Brasil, 25 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Tabela de frete: revogação da multa incentiva terceirização no transporte de cargas

Empresários acreditam no crescimento positivo do setor com liminar concedida à Fiesp e Ciesp contrariando ministro Fux. Terceirização conta com nova automação para integrar transportadoras e caminhoneiros autônomos.

Terceirização de frota aumenta com a possibilidade de negociação.
Fretefy foi criada dentro da Gestran, empresa de softwares para transporte e logística há mais de 20 anos no mercado.
Apesar de ainda sentirem os impactos negativos da greve dos caminhoneiros, as transportadoras sentem a retomada dos seus negócios, resultando no aumento da terceirização do setor e na busca por tecnologias que agilizem a contratação de autônomos. As principais causas deste reaquecimento foi o crescimento nas entregas de final de ano e, agora, a revogação da multa de descumprimento da Tabela de Frete instituída após a greve dos caminhoneiros em abril de 2018. A Revogação foi divulgada nesta tarde no site da Ciesp (Centro das Industrias do Estado de São Paulo) e da Fiep (Federação das Indústrias de São Paulo e a liminar foi concedida às empresas associadas e aos filiados das duas instituições.

Segundo empresas do setor, o número de terceirização no transporte de cargas aumentou em, pelo menos, 15% neste último bimestre de 2018. Agora a expectativa fica ainda maior com a retomada da terceirização.

“Antes da greve dos caminhoneiros, que resultou na criação de uma tabela única de frete pelo Governo Federal, a terceirização estava em alta, beneficiando toda a cadeia logística. Mas, a tabela inviabilizou a terceirização massiva da nossa frota, pois ficamos sem margem de negociação com os caminhoneiros parceiros. A situação impediu o livre mercado. Agora, essa alternativa de contrato voltou com força ao nosso radar”, explica Newton Pedro Bom, da Bom Transporte, que possui uma frota de 80 caminhões próprios e uma rede de 150 terceiros.

Para que as mais de 147 mil transportadoras registradas na ANTT encontrem autônomos rapidamente sem colocar em risco os prazos de entregas, as empresas estão optando pela contratação de uma tecnologia de ponta para integrar transportadoras e motoristas: o Fretefy, plataforma online que utiliza inteligência artificial para facilitar a terceirização e administrar cargas.

Tecnologia conecta transportadora a motorista e otimiza integração

Para auxiliar as empresas e os autônomos nessa retomada, o Fretefy foi lançado recentemente, conectando, gerenciando e integrando o transporte rodoviário. A plataforma foi criada dentro da Gestran, empresa paranaense que desenvolve softwares para transporte e logística há mais de duas décadas. O Fretefy chega para cobrir várias lacunas no mercado, como a contratação de terceiros e a busca por frete retorno para que os caminhões não trafeguem vazios.

“Estamos apostando muito nessa época de grande movimento. Iniciamos a comercialização do Fretefy no início de novembro e já superamos nossa meta de parceiros utilizando a plataforma. É fácil de explicar quando nos posicionamos como o ‘Uber’ no mercado de transportes B2B, pois não trouxemos apenas o sistema de geolocalização, que aponta o frete mais próximo da necessidade de carga, mas fomos muito além do que há de padrão no mercado. Nos aprofundamos, pesquisamos as dificuldades entre os mais de 400 transportadoras do mercado e trouxemos uma solução prática e abrangente”, explica Marilucia Pértile, Gerente de Vendas e Marketing do Fretefy.

O Fretefy oferece a gestão rápida de cargas e caminhões. Inicialmente, o usuário cadastra as cargas que precisam de transporte e informa suas características, qual o veículo necessário e locais de coleta/entrega. A partir destes dados, os robôs da plataforma fazem o cruzamento de dados e oferecem as melhores opções para o transporte da encomenda, mostrando tanto caminhões próprios disponíveis quanto motoristas autônomos quando há esta necessidade.

Essas fortes características de gestão e controle logístico mudam totalmente a forma como as transportadoras geram negócios. “Muitas transportadoras, por incrível que pareça, não possuem um sistema de controle da própria frota, muito menos dos terceirizados. O Fretefy coloca esse controle na palma da mão e permite que as empresas lucrem mais e mais rápido”, explica Marilucia.

Automação e gestão de cargas podem aumentar em 20% o faturamento

Com a plataforma, o gestor da transportadora passa a saber instantaneamente qual a localização das cargas em trânsito, quais encomendas precisam ser transportadas e quais cargas já foram entregues. Além disso, há aumento significativo do lucro por meio da funcionalidade de frete retorno. Antes mesmo do caminhão chegar ao destino final, é possível buscar uma nova carga para que o caminhão não transite vazio. Na outra ponta, o caminhoneiro autônomo também consegue buscar fretes em todo o Brasil de forma gratuita, utilizando apenas o Fretefy em sua versão de aplicativo – destinada exclusivamente aos motoristas.

Outro diferencial que tem chamado a atenção das transportadoras é o rastreamento e controle de entrega do Fretefy. “Tivemos um ganho muito grande no controle e gestão da nossa frota com o Fretefy. Estamos implantando em toda nossa empresa e já vislumbramos um potencial de crescimento muito grande. Espero aumentar em 20% meu faturamento com a plataforma seja para gestão privada, seja para a gestão de contratação de terceiros que promete aquecer até janeiro”, finaliza Newton Pedro Bom, usuário Fretefy na Bom Transporte.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::