Tecnologia do Volante Bimassa é exposta pela Schaeffler na Automec 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Costa Silva Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Primeira a desenvolver o Volante Bimassa (DMF), a Schaeffler é líder mundial na produção desse sistema de transmissão

Durante a Automec, visitantes poderão realizar a troca de um DMF usando óculos de realidade mista

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, é a maior fabricante de Volantes Bimassa (DMF) do mundo, com mais de 650 modelos diferentes e mais de 150 milhões de unidades produzidas. Durante a Automec 2019, no estande da Schaeffler o visitante poderá saber mais sobre essa tecnologia e ainda aprender a fazer a correta instalação do LuK DMF, por meio de óculos de realidade mista.

A Schaeffler se tornou a precursora no desenvolvimento dessa tecnologia de transmissão quando começou a fabricar o Volante Bimassa há mais de 30 anos. A empresa estabelecia, com isso, novos padrões no isolamento de ruídos e absorção de vibrações do sistema propulsor, otimizando o amortecimento torcional entre o motor e câmbio e aumentando sua eficiência.

Inicialmente desenvolvido para motores de alto desempenho, o Volante Bimassa acabou se firmando também como padrão na classe de veículos compactos, pois além de proporcionar conforto ao dirigir, faz com que o motor do veículo trabalhe em rotações de alta eficiência no consumo de combustível, reduzindo as emissões de CO2.

Evolução

A evolução dos motores nas últimas décadas acrescentou novos desafios à indústria automobilística: enquanto os torques dos motores continuavam aumentando, a otimização do sistema propulsor também gerava um aumento do efeito denominado “ruído de câmbio”. Especialmente os motores a diesel com altos torques provocavam vibrações rotacionais adicionais que podiam ser ouvidas como um rugido vindo do chassi do veículo. Encontrar uma solução para eliminar esses efeitos desagradáveis tornou-se uma importante tarefa para os engenheiros automotivos.

Foi assim que a Schaeffler desenvolveu o Volante Bimassa, composto de um volante dividido em duas massas: a massa de inércia primária no lado do motor e a massa de inércia secundária no lado da transmissão. Elas permanecem conectadas uma à outra por meio de um sistema de amortecimento por molas bem mais longas do que as molas de amortecimento usadas na embreagem, podendo isolar as vibrações geradas de forma mais eficiente. Com o Volante Bimassa LuK, as rotações críticas de ressonância foram reduzidas a níveis abaixo da rotação de marcha-lenta, mantendo ao mesmo tempo, o amortecimento de vibrações originadas no motor.

Desde então, o DMF vem evoluindo continuamente para atender o crescente desempenho dos motores e as exigências de conforto dos clientes. Há alguns anos, a Schaeffler otimizou o Volante Bimassa, com amortecedores de pêndulo centrífugo, aumentando a absorção de vibrações. O amortecedor do pêndulo centrífugo já vinha sendo aplicado em motores de aviões, mas a massa do pêndulo necessária e a complexidade de sua aplicação em motores impediam que fosse usado no setor automotivo. Ao combinar a ideia ao Volante Bimassa, a Schaeffler teve êxito em encontrar uma solução viável, possibilitando a incorporação do amortecedor de pêndulo centrífugo ao drivetrain. Como resultado, o DMF LuK garante excelente conforto na direção, inclusive para as gerações de motores de alto torque, e foi projetado para durar por toda a vida útil do veículo, sem apresentar sintomas de fadiga.

Assim, o Volante Bimassa da Schaeffler contribui na absorção das vibrações, reduz ruídos na transmissão, aumenta a vida útil do câmbio e proporciona maior conforto ao motorista. Também possibilita a condução do veículo com alta eficiência no consumo de combustível, o que contribui com a diminuição de emissões de CO2. “O LuK DMF oferece uma série de benefícios e durante a Automec, o reparador ainda poderá ver ao vivo essa tecnologia, além de ter a oportunidade aprender na prática como fazer a correta aplicação dele através de óculos de realidade mista e do suporte da nossa equipe técnica”, afirma Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo.

Presença na Automec: lançamento de novo portal, REPXPERT e realidade mista

O Volante Bimassa (DMF) é uma das soluções inovadoras que a Schaeffler vai expor na Automec 2019, além de outras tecnologias, tais como LuK 2CT, LuK GearBOX e FAG SmartSET. Além disso, durante a feira será lançado o REPXPERT, nova plataforma on-line que oferece treinamentos, vídeos, materiais técnicos, informações sobre produtos e muito mais. REPXPERT é a marca global de serviços da Schaeffler no mercado de reposição automotiva, que reúne todos os serviços referentes aos produtos das marcas LuK, INA e FAG.

Estande Schaeffler: E151

Data: 23 a 27 de abril de 2019
Horário: Terça a sexta das 13h às 21h - Sábado das 9h às 17h
Local: São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Sobre a Schaeffler

O Grupo Schaeffler é um fornecedor automotivo e industrial global. Ao fornecer componentes e sistemas de alta precisão em aplicações de motores, transmissões e chassis, bem como soluções de rolamentos para um grande número de aplicações industriais, o Grupo Schaeffler já está moldando significativamente a “Mobilidade para o amanhã”. A empresa de tecnologia gerou vendas de aproximadamente 14,2 bilhões de euros em 2018. Com cerca de 92.500 empregados, a Schaeffler é uma das maiores empresas familiares do mundo e, com aproximadamente 170 locais em mais de 50 países, possui uma rede mundial de fábricas, instalações de pesquisa e desenvolvimento e escritórios de vendas. Com mais de 2.400 registros de patentes em 2018, a Schaeffler é a segunda empresa mais inovadora da Alemanha, de acordo com o DPMA (German Patent and Trademark Office).