BMW Group segue líder da mobilidade premium no Brasil

Com as marcas BMW e MINI, grupo cresceu 11,4% e vendeu 13.101 unidades em 2018;

Vendas de motocicletas BMW Motorrad registraram alta de 8%;

SAV X1 segue como modelo mais vendido da BMW;

Empresa é líder em serviços de eletrificação no Brasil.

Em total sintonia com o desempenho apresentado pelo BMW Group em nível global, durante o ano passado, a operação brasileira da empresa assinalou um robusto crescimento em vendas e confirmou a liderança em produtos e serviços de mobilidade premium no país no mesmo período. Dados divulgados pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, apontam que o BMW Group foi a única fabricante de automóveis premium, entre as três primeiras colocadas do ranking deste setor do mercado brasileiro, que registrou crescimento no ano passado, atingindo 11,4% de alta. Individualmente, as marcas BMW e MINI alcançaram 11.375 e 1.726 automóveis licenciados localmente no período, respectivamente. Graças a esta performance invejável, a BMW fechou 2018 com crescimento em vendas de 11,8% em comparação ao ano anterior, enquanto a MINI assinalou evolução de 8,75%.

“O desempenho em vendas do BMW Group Brasil, com as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, confirma nossas estratégias e é motivo de orgulho para todos nós. A liderança da empresa no segmento premium nacional e a primeira posição do BMW X1 dentre os SUVs premium são um reflexo da paixão e do comprometimento de todos os funcionários e colaboradores do BMW Group Brasil em proporcionar aos nossos clientes produtos e serviços da mais alta qualidade e dotados da mais alta tecnologia”, celebra Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil. “Ademais, ultrapassamos os 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos no Brasil e seguiremos a oferecer novos produtos e serviços no futuro”, reforça o executivo.

De acordo com os dados de emplacamento, o BMW X1 alcançou 4.091 unidades emplacadas no ano passado, sagrando-se o utilitário esportivo premium mais vendido do país pelo segundo ano consecutivo. A 2ª e atual geração do modelo mais vendido pela BMW no país é produzida na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, desde abril de 2016.

BMW Motorrad

Ainda de acordo com os dados de emplacamento do país, a BMW Motorrad anotou uma alta de 8% nas vendas de motocicletas em 2018, com um volume total de 7.158 unidades emplacadas, ante 6.626 entregas registradas no ano anterior. Este desempenho resultou na conquista da liderança da marca no segmento premium de duas rodas nacional. Líder absoluta da categoria Maxitrail, com 26,6% de participação em seu segmento, a R 1200 GS, produzida na fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus, na Amazônia, foi o modelo mais vendido da BMW Motorrad no período, com 2.931 unidades emplacadas.

Marcas históricas

O ano de 2018 também celebrou a superação da marca de 100 mil veículos produzidos pelo BMW Group no país. O volume de 50 mil motocicletas montadas na fábrica do BMW Group em Manaus (AM), atingido em outubro, somou-se à marca de 50 mil automóveis produzidos na unidade fabril de Araquari superada em dezembro.

Mobilidade eletrificada

2018 também será lembrado como o ano dos avanços obtidos pelo BMW Group no âmbito da mobilidade eletrificada. Em meados de julho, a empresa inaugurou na Rodovia Presidente Dutra, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o maior corredor com postos de carregamento para veículos elétricos e híbridos da América Latina. Com esta iniciativa, e que envolveu cerca de R$ 1 milhão em investimentos, a empresa foi eleita a Marca Verde do Ano, categoria que integra o Prêmio Carro do Ano da revista Autoesporte, um dos mais relevantes da indústria automobilística nacional e que contempla projetos sustentáveis.

O BMW Group também reforçou o seu papel pioneiro e de protagonista no mercado de veículos elétricos ao lançar no país a versão renovada do compacto premium elétrico BMW i3, em junho, e os modelos híbridos plug-in MINI Cooper S E Countryman ALL4 e BMW 530e M Sport, ambos em novembro, simultaneamente à 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

Para 2019, o BMW Group dará continuidade à ofensiva de lançamento de novos produtos no mercado brasileiro, com o início das vendas do BMW X2 ActiveFlex, em janeiro; da nova geração do BMW Série 3; do inédito BMW Série 8, o novo modelo top de linha da marca bávara; e do roadster Z4, durante o ano, entre outros modelos. No ano em que celebra 10 anos de atuação oficial no país, a MINI também prepara uma série de atividades a serem realizadas em solo nacional.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tem uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.