Brasil,

ZF é a primeira na Alemanha a utilizar drones em instalações de fábricas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marta de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

ZF recebe a primeira aprovação na Alemanha para utilização de drone automatizado para entrega de peças de manutenção nas instalações da fábrica

Drone transporta peças de reposição do armazém central para oficinas de manutenção na planta 2 da ZF em Friedrichshafen
A solução Industry 4.0 melhora a logística interna no site
A meta de longo prazo é que os drones ajudem nas entregas de encomendas

A ZF é a primeira empresa na Alemanha a receber aprovação oficial para voos de drones automatizados nas dependências da fábrica. Recentemente, um protótipo de drone começou a transportar peças como sensores ou cartões de controle, do depósito central para as oficinas. Assim que os voos de teste forem concluídos e os drones devidamente implantados, esses voos aliviarão o tráfego de veículos na fábrica e economizarão tempo nas rotas de entrega de até um quilômetro de extensão e que estão frequentemente localizadas nos andares superiores dos edifícios. A longo prazo, os pacotes poderão ser entregues fora das instalações da fábrica, por exemplo, para facilitar entregas em áreas residenciais de difícil acesso.

O drone de seis motores pode transportar até cinco quilos de peso por via aérea - ou três quilos de mercadorias depois de levar em consideração as garras de fixação e a respectiva embalagem do produto. Essas características são suficientes para o transporte da grande maioria das peças de manutenção e ferramentas utilizadas nas instalações da empresa. A segurança também é uma prioridade máxima no transporte de mercadorias por drone. O s e i scopter voa a 30 km/h principalmente sobre os telhados dos edifícios das fábricas e apenas atravessa entradas e calçadas onde não há alternativa. A bateria recarregável, que fornece cerca de 30 a 40 minutos de operação de voo elétrico, também é redundante, assim como as hélices e os motores. O drone é, portanto, manobrável, mesmo que um motor falhe.

“Na feira de veículos comerciais IAA em Hannover deste ano, mostramos as tecnologias que estamos desenvolvendo para habilitar os centros logísticos autônomos. Com o drone, estamos levando a cadeia de transporte para o próximo nível”, disse Fredrik Staedtler, head da divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF.

“Com as aprovações de voos automatizados para drones por parte da Autoridade Administrativa Regional de Stuttgart e do DFS da German Air Traffic Control, podemos acelerar os processos logísticos na fábrica e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa posição de liderança tecnológica”.

“O responsável pela manutenção, Michael Wiest, aproveitou o “trabalho ágil” da ZF e implementou, de maneira muito rápida e criativa, a logística por drone a partir de uma ideia que rompeu barreiras. Ele levou o projeto adiante quando autoridades só consideravam a possibilidade de permitir voos de drone totalmente automatizados, mas ainda não haviam elaborado dispositivos legais”, continuou Staedtler. Os drones, em sua maioria equipados com câmeras, poderiam até o momento ser utilizados apenas em particular ou comercialmente para atividade de mapeamento, monitoramento de fábricas ou outros tipos de levantamentos.

“Ainda precisamos fazer alguns ajustes para conseguir que o nosso drone de entregas possa ser permanentemente integrado à cadeia de processos logísticos”, disse Matthias Haberstroh, head de Gestão da Cadeia de Abastecimento da Divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF. “O sistema de transporte foi amplamente testado pelo nosso fornecedor, mas ainda tivemos que verificar vários sensores de navegação em Friedrichshafen, que também garantem um posicionamento preciso entre as fábricas.”

O uso de drones nas instalações da fábrica é um acréscimo às atividades da ZF no setor da Indústria 4.0, que tem total relação com os negócios da empresa. No médio prazo, outras empresas também poderiam usar os drones de entrega industrializados pela ZF em suas instalações. Em longo prazo, os drones de entrega também poderiam ser usados fora das instalações protegidas da fábrica para prestar serviços de correios e encomendas onde seus veículos de entrega não possam entrar, como em ruas sem saída, locais estreitos ou outras áreas de entrega de difícil acesso.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar