Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer é reconhecido "CFO do Ano 2018"

A aquisição habilmente financiada da empresa TRW Automotive dos EUA em 2015 foi um fator decisivo para a premiação

Uma dívida total de €12 bilhões foi resultado da aquisição da TRW, e desde então já foi reduzida em €7 bilhões
Konstantin Sauer: "Um trabalho em equipe fantástico é um fator importante na medida em que caminhamos rumo à mobilidade do futuro"

Stuttgart. Dr. Konstantin Sauer é o "CFO do Ano 2018". A revista "Finance", publicada pela editora F.A.Z., concedeu o prêmio ao CFO da ZF, Dr. Sauer, durante a feira "Structured Finance" em Stuttgart, Alemanha. Os jurados da revista basearam a decisão pelo prêmio na forma pela qual Sauer lidou com a aquisição - com apenas financiamento externo - do fornecedor automotivo americano TRW Automotive no segundo semestre de 2015.

"A aquisição da TRW Automotive pela ZF e sua abertura ao mercado de capitais foram marcos nos mais de 100 anos de história da empresa", afirmaram os editores-chefes da "Finance", Michael Hedtstück e Markus Dentz, para justificar a escolha. "A empresa corajosamente aproveitou suas oportunidades de crescimento - e Konstantin Sauer garantiu financeiramente o caminho escolhido de forma impressionante. Durante o processo, ele atuou da maneira que os melhores CFOs atuam, alguém que trabalha nos bastidores, mas molda decisivamente o desenvolvimento de sua empresa".

O engenheiro industrial com PhD em gestão de negócios avançou em definitivo a transformação estratégica da empresa controlada por uma fundação. Quando Sauer foi nomeado CFO em 2010, a ZF registrou €13 bilhões em vendas naquele ano – hoje o valor está em mais de €36 bilhões. À época, a empresa enfrentava o desafio de adaptar seu portfólio de produtos às demandas futuras da indústria automotiva. Um marco essencial no processo foi a aquisição do fornecedor automotivo americano TRW Automotive em maio de 2015. Esta aquisição foi feita no montante de €12,4 bilhões e completamente financiada por investidores externos. A transação também colocou a ZF em uma posição de liderança no desenvolvimento de funções de direção automatizada e levou a empresa ao grupo dos maiores fornecedores automotivos do mundo.

Como CFO, Sauer preparou o alicerce financeiro para este crescimento e avanços tecnológicos. A carga de dívida de €12 bilhões assumida pela ZF após a aquisição da TRW Automotive foi reduzida em €7 bilhões em menos de quatro anos. As agências de classificação também reconheceram esta façanha. Desde o segundo semestre desse ano, elas novamente concederam à ZF uma nova avaliação ao grau de investimento. Durante o processo de aquisição da TRW, a ZF se abriu ao mercado de capitais. Sob a gestão de Sauer, a empresa emitiu diversos títulos e um empréstimo vinculado de mais de €2,2 bilhões - o maior volume já emitido.

Além de seu papel como CFO, Konstantin Sauer também se tornou o CEO temporário da empresa ao final de 2017 e início de 2018, quando o então CEO deixou a empresa. Isso perdurou até fevereiro, quando Henning Scheider assumiu o cargo de CEO em Friedrichshafen e Sauer pôde focar novamente em suas tarefas no Departamento Financeiro.

"Estou muito feliz por receber este prêmio. É um reconhecimento aos esforços contínuos de toda a equipe do Departamento Financeiro para preparar com sucesso a ZF para o futuro da mobilidade. Ao fazê-lo, tivemos sucesso em seguir com nossa estratégia de forma consistente, o que tem envolvido grandes investimentos, principalmente em eletromobilidade e direção autônoma, e garantindo de forma concomitante a independência financeira da ZF", comentou Sauer sobre seu prêmio de CFO do ano. Ele é o 14º premiado desta cerimônia, juntando-se ao grupo de outros CFOs de empresas como Fresenius, Henkel e Vonovia.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::