Abrafiltros avalia boas perspectivas para o segmento de filtros em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Majô Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Setor de filtros automotivos deve garantir bom desempenho devido à reposição, enquanto a filtração industrial será beneficiada pelas exigências dos processos fabris.

Após a economia brasileira sofrer turbulências em 2016 e 2015, com o PIB (Produto Interno Bruto) retraindo 3,5% sobre o ano anterior, em 2017 crescer apenas 1%, e, em 2018, evoluir pouco mais de 1%, a expectativa para 2019 é positiva. “Se o cenário político se mostrar favorável, há a expectativa de recuperação gradativa na economia e de as empresas garantirem bons resultados, pois, mesmo diante da crise que o Brasil enfrentou, o mercado de filtros nacional manteve a solidez. Grande parte das empresas gerou oportunidades, investiu e está colhendo resultados”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Novos investimentos estão sendo anunciados em 2019, em sequência aos sinais positivos que já surgiram em 2018. “Novos fabricantes desembarcaram no mercado brasileiro, outras empresas ampliaram plantas e também ocorreram aquisições no mercado”, comenta.

Na opinião de Moura, as empresas que investiram em planejamento visando adequar os investimentos, infraestrutura e operação, devem ampliar os resultados.

“O segmento de filtros automotivos foi impulsionado pelo aftermarket, exportações e pelo mercado de autopeças brasileiro que obteve crescimento expressivo”, afirma Moura, ressaltando que o aumento da frota de veículos usados deve continuar a estimular o setor.

O setor de filtração industrial também manteve a evolução dos anos anteriores. “O mercado de filtros industriais cresce anualmente, pois a demanda é estimulada não só pela necessidade dos fluidos, que devem estar cada vez mais limpos nos processos fabris, mas também pela obrigação de atingir a excelência na água potável”, diz Moura, acrescentando: “Os empresários estão otimistas, apesar de haver ainda uma parcela de incerteza devido às propostas do novo governo”.

Na Abrafiltros, a expectativa também é positiva. Atualmente, as câmaras setoriais de filtros automotivos e industriais seguirão com as novas metas e projetos de trabalho, e como novidade será criada em 2019, a Câmara Setorial de Filtros para Tratamento de Água, Efluentes e Reúso. “O objetivo é estimular o debate, fortalecer ainda mais setor de filtração e ainda possibilitar melhorias para o saneamento básico brasileiro” - explica Moura. Será promovido pela Abrafiltros também em 2019, o 1° Seminário Nacional de Filtros, com o objetivo de aproximar os diferentes segmentos e discutir tendências, inovações e o futuro do mercado de filtros.

Para conhecer mais sobre a Abrafiltros e tornar-se uma empresa associada, acesse: www.abrafiltros.org.br.

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.