Brasil, 19 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

PROTESTE testa cadeirinhas para crianças e constata falta de regulamentação

Maioria dos modelos testados só apresentaram segurança aceitável

A PROTESTE, associação de consumidores, mais uma vez se uniu ao Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe, o Latin NCAP, para realizar o teste dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI), conhecidos popularmente como cadeirinhas de carro para crianças. Nos resultados deste ano, foram encontrados bons produtos, que conseguem associar preços reduzidos a desempenhos iguais ou até melhores que os de seus concorrentes. No entanto, a maioria ainda falha na proteção infantil, propósito fundamental desse tipo de produto.

Para a realização do teste, foi colocado um boneco, simulando altura e peso de crianças de acordo com cada grupo de cadeiras, em um veículo Volkswagen Golf, sobre um trilho. Em seguida, o veículo foi submetido a colisões, simulando acidentes reais.

As cadeiras multigrupo, ou seja, entre 9 kg e 36 kg, obtiveram o pior resultado. De forma geral, elas sobrecarregam bastante o pescoço dos bonecos e, ainda, os deslocam para frente durante colisões, aumentando o risco de eles baterem no banco da frente. A performance dos produtos foi desastrosa e extremamente preocupante no teste de impacto frontal, a 64 km/h, demonstrando que numa situação real que apresentasse as mesmas condições a cadeira não protegeria a criança de lesões graves na região da cabeça, pescoço, face e coluna

O modelo da marca Kiddo Max Plus teve o cinto de segurança rompido na configuração bebê-conforto, e a parte do colo do cinto afundou no abdômen do boneco preso ao cinto de segurança do carro, voltado para o banco do motorista. Conhecido como efeito submarino, este fenômeno é capaz de causar ferimentos potencialmente graves.

Já o modelo Maxi Cosi Milofix obteve um bom resultado, apesar de provocar esforços ao pescoço do passageiro mirim durante o choque. Este, aliás, possui uma aprovação semi-universal e se adapta aos diversos tipos de fixação e ancoragem. Desta forma, ele só pode ser usado em carros citados na lista de veículos que vêm com o produto.

O ponto negativo é que essa verificação mostra que se trata, em grande parte, de automóveis europeus, não disponíveis no Brasil. Essa falta de clareza obriga o consumidor a ter de contatar o fabricante.

Ainda no que se refere à colisão frontal, a feliz constatação é de que as cadeirinhas do grupo 0+, até 13 kg alcançaram bons resultados. Isso mostra que artigos voltados para grupos específicos tendem a oferecer mais proteção do que as cadeirinhas evolutivas, que poderiam ser utilizadas de recém-nascido aos 36 kg.

Outra falha séria – e o ponto recorrente mais fraco desses dispositivos –, é a falta de segurança no impacto lateral, devido às asas laterais não serem suficientemente dimensionadas para preservar a região da cabeça da criança. Carente de regulamentação, nenhum modelo foi considerado completamente seguro.

MELHOR DO TESTE

Dos bebê-conforto, o modelo Chicco Key Fit, recebeu o título de Melhor do Teste, por apresentar melhores resultados quanto à segurança e facilidade de instalação. Os modelos Burigotto Touring Evolution 3042 e Lenox Cozycot receberam o título Escolha Certa (melhor custo-benefício). Já entre as cadeirinhas multigrupo, a Maxi Cosi Milofix foi a Melhor do Teste e a Cosco Auto Envolve foi a Escolha Certa). Na primeira categoria, dá para poupar R$ 733, em uma comparação entre preços mínimos, optando pela Burigotto sobre a Chicco. Na multigrupos, a economia chega a R$ 1.231, ao escolher a Cosco em vez de a Maxi Cosi.

A PROTESTE comunicou os resultados ao Inmetro e à ABNT, pedindo medidas para o modelo cujo cinto rompeu e apresentou o problema potencialmente grave do efeito submarino.

Para isso, a associação solicitou uma revisão da norma que regulamenta este tipo de produto para passar a exigir o teste de impacto lateral na obtenção da certificação necessária à sua comercialização. E também pediu esclarecimentos ao Maxi Cosi, cujas cadeiras Milofix citam mais carros europeus aptos a utilizá-las.

Mas vale lembrar aos consumidores: independentemente da marca escolhida, a criança sempre estará mais protegida em uma cadeira do que sentada no banco do carro, mesmo com cinto de segurança.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESPOSTA DA EMPRESA KIDDO
(Mayara Grosso, Gisele Gomes e Fernanda Pancheri)

Teste comparativo com sistemas de retenção infantil

A propósito de notícias acerca do tema, veiculadas em alguns meios de comunicação, no que se refere a dois de nossos produtos (DRC – dispositivo de retenção de crianças), Lenox Cozycot (bebê conforto), mencionado como o melhor de todos os submetidos ao tal teste e, a Kiddo Max Plus (poltrona 0+, I e II – DRC), recebemos as observações como contribuições à nossa empresa e um estímulo na busca de melhorias constantes para a proteção das crianças.

Nossos produtos estão testados e aprovados pelo sistema estabelecido pelo Inmetro, com base na norma brasileira NBR 14.400, por laboratório acreditado, e estão no mercado há mais de 7 anos. Não temos em nosso SAC, registro de consumidores com queixas relativas à não conformidades de segurança dos mesmos. Alguns dos testes citados não integram as normativas brasileiras, o que pode induzir a conclusões impróprias, mas as tomaremos como melhorias a serem introduzidas na norma acima.

Como integrantes da Comissão do CB 05 – ABNT, sob gestão do Sindipeças, que trata o tema DRC, defenderemos debates técnicos com base nas várias contribuições elencadas em ofício recebido, que também foi dirigido a outras empresas e órgãos.

Kiddo Indústria e Comércio Ltda.

Sobre a Kiddo
Há mais de 50 anos no mercado, a Kiddo é uma das mais tradicionais fabricantes e importadora do setor de puericultura pesada nacional. É detentora das marcas Whoop, caracterizada por conter produtos mais acessíveis, e Lenox, com exclusiva linha de utilidades domésticas. Ao todo, são mais de 50 produtos diferenciados, incluindo carrinhos, cadeirões, banheiras, berços, cercados e vários acessórios, como esterilizador de mamadeira, protetor de colchão, travesseiros, grade para cama e para porta.

A empresa faz parte do grupo latino-americano Baby Alliance. A Kiddo possui, entre os principais diferenciais, a preocupação com a qualidade, a segurança, o design e a inovação em todos os seus produtos. Informações sobre todas as marcas e lojas Poderão ser encontradas no site da empresa (www.kiddo.com.br).

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::