marítimas, entre outros itens.

Em 2011, quando completou 25 anos de fundação, a companhia transferiu-se para um moderno parque industrial com 25 mil metros quadrados de área construída, em Flores da Cunha (RS). Projetada com conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social, a estrutura foi planejada para atender os planos de crescimento da empresa e as demandas do setor automotivo, posicionando a Keko no padrão de qualidade e competitividade dos grandes players mundiais do mercado automotivo. Site: www.keko.com.br