Bosch amplia leque de soluções conectadas para oficinas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Carrara
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Mobilidade do futuro e os desafios do mercado de reposição

• Até 2025, mais de 470 milhões de veículos conectados
  • Processamento de dados, Internet das Coisas e aumento da conectividade trarão mais eficiência e qualidade à manutenção
  • Connected Repair – software conecta todos equipamentos e evita trabalho duplicado

De acordo com a empresa de auditoria e consultoria PwC, haverá mais de 470 milhões de veículos conectados nas estradas até 2025. “Cada vez mais as soluções conectadas e baseadas em processamento de dados permitirão que os processos e serviços sejam realizados com mais rapidez e eficiência, e esse cenário não será diferente no mercado de reposição”, destaca Delfim Calixto, presidente da divisão Automotive Aftermarket da Bosch América Latina.

O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo e, ao mesmo tempo, proporcionarão uma economia significativa de tempo. “Queremos apoiar os nossos parceiros por meio de conceitos inovadores para manutenção de toda a frota, oferecendo soluções conectadas tanto para diagnósticos e reparação quanto para o dia a dia da oficina”, ressalta Calixto. “E, no futuro, a realidade aumentada também será outro facilitador para os profissionais, especialmente no reparo de sistemas mais sofisticados”, completa o executivo.

Oficina conectada ao carro

Já pensou receber um aviso no painel do seu carro informando que está na hora de fazer a manutenção preventiva e com um toque de um botão o serviço é agendado na oficina mais próxima ou de sua confiança? Essa é uma das possibilidades da conectividade. Isso será possível visto que as informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros (carro e oficina) e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.

O software Connected Repair, por exemplo, conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir o número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a retrabalhos.

Outro diferencial do Bosch Connected Repair é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão. Essa funcionalidade permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.

14ª Automec

Data: de 23 a 27 de abril de 2019

Horário: terça a sexta das 13h às 21h e sábado das 9h às 17h

Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n

Endereço do estande Bosch: Rua E 130

Informações: www.automecfeira.com.br

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.300 colaboradores e registrou, em 2017, um faturamento líquido de R$ 4.9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.000 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6.1 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br, www.twitter.com/bosch_brasil.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega cerca de 410.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2018) de acordo com dados preliminares, a empresa gerou vendas de 77.9 bilhões de euros em 2018. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa utiliza sua expertise de tecnologia de sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada e aprimorar a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar. Assim, a empresa cria "Tecnologia para a Vida". O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 69.500 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 125 localidades em todo o mundo. Mais informações: www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse