Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mobilidade causa transtorno para consumidores e empresários de BH

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fecomércio - MG
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Trânsito intenso, dificuldade logística de carga e descarga e preço de estacionamentos são os principais problemas apontados por pesquisa da Fecomércio MG

A avaliação do trânsito na capital mineira tem melhorado gradualmente entre consumidores e empresários. Apesar disso, cerca de 40% dos belo-horizontinos acredita que os problemas de locomoção de pessoas, veículos e cargas impactam negativamente o comércio. Os transtornos principais são o trânsito, a dificuldade logística de carga e descarga de mercadorias e o custo de estacionamento em vias de fluxo intenso. É o que revela a “Pesquisa Mobilidade Urbana – Opinião do Consumidor e do Empresário 2019”, produzida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. O levantamento busca demonstrar os hábitos e opiniões da população da capital mineira em relação ao trânsito, aos aspectos da mobilidade urbana e ao transporte público.

O economista da entidade, Guilherme Almeida afirma que 61,3% dos consumidores apontam o fato de o estabelecimento possuir estacionamento próprio como um diferencial. “Esse ponto da pesquisa é importante, pois está intimamente ligado aos novos hábitos e preferências do consumidor que busca, cada dia mais, bons preços e comodidade”, revela.
Outro dado relevante é o crescimento do uso dos aplicativos de transporte para a ida às compras. “Esses apps vêm conquistando espaço nos hábitos de consumo das famílias e já aparecem como o segundo meio mais utilizado para as compras (24%), perdendo apenas para o próprio veículo (33,8%). Esse comportamento acompanha o cenário mundial, onde as pessoas usam mais aplicativos e meios compartilhados de locomoção em vez de veículos próprios e tradicionais”, informa Almeida.
Por outro lado, a avaliação do transporte público continua negativa, com destaque para o valor das tarifas. O custo das passagens é motivo de insatisfação para 72,9% dos belo-horizontinos.

Impacto no comércio

O trânsito ruim (94%) foi avaliado como o item mais prejudicial ao comércio. A dificuldade de carga e descarga e o custo do estacionamento têm grande influência para mais de 60% das empresas. Além disso, mais da metade dos empresários (58,4%) está insatisfeita com o transporte público da cidade. Os aumentos nas tarifas impactam 68,7% dos estabelecimentos, elevando a matriz de custos da empresa.

Sobre a pesquisa

A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das grandes cidades. A atual dinâmica do trânsito interfere na rotina da população, na qualidade de vida e de trabalho e nos hábitos de consumo das famílias. Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana tem se intensificado no Brasil, pois a maior parte dessas cidades enfrenta dificuldades para desenvolver planos que facilitem o deslocamento de pessoas e de cargas e fortaleçam o comércio.
Por esses motivos a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realiza, a cada dois anos, a pesquisa “Mobilidade Urbana – Opinião do Empresário e do Consumidor”. Os dados referentes ao consumidor foram coletados de 14 a 20 de fevereiro de 2019. As entrevistas foram realizadas com 396 pessoas, com margem de erro de 5 pontos percentuais. Já a análise feita com os empresários ocorreu no período de 7 a 13 de fevereiro, com 388 empresas. A margem de erro também foi de 5 pontos.

Acesse a íntegra da pesquisa Mobilidade Urbana – Opinião do Empresário/2019, pelo endereço: http://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2019/03/02-2019-Mobilidade-Empresário.pdf
A pesquisa Mobilidade Urbana – Opinião do Consumidor/2019 pode ser lida em: http://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2019/03/02-2019-Mobilidade-Consumidor.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar