Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Siemens PLM auxilia desenvolvimento e testes de veículos GM no Mercosul

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Muller
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Tecnologia de soluções de simulação Simcenter STAR-CCM + da Siemens garante 80% de melhora nos processos

A Siemens PLM, fornecedora de soluções de software para impulsionar a transformação digital da indústria, foi escolhida pela General Motors (GM) como parceria tecnológica na adoção do software Simcenter Star-CCM+, ferramenta Siemens adotada para os procedimentos de indução e de exaustão na área de motor.

A solução Simcenter Start-CCM+ da Siemens foi selecionada junto a engenheiros brasileiros da GM. "O uso do CFD (Computational Fluid Dynamics) vai crescer muito no País. Localmente temos o etanol, que exige, por exemplo, para a S10 2.5 flex, a criação de um procedimento para otimizar a partida a frio do motor. Junto à tecnologia Simcenter Start-CCM+, nossa engenharia criou um experimento virtual que possibilitou a descoberta de um algoritmo para a partida a frio de injeção direta com etanol. Foi uma aplicação da solução Siemens totalmente desenvolvida no Brasil que nos posiciona como referência para países como Alemanha, Coreia e Estados Unidos no entendimento do etanol hidratado", diz Edson Luciano Duque, global chief engineer para transmissões automotivas da GM.

Duque explica que na GM a área de simulação começou em 2006 justamente com o objetivo de reduzir a quantidade de interações físicas de peças com trabalhos de motores em transmissões e análises estruturais. Houve então, a necessidade de desenvolver toda a parte de sistema de indução de ar do motor do Onix e fazer um sistema de indução o otimizado para conseguir tirar mais performance dos motores. O objetivo naquele momento era colocar mais ar dentro do motor aumentando seu rendimento volumétrico. Para utilizar esse design, o executivo conta que foi preciso a simulação numérica por meio da ferramenta CFD da Siemens que na época era o Star-CD, versão anterior do Simcenter Star-CCM + para a otimização de fluxo primeiro pela parte de indução.

"O que acontecia antigamente era que trabalhávamos muito na tentativa e erro. Na composição de um carter, por exemplo, tínhamos que desenhar sua geometria, rodar a simulação e ver a movimentação do óleo nessa simulação. Temos vários requisitos na GM que seria preciso validar no carro funcionando. A solução Simcenter Start-CCM possibilitou a retirada do protótipo desse processo, pois conseguimos rodar vários loopings virtuais com a solução", diz Suzimara Ducatti – gerente de hardware de transmissões da GM. "O software é muito mais rápido do que imaginei. Quando cheguei no grupo de simulação, achei que um projeto novo fosse demorar muito mais tempo para ser colocado em andamento. Não são mais necessários tantos testes e tryouts em veículos, então o Simcenter Start-CCM nos permite chegar em um produto final em menos tempo", conclui Ducatti.

"Para prever com precisão o desempenho real do seu produto, é importante ter ferramentas de simulação que capturem toda a física que influenciará o desempenho, incluindo aquelas que ultrapassam os limites das disciplinas tradicionais de engenharia", diz Daniel Scuzzarello – diretor de portfólio para Siemens. "O Simcenter STAR-CCM+ é uma solução multifísica completa para a simulação de produtos e projetos que operam em condições reais. Excepcionalmente, o Simcenter STAR-CCM+ oferece exploração e otimização de projeto automatizado ao kit de ferramentas de simulação de cada engenheiro, permitindo que seja explorado com eficiência todo o espaço do projeto, em vez de se concentrar em cenários de projeto de ponto único, conclui Scuzzarello.

Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções de software para impulsionar a transformação digital da indústria, criando novas oportunidades para que os fabricantes percebam a inovação. Com sede em Plano, Texas, e mais de 140.000 clientes em todo o mundo, a Siemens PLM Software trabalha com empresas de todos os tamanhos para transformar a forma como as ideias ganham vida, a forma como os produtos são realizados e a forma como os produtos e os ativos em operação são usados e compreendidos. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar