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Maersk participa de projeto piloto de biocombustíveis em transporte marítimo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Peruccini:
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Mette Maersk Rotterdam March Mette Maersk Rotterdam March

Convencidos da urgência de agir em relação ao clima, um grupo de multinacionais holandesas - FrieslandCampina, Heineken, Philips, DSM, Shell e Unilever - todos membros da Dutch Sustainable Growth Coalition (DSGC), unirá forças com a A.P. Moller - Maersk para dar um passo tangível em direção à descarbonização do transporte marítimo.

O projeto piloto usará até 20% de biocombustíveis sustentáveis ​​de segunda geração em uma grande embarcação tripla e, navegará 25.000 milhas náuticas de Roterdã para Xangai (incluindo o retorno), utilizando apenas misturas de biocombustíveis, economizando 1,5 milhão de quilos CO2 e 20.000 quilos de enxofre.

Os membros da DSGC e a Maersk concordam que o combate às emissões nocivas relacionadas ao transporte marítimo é uma necessidade urgente, e que a colaboração intersetorial é necessária para desenvolver, testar e implementar novas soluções. Os membros do DSGC, muitos dos quais são clientes da Maersk, desempenharam um papel fundamental, pois iniciaram e patrocinaram o projeto piloto. A Shell atua como fornecedora de combustível para o piloto e a Maersk desempenha o papel de parceira operacional.

Biocombustíveis de segunda geração sustentáveis ​​são apenas uma das soluções possíveis para a descarbonização do transporte marítimo. A longo prazo, avanços em combustível e desenvolvimento técnico (e-combustíveis) e o investimento em cadeias de fornecimento comerciais são necessários para alcançar reduções significativas de emissões.

"As empresas DSGC se unem em ação para contribuir com os ODS da ONU. Com essa iniciativa, focamos na Ação Climática (SDG 13). Tomamos a iniciativa de fazer parceria com a AP Moller - Maersk nesse importante esforço", diz Jan Peter Balkenende, presidente do DSGC. "Este teste piloto de biocombustível em uma linha de navegação marítima cruzada representa um passo importante. No entanto, muitas inovações são urgentemente necessárias. Elas só podem ser desenvolvidas, testadas e implementadas com sucesso em colaborações do setor como um todo."

Søren Toft, Diretor Operacional AP Moller - Maersk comentou: "Para alcançar nossa meta zero de CO2 até 2050, nos próximos 10 anos precisamos de grandes avanços. A Maersk não pode fazer isso sozinha. É por isso que esta colaboração com a DSGC e seus membros é um passo tão importante para identificar e trazer soluções de baixo carbono para a vida. Ele estabelece a base para como parceiros inter-indústria podem trabalhar juntos para dar passos em direção a um futuro mais sustentável. Nós damos as boas-vindas a outros para participar de nossos esforços, como esta jornada é apenas começando."

Søren Toft acrescentou: "Os biocombustíveis são uma das soluções viáveis ​​que podem ser implementadas a curto e médio prazo. Através deste piloto, pretendemos aprender mais sobre o uso de biocombustíveis em geral, e entender as possibilidades de aumentar seu uso de forma sustentável e econômica".

O transporte responde por 90% das mercadorias transportadas e por 3% do total das emissões globais de CO2, e deve aumentar para 15% até 2050, se não for verificado. A economia de CO2 dessa jornada sozinha equivale ao CO2 anual emitido por mais de 200 residências em um ano ou 12 milhões de quilômetros percorridos em um carro médio que é 300 vezes ao redor do mundo. A viagem ocorrerá entre março e junho de 2019.

Sobre o biocombustível usado:

O biocombustível usado neste piloto é o chamado biocombustível de 'segunda geração', produzido a partir de fontes de resíduos, neste caso óleo de cozinha usado (UCOME). O biocombustível de segunda geração significa que o biocombustível vem de resíduos. Isto pode ser usado óleo de cozinha, resíduos florestais, resíduos de aparas de madeira, etc. Este biocombustível é Certificado ISCC, o que significa que toda a cadeia é certificada por terceiros. O poder do biocombustível é que ele pode, em certa medida, substituir / misturar com combustíveis convencionais (fósseis), sem ter que fazer grandes adaptações técnicas aos motores ou exigir um novo motor completo, etc.


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