Brasil,

Monroe Axios ensina como fazer a substituição correta das bieletas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anamaria Rinaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Componente é responsável por garantir melhor dirigibilidade, estabilidade e conforto

As bieletas são hastes que ligam a barra estabilizadora à suspensão do veículo e, quando apresentam desgaste, exibem sinais como barulhos e instabilidade na direção. Por isso, realizar revisões periódicas, com a troca no momento certo, é fundamental para assegurar a dirigibilidade, o conforto e a estabilidade do veículo. Por isso, a Monroe Axios, empresa referência na fabricação de borrachas e componentes para suspensão, orienta os reparadores como fazer a troca correta do componente.

Transmitindo movimentos compensatórios para a suspensão, as bieletas podem apresentar problemas facilmente identificados, como haste torta ou empenada, coifa rasgada e folgas nas fixações. A Monroe Axios recomenda realizar revisões periódicas no sistema, no máximo, a cada 10.000 quilômetros, ou quando notar sinais de desgaste, seguindo sempre as especificações do fabricante. A substituição imediata será necessária quando forem constatados defeitos na peça.

“Antes da instalação, o primeiro passo é averiguar qual a bieleta indicada para cada tipo de veículo, uma vez que a peça é desenvolvida de acordo com as características do carro e da suspensão. Elas podem parecer iguais, mas há diferenças no tamanho, no sistema de fixação e no ângulo de encaixe”, alerta Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da Tenneco.

Durante a montagem, recomenda-se girar o pino esférico para seus primeiros movimentos e lubrificação com graxa aditivada. Esse procedimento garante melhor utilização do equipamento logo nos primeiros minutos de uso, melhorando a sua movimentação. Em seguida, quando for encaixá-las na barra estabilizadora e no amortecedor, o reparador deve utilizar porcas autotravantes, ou aplicar a trava química (cola) nos filetes para assegurar a fixação das bieletas e evitar que elas não se soltem durante as trepidações da carroceria.

Para travar o pino esférico, Caretta lembra que é importante utilizar ferramentas específicas. “O uso de equipamentos pneumáticos na montagem pode danificar o pino esférico e a coifa de proteção devido à velocidade excessiva de rotação e no torque de aperto”, orienta.

Ao final do processo, é fundamental que o reparador observe os dois lados das bieletas ao fixa-las na barra estabilizadora. Em alguns modelos de veículos, a barra se movimenta lateralmente, podendo causar seu travamento. Nesse caso, será necessário trocar as bieletas, verificar todos os pontos de fixação da barra estabilizadora – especialmente a condição das buchas da barra – e o aperto dos suportes.

“As bieletas Monroe Axios são produzidas com o mais alto nível de qualidade. O corpo da peça é feito em aço carbono com dureza controlada e solda automatizada, e o mancal é de nylon de alta durabilidade. Já o pino esférico tem acabamento com rugosidade controlada para garantir a melhor movimentação dentro do mancal”, afirma Caretta.

Mais informações sobre os produtos Monroe Axios podem ser consultadas por meio do serviço de relacionamento com o cliente no telefone 0800-166-004 ou através do site www.monroeaxios.com.br.

Sobre a Tenneco
Sediada em Lake Forest, Illinois, a Tenneco é uma das principais desenvolvedoras, fabricantes e distribuidoras de produtos e soluções tecnológicas para um ar mais limpo e um transporte mais suave, silencioso e seguro para mercados diversificados, incluindo os de veículos leves, pesados, comerciais e off-road e de reposição, com receita de US$ 9,3 bilhões em 2017 e aproximadamente 32.000 funcionários em todo o mundo.

Em 1º de outubro de 2018, a Tenneco concluiu a aquisição da Federal-Mogul, fornecedora líder global para fabricantes OEM e para o mercado de reposição com cerca de 55.000 funcionários em todo o mundo e receita de US$ 7,8 bilhões em 2017. Além disso, a companhia espera separar seus negócios para formar duas novas empresas independentes, uma de Aftermarket e Ride Performance, bem como uma nova empresa de Tecnologia Powertrain, no final de 2019.

Sobre a DRiV - Futura Empresa de Aftermarket e Ride Performance
Após a separação, a DRiV será uma das maiores empresas globais multilinhas e multimarcas para o mercado de reposição, e uma das maiores empresas OE globais de suspensão e freios. As principais marcas de produtos da DRiV serão Monroe®, Öhlins® Walker®, Clevite®Elastomers, MOOG®, Fel-Pro®, Wagner®, Ferodo®, Champion®, entre outras. A DRiV teria receita pro-forma em 2017 de US$ 6,4 bilhões, com 56% dessas receitas originárias do mercado de reposição e 44% de clientes OE.

Sobre a nova Tenneco - Futura Empresa de Tecnologia Powertrain
Após a separação, a Tennceo será uma das maiores empresas do mundo dedicada exclusivamente a powertrain, servindo a mercados OE em todo o mundo com soluções projetadas para a economia de combustível, produção de energia e para os requisitos de poluição de motores a gasolina, diesel e elétricos. A Tenneco teria uma receita pro-forma de US$ 10,7 bilhões em 2017, atendendo aos mercados de veículos leves, pesados, comerciais, off-road e industrial.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar