Brasil, 21 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Volkswagen e Siemens tornam os cruzamentos mais seguros

→ Da clássica segurança dos veículos à cooperação para a segurança das estradas
→ Graças ao WLANp, os veículos Car2X serão capazes de se comunicar com os semáforos no futuro
→ Informações ambientais precisas nos cruzamentos aumentam a segurança para todos os usuários da estrada

A Volkswagen e a Siemens querem melhorar ainda mais a segurança das estradas, especialmente nos cruzamentos. Para conseguir isso, novas funcionalidades foram desenvolvidas para a troca local de informações entre os veículos e a infraestrutura digital de transporte. O sistema geral utiliza a tecnologia WLANp (ITS-G5) do Car2X, e atualmente, está sendo testado nas estradas de Wolfsburg.

A Volkswagen e a Siemens estão, em um projeto conjunto, definindo uma seção de teste em uma das estradas principais de Wolfsburg, na qual dez sistemas de semáforos transmitirão suas fases nos arredores através do WLAN (ITS-G5). No futuro, os veículos Car2X serão capazes de processar essas informações e enviá-las ao motorista mostrando, por exemplo, quando todos os sinais em sucessão estiverem verdes. Desta forma, eles poderão evitar frear ou acelerar sem necessidade. Em um futuro próximo, as funções de assistência serão capazes de fazer isso sem a intervenção do motorista.

As inovadoras funções dos semáforos nos veículos melhoram o fluxo do tráfego em áreas de congestionamento. Espera-se que este projeto também contribua para a segurança da estrada no geral. Para isso, dois cruzamentos em Wolfsburg estão sendo equipados com sensores de alta tecnologia para detectar pedestres e ciclistas. “Os cruzamentos equipados com tecnologia de sensores por radar são capazes de aumentar expressivamente a precisão na detecção de pedestres e ciclistas. As informações que os próprios veículos não são capazes de detectar são fornecidas em intersecções complexas e, principalmente, pontos cegos onde ocorrem acidentes”, diz Manfred Fuhg, Diretor da Siemens Mobility na Alemanha.

Tecnologia em constante expansão

Para distribuir os dados do objeto do sensor da infraestrutura de trânsito para o veículo, a tecnologia WLANp do Car2X, que será apresentada pela Volkswagen no próximo ano, será complementada com mensagens adicionais. A adição permite a implementação de funções cooperativas de segurança. Elas intervêm em situações nas quais o motorista ou veículo não consegue identificar os usuários ao seu redor na estrada com seus próprios sentidos/sensores, ou só o faz quando já é tarde demais. Especialmente usuários como pedestres e ciclistas, que frequentemente se envolvem em acidentes, devem ficar mais protegidos com a implementação das medidas.
“Com base em sistemas de semáforo com inteligência artificial, os métodos de controle inteligente podem fornecer informações muito mais precisas ao veículo com relação às fases vermelha e verde do que era possível antes", diz Manfred Fuhg.

Da perspectiva atual, o uso da infraestrutura de transportes, especialmente nas cidades, oferece vantagens essenciais sobre outras abordagens do Car2X. Gunnar Koether, Chefe de Segurança Veicular na Volkswagen, explica: “Diferentemente dos dados de posicionamento de um smartphone, que são relativamente imprecisos, o uso de sensores análogos ao veículo oferecem dados de alta precisão para uma área crítica. Esta é uma condição essencial para evitar avisos falsos. Além das barreiras técnicas, a privacidade é outro aspecto que poderia fazer com que as pessoas usassem seus smartphones pessoais”.

Trabalhando para atingir um objetivo

Atualmente, muitos parceiros estão trabalhando para expandir os padrões do WLANp. Com o projeto piloto em um ambiente real de tráfego, isso deve ser concluído ainda mais rapidamente. Uma coisa é certa: as funções cooperativas só poderão funcionar se a infraestrutura de transportes e todos os usuários da estrada falarem a mesma língua. Por esse motivo, a Volkswagen e a Siemens estão apoiando o objetivo proposto pela União Europeia de estabelecer, em um futuro próximo, uma estrutura vinculativa para direção em rede em toda a Europa.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::