Logo
Imprimir esta página

Last miles delivery, logística reversa e mobilidade urbana: conheça quais são as verticais das Autotechs

*Por Yago Almeida

Segundo o último estudo realizado pela Liga Ventures, aceleradora corporativa que ajuda grandes empresas a criar programas de inovação aberta junto a startups e ações de empreendedorismo interno, o segmento de Autotechs (startups ligadas ao setor automotivo) possui 193 startups, divididas em 22 categorias.

Logística e Transportes, Mobilidade, Tecnologias Aplicadas e Tecnologias Automotivas são as que mais têm ganhado destaque nos últimos anos. Se fizermos um exercício de futurologia, acredito que veremos ainda um boom de iniciativas inovadoras no que diz respeito a last miles delivery, logística reversa e mobilidade urbana.

Isso porque, junto com novas ideias, vêm a demanda por soluções que sejam efetivas no dia a dia da população. Para entendermos um pouco melhor, vamos detalhar cada um deles:

· Last Miles Delivery: em tempos em que quase tudo pode ser pedido em poucos cliques, via celular e apps, o delivery tem ganhado destaque no que se refere à experiência do cliente. Nesse cenário, o conceito de last miles ganha espaço, pois consiste na última etapa de entrega do produto e, consequentemente, na impressão que sua loja vai deixar. Por meio do uso de tecnologias, vemos um número grande de autotechs que têm se empenhado para melhorar as entregas e fidelização de clientes. Um dos melhores exemplos de last miles delivery são as ações do iFood, que está sempre de olho nas principais tendências mundiais e nos últimos meses apostou em entregas por novos modais, como bikes elétricas;

· Logística Reversa: uma das pautas que mais geram discussões nos últimos anos é a questão de sustentabilidade. Por isso, o conceito de logística reversa ganha espaço nas mesas de gestores de empresas, como uma preocupação do impacto de nossas ações no meio ambiente e sociedade. Por isso, iniciativas inovadoras e startups focadas em oferecer soluções que possibilitem adequar os processos produtivos ao modo correto de descarte de resíduos e reaproveitamento de produtos são uma forte tendência do mercado;

· Mobilidade urbana: essas palavrinhas nunca estiveram tão em alta quanto agora e há uma razão para isso. Os grandes centros, cada vez mais populosos, geram transtornos absurdos de deslocamentos. Diante disso, as autotechs que oferecem soluções de mobilidade urbana ganham destaque e chamam atenção de esferas públicas e privadas. A startup E-moving, por exemplo, é uma das que mais cresce por oferecer a modalidade de bikes elétricas por modelos de assinaturas recorrentes. Outros ótimos exemplos, que têm adeptos em todos os locais, são a Yellow (bicicletas) e a Green (de patinetes elétricos). Tais opções nos mostram o quanto o público está aberto para novas abordagens de deslocamentos e o quanto ainda podemos inovar;

Claro que essas são apenas algumas previsões pessoais, que faço com base no que conheço do mercado automotivo. Como é um campo vasto e com potencial para grandes inovações, valer ficar de olho e investir naquilo que temos de melhor.

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto