Transporte coletivo oferece segurança e economia para quem vai curtir o Carnaval de BH

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rachel Wardi Lopez
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Utilização de ônibus garante benefícios para os usuários aproveitarem a folia da capital mineira

Faltam poucos dias para que o Carnaval comece oficialmente em Belo Horizonte. Mas a preparação para os cinco dias de festa já movimenta a capital e a agenda de ensaios dos blocos segue à todo vapor. Para que os foliões possam ter mais tranquilidade em seus deslocamentos, a partir do dia 1º de março (sexta-feira), o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender aos usuários, com ampliação no quadro de horários e acréscimo de viagens.

Em 2018, a festa atingiu seu recorde de público, com 3,8 milhões de pessoas nas ruas, segundo cálculos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A expectativa para este ano, de acordo com a Belotur, é que a capital mineira receba um número 20% maior, sendo esperados, em média, 4,6 milhões de pessoas. Com tanta gente circulando na cidade, o mais indicado é deixar o carro em casa e utilizar o transporte público.

Optar pelo transporte coletivo urbano no Carnaval é a saída mais viável para um trânsito melhor e uma maior mobilidade urbana, principalmente, em razão dos bloqueios de vias e das restrições de estacionamento. Os usuários do sistema de transporte coletivo por ônibus da capital mineira contam com diversas facilidades em seu trajeto, um incentivo para que os foliões aproveitem melhor as opções de lazer da cidade.

O sistema de bilhetagem eletrônica, por meio do cartão BHBus, permite o rápido embarque no coletivo, já que dispensa o pagamento em dinheiro e agiliza a passagem na roleta. O cartão também oferece desconto aos passageiros. Os foliões que pegarem um segundo ônibus, no período de uma hora e meia após o último desembarque, pagam apenas meia tarifa. São 2.853 ônibus em circulação e 296 linhas, das 35 empresas concessionárias associadas ao SetraBH.

Outro benefício é a integração com o metrô. Com a tarifa máxima de R$ 3,60, os foliões vão poder economizar em seus deslocamentos para curtir a festa. Os cartões BHBus são disponibilizados nas modalidades: pessoa física, jurídica e de gratuidade para idosos. Os usuários podem adquirir e recarregar os cartões em qualquer um dos 45 postos de venda fixos ou por meio dos agentes de venda móvel, que circulam pela cidade.

O acesso à folia também será facilitado graças as faixas exclusivas para ônibus e o sistema BRT/Move. As alterações no fornecimento das frotas vão acompanhar a previsão e a realização dos desfiles. Dessa forma, as linhas alimentadoras estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário estendido no atendimento do metrô. A agilidade do sistema proporciona uma maior fluidez nas estações, com uma maior rapidez nos embarques e desembarques, além de pontualidade e redução nos tempos de viagens.

Além disso, toda frota do sistema de transporte por ônibus é dotada de moderna tecnologia. Visando a segurança dos usuários, câmeras monitoram o interior dos veículos, que também são monitorados por GPS, o que permite a sua localização em toda cidade. Com isso, os foliões podem baixar um aplicativo para acompanhar a chegada das linhas em tempo real. O sistema eletrônico de informações instalados nos pontos também informa a previsão de chegada dos ônibus.