Brasil, 8 de Dezembro de 2019

IBAS - International Brazil Air Show debaterá sobre o setor aéreo da América Latina

Primeiro evento brasileiro com foco na indústria aeroespacial internacional e na infraestrutura aeroportuária, o IBAS - International Brazil Air Show reunirá lideres do segmento aéreo mundial para debater sobre o desenvolvimento do setor na América Latina, responsável por 1,4% PIB Brasileiro, ou seja, R$25,1 bilhões, segundo dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

A 2ª Edição do IBAS - International Brazil Air Show será realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019, no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo –. Primeiro evento brasileiro com foco na indústria aeroespacial internacional e na infraestrutura aeroportuária, o IBAS reunirá líderes do segmento aéreo mundial para debater sobre o desenvolvimento do setor na América Latina, responsável por 1,4% PIB Brasileiro, ou seja, R$25,1 bilhões, de acordo com os dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). O evento, realizado pela Sator e com co-realização do GRU Airport, conta com apoios institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB), Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Com contribuição fundamental para a economia, o setor de transporte aéreo propicia a geração de empregos, riquezas e ainda conecta as pessoas. Segundo relatório produzido pela Boeing, o Current Market Outlook (CMO) de 2017, na análise do mercado latino-americano avaliado pelo estudo em US$ 250 bilhões, espera-se que, em até 20 anos, 3,01 mil novas aeronaves comerciais cheguem à região. "O Brasil representa, sozinho, 5% do mercado mundial de aviação executiva, sendo que a América Latina representa 7% no geral. Já o total de empregos no Brasil, em 2014, é estimado em 1,6 milhões, somados os empregos diretos, indiretos e induzidos pela aviação e setores correlatos, como aeroportos, serviços de terra e aeroespaciais, além do turismo", comenta Paula Faria, diretora executiva da Sator.

A executiva disse ainda que o evento reunirá governo, empresas, entidades e que, nos três dias, serão realizados seminários, exposições e rodadas de negócios. "Reuniremos, em um único evento, a cadeia aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores da aviação comercial e executiva. A 2ª Edição do IBAS - International Brazil Air Show – contará com diversas atividades e eventos paralelos para os expositores, patrocinadores e participantes em geral, gerando oportunidades de networking e negócios, visto que o público participante será composto por profissionais altamente qualificados nas indústrias relacionadas. Sem dúvida, será uma oportunidade ímpar para fomentar discussões e promover negócios entre os setores envolvidos com este mercado, considerado fundamental para o desenvolvimento do Brasil e da América Latina. É importante ressaltar que o IBAS irá agregar mais valor e liderança para o segmento que, sem dúvida, é uma força global reconhecida pela sua excelência e tecnologia de ponta", conclui Paula Faria.

A pauta do IBAS - International Brazil Air Show 2019 contempla diferentes abordagens relacionadas ao setor, tais como: o mercado aeroespacial brasileiro no contexto internacional; cadeia de suprimentos e o setor de carga aérea: tendências, oportunidades e desafios; inovação e a criatividade latino-americana no setor aeroespacial e de transporte aéreo; desafios legais, financeiros e de regulamentação na América Latina; novas tecnologias e melhores práticas de treinamento em aviação; o papel da aviação de negócios para o desenvolvimento econômico da América Latina; aviação geral: modernização do setor para seu pleno desenvolvimento; a importância do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável do transporte aéreo; desafios para integração aérea e o desenvolvimento econômico do setor na América Latina; tendências, inovação e colaboração do setor de Controle de Tráfego Aéreo na América Latina; estágio atual e desenvolvimento do mercado espacial na América Latina; A presença da mulher na indústria de aviação e aeroespacial, entre outros pontos.

O setor em números
Atualmente, a frota de aviação comercial brasileira é de aproximadamente 680 aeronaves e a frota executiva é de mais de 1650 aeronaves, de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG).

Programa Nacional de Desestatização
De 2012 a 2018 foram concedidos 10 aeroportos à iniciativa privada: São Gonçalo do Amarante (RN); Guarulhos (SP); Viracopos (SP); Brasília (DF); Galeão (RJ); Confins (MG); Fortaleza (CE); Salvador (BA); Florianópolis (SC); Porto Alegre (RS).

Serão desestatizados, no primeiro trimestre de 2019, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 12 aeroportos que foram incluídos no Programa Nacional de Desestatização e que serão concedidos em blocos regionais: O bloco do Nordeste será formado pelos aeroportos de Recife/PE, Maceió/AL, Aracaju/SE, João Pessoa/PB, Campina Grande/PB e Juazeiro do Norte/CE. Outro bloco é o Centro-Oeste, com a concessão dos aeroportos de Cuiabá/MT, Sinop/MT, Rondonópolis/MT e Alta Floresta/MT. Por fim, no bloco do Sudeste serão concedidos os aeroportos de Vitória/ES e Macaé/RJ.

A estimativa do governo para as próximas concessões é que os aeroportos recebam, no total, R$ 8,5 bilhões em investimentos.

IBAS - International Brazil Air Show 2019
Data: 11, 12 e 13 de setembro de 2019
Local: GRU AIRPORT | Terminal 3 Edifício Garagem | Aeroporto, Guarulhos - SP, 07190-100
Mais Informações: www.ibas.aero
As imagens do IBAS - International Brazil Air Show podem ser acessadas por meio do link: www.flickr.com/photos/internationalbrazilairshow/

CREDENCIAMENTO IMPRENSA - IBAS - International Brazil Air Show: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos.

Sobre o IBAS - International Brazil Air Show
O setor de transporte aéreo propicia uma grande contribuição para a economia de um País, criando empregos, gerando riquezas e conectando pessoas. Este mercado necessita crescer de forma planejada e integrada. E o IBAS – International Brazil Air Show tem o objetivo de reunir a cadeia aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores da aviação comercial e executiva para interlocução destas categorias, desenvolvendo assim melhorias para o mercado.

Em sua 2ª Edição, o IBAS - International Brazil Air Show se consagra como o primeiro evento brasileiro com foco na indústria aeroespacial internacional e na infraestrutura aeroportuária, reunindo governo, entidades e empresas.

Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataforma de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais, como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.
A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos de aviação como a Labace – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (2007 a 2009), a Feira Nacional de Aviação Civil com curadoria técnica da ANAC (2008 a 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Road Show Chile (2012), a Airport Infra Expo (2011 a 2018) e Aviação em Debate (2015). Também é responsável pelo Connected Smart Cities (2015 a 2018), PPP Awards & Conference (2017 e 2018), Fórum de Mobilidade (2018) e o IACC - Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (2018).

Notícias ::

Mais Itens ::