Brasil,

Novidades do setor metroferroviário movimentam mercado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Conteúdo Empresarial
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Empresas presentes na NT Expo confirmam reaquecimento da demanda

A 21.ª NT Expo encerra o segundo dia de realização com palestras e novidades tecnológicas. Veja alguns destaques de edição e não deixe de visitar a feira nesta quinta-feira (21), último dia do evento.

A Advanced Rail Systems trouxe para a feira uma máquina de chave, equipamento que dá suporte ao movimento dos equipamentos de Aparelho de Mudança Via (AMV), que garante a mudança de vias dos trens. Segundo o VP of Engineering International Sales Director, Dilson Rodrigues, fabricado nos Estados Unidos, o equipamento é elétrico-hidráulico. "Hoje atendemos cinco empresas no Brasil, além das principais ferrovias norte-americanas: Union Pacific, BNSF Railway, KSM, entre outras", destaca o executivo. Ele diz que o equipamento com manutenção adequada pode durar 50 anos.

Conforme o executivo, a empresa aguarda a renovação das concessões para que sejam realizados investimentos em vias e surjam oportunidades de negócios. "A NT Expo é importante nesse contexto, pois permite prospectar clientes e oportunidades de mercado".

A Windhoff, empresa especializada em manutenção da frota e de vias, estreia na feira com boas perspectivas. Segundo o CEO da companhia, Jens Peter John, o potencial do mercado latino-americano e a realização simultânea com a Intermodal foram fatores decisivos para a empresa estrear na feira. "O mercado estava parado, mas temos grande expectativa com o novo governo. O potencial do mercado brasileiro é gigantesco. Porém, esperamos que os projetos sejam implementados de forma rápida".

John diz que a empresa participa do acordo de cooperação entre o Ministério da Indústria do Governo da Alemanha e o Ministério da Infraestrutura do Brasil. "A proposta é dar suporte para a melhoria da infraestrutura brasileira, o que inclui tecnologias e sistema de sinalização".

Estação do Conhecimento recebe mais de 200 pessoas em apenas dois dias

Um dos destaques da NT Expo, a Estação do Conhecimento, teve grande audiência para a palestra GE Transportation + Wabtec: Acelerando o futuro do transporte, que tratou sobre o portfólio combinado pós fusão das duas empresas e as soluções digitais para operações ferroviárias automatizadas de carga e de passageiros.

"Oferecemos uma série integrada de componentes de última geração para vagões de metrô, trens urbanos e ônibus, sempre focados na segurança, na eficiência e no conforto dos passageiros", declarou a diretora executiva da Wabtec Brasil, Renata Muramatsu. "Possuímos uma linha atrativa de locomotivas, inclusive, a frota diesel-elétrica mais eficiente do mundo e uma ampla seleção de controles essenciais para o negócio, como os sistemas avançados de freios, o software de controle de trem e cabine, além do Trip Optimizer, que garante até 13% de economia do combustível", complementou a diretora de marketing e relações governamentais da GE Transportation, Márcia Gomes.

Aproveite o último dia da feira (21.03) e assista aos seminários que ocorrerão na Estação do Conhecimento. Das 14h às 14h30, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Pedro Machado, apresenta palestra sobre "O Desenvolvimento Metroferroviário no Cenário Atual". Simultaneamente, será apresentada palestra sobre a "Normalização Ferroviária da Europa", apresentada pelo engenheiro da Safevia, Francisco de Melo Parente. Esses são alguns exemplos das 14 palestras que terão ao longo do último dia. Não perca!

Imprensa premiada

Outro evento que ganhou destaque na NT Expo foi a entrega do 2º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros. O Presidente da entidade, Joubert Flores; o Vice-Presidente Executivo da Associação, João Gouveia; e a Gerente da NT Expo, Márcia Gonçalves, realizaram as premiações dos vencedores e finalistas.

"Com o intuito de valorizar o trabalho da imprensa na divulgação das informações pertinentes ao nosso setor, nós da ANPTrilhos criamos esse Prêmio de Jornalismo, que tem o propósito de incentivar a produção jornalística para difundir a importância do papel do transporte sobre trilhos na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros", destacou o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, durante a cerimônia de premiação.

A premiação contou com duas categorias, Mídia Digital e Mídia Impressa, recebendo um total de 91 inscrições. Os vencedores de cada categoria receberam troféu, certificado e premiação no valor de R$ 7 mil. Os segundos e terceiros colocados receberam troféu e certificado.

A reportagem vencedora na categoria Mídia Digital foi "A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem", de autoria de Eumano Silva e coautores, publicada no jornal Metrópoles, em 2018. "A hora e a vez dos VLTs" foi a reportagem vencedora da Categoria Mídia Impressa. A matéria de autoria da jornalista Renata Passos foi publicada pela Revista Ferroviária na edição novembro/dezembro de 2018.

Conheça os vencedores por categoria:
Mídia Digital: 1º Colocado - A tragédia de Mariana (MG) vista pela janela do trem – Metrópoles - Eumano Silva; 2º Colocado - Em Movimento os trilhos do Brasil (Episódio 3) - GloboNews - Guilherme Ramalho de Melo; 3º Colocado – Brasileiros trocam carro por trem para viajar com segurança - Jornal da Record - Norma Pocker Lembo
Mídia Impressa: 1º Colocado - A hora e a vez dos VLTs - Revista Ferroviária - Renata Passos; 2º Colocado - Comunicação imediata - Revista CNT Transporte Atual - Evie Gonçalves; 3º Colocado - Compra milionária de trens da Trensurb nasceu sob suspeita de cartel - Zero Hora - Humberto Trezzi.

Sobre a Intermodal South America - www.intermodal.com.br

A Intermodal South America é o maior evento das Américas direcionado para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. Realizada há mais de 20 anos, a feira é considerada uma plataforma de negócios que reúne, em três dias, os principais players do setor com o objetivo de fomentar negócios e parcerias e dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos segmentos que congrega. Em sua última edição, reuniu mais de 400 marcas expositoras de 22 países e atraiu mais de 33 mil profissionais. Em 2019, o evento já tem data marcada e acontece de 19 e 21 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A Intermodal é organizada pela Informa Exhibitions, que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo. Para saber mais e para as últimas notícias e informações, visite: www.informa.com

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar