Logo
Imprimir esta página

Tecon Salvador realizou operação inédita no país com dois novos tipos de contêineres isotanks

Pela primeira vez, os equipamentos são utilizados no modal marítimo no Brasil

O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, realizou operações com dois modelos de contêineres tanques (isotanks) inéditos no país. Com capacidade de manter a carga aquecida durante todo o trajeto, esses equipamentos estão sendo utilizados para transportar produtos, como pasta de cacau e manta asfáltica, pela primeira vez, por via marítima no Brasil.

“No Tecon Salvador, trabalhamos sempre para o desenvolvimento contínuo de novos negócios. A operação atende a uma demanda dos nossos clientes e reforça a posição do Porto de Salvador como referência nas regiões Norte e Nordeste”, destaca Patrícia Iglesias, diretora comercial do Terminal.

Os isotanks pertencem à empresa MissionLine Logistics, representante da GEM Containers e da TEC BitutainerTM, e são importados de Singapura e dos Estados Unidos através do Tecon Salvador. No caso da pasta de cacau, produzida em Ilhéus, no Sul da Bahia, são utilizados isotanks heaters, com capacidade de 20 mil litros, para exportação do produto à Argentina.

Além de manter a temperatura a 70ºC, esse tipo de contêiner possui um dispositivo que mistura a pasta, mantendo suas propriedades, e um sistema que possibilita verificar qualquer alteração na carga durante a viagem ou armazenamento. Anteriormente, a exportação da pasta de cacau era feita por rodovia em caminhões cisternas ou isotanks standard.

“O transporte marítimo com esse equipamento especial permite uma operação mais ecológica, com menor emissão de carbono, e melhor custo-benefício, em comparação com o modal rodoviário, mesmo considerando as tarifas portuárias, preservando a qualidade da carga e mantendo a temperatura ideal para o transporte. Esse é um passo importante para o desenvolvimento de uma logística integrada e inovadora no setor alimentício da região”, explica Alessandra Torazan, gerente comercial da MissionLine Logistics.

Para a operação com manta asfáltica no Norte do país, foram importados isotanks bitutainers, com capacidade de manter a temperatura em até 170 0C e carregar 20 mil litros, próprios para transportar esse tipo de produto. Os contêineres saem vazios do Tecon Salvador e chegam por cabotagem a Manaus. Depois, seguem por barcaça para receber a carga das refinarias da região.

O deslocamento antes era feito por carretas tanques e em balsas por via fluvial. A nova logística permitiu a otimização do transporte intermodal, com redução de custo e utilização de apenas uma ferramenta de logística para toda a viagem, o que representa menos transferências do produto, diminuindo poluição potencial e perda de carga.

Nas duas operações, serão utilizados 12 isotanks no total. Fabricados em aço inox, esses contêineres são produzidos conforme a norma ISO. Eles ficam dentro de uma estrutura resistente, o que permite alocá-los nos navios, com segurança.

O Tecon Salvador é hoje um dos principais viabilizadores logísticos de atração de investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 435 mil TEU por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000. O terminal conta com 4 mil metros de armazém alfandegado, 674 tomadas frigoríficas, 11 RTGs (9 elétricos) e seis portêineres STS (ship to shore crane), dos quais três são do modelo Super Post-Panamax.

Sobre o Grupo Wilson Sons

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima no mercado brasileiro e oferece soluções da cadeia de suprimento, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica, conectando as melhores soluções aos resultados esperados pelos seus clientes. Com presença nacional, atua de forma inovadora, acompanhando as tendências do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto