Brasil, 16 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

O setor de transporte aéreo global gera 65,5 milhões de empregos e US$ 2,7 trilhões em atividades econômicas globais, de acordo com a nova pesquisa divulgada hoje pelo Air Transport Action Group (ATAG). O relatório Aviation: Benefits Beyond Borders (Aviação: Benefícios Além das Fronteiras), discute o papel fundamental da aviação civil para a sociedade atual e os impactos econômicos, sociais e ambientais desta indústria global.

No lançamento do relatório na Conferência Global de Aviação Sustentável do ATAG em Genebra, Michael Gill, Diretor Executivo do ATAG, disse: "Vamos parar um pouco e pensar em como os avanços no transporte aéreo mudaram a forma como as pessoas e empresas se conectam – o alcance que temos hoje é extraordinário. Mais pessoas de mais partes do mundo estão aproveitando as viagens seguras, rápidas e eficientes."

"São mais de 10 milhões de homens e mulheres trabalhando no setor para garantir a segurança de 120 mil voos e 12 milhões de passageiros por dia. A cadeia de suprimentos em geral, os impactos constantes e os empregos no setor de turismo possibilitados pelo transporte aéreo mostram que pelo menos 65,5 milhões de empregos e 3,6% da atividade econômica global têm o apoio da nossa indústria."

O relatório também considera dois cenários futuros para o crescimento do tráfego aéreo e aumento de empregos relacionados e benefícios econômicos. Com uma abordagem aberta de livre comércio, o crescimento do transporte aéreo ajudará a gerar cerca de 97,8 milhões de empregos e US$ 5,7 trilhões em atividades econômicas em 2036. Porém, se os governos criarem um mundo mais fragmentado, com políticas de isolacionismo e protecionismo, o transporte aéreo deixará de promover mais de 12 milhões de empregos e gerar US$ 1,2 trilhão na atividade econômica.

"Trabalhando juntos, aprendendo sobre as culturas dos outros países e negociando abertamente, criamos uma perspectiva econômica mais forte e mantemos as condições para interações pacíficas no mundo inteiro. A aviação é o principal fator que proporciona essa conectividade positiva."

Ao comentar sobre o lançamento do novo relatório, Angela Gittens, Diretora Geral do Conselho Internacional de Aeroportos, disse: "Os aeroportos são elos fundamentais na cadeia de valor do transporte aéreo que geram benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais, regionais e nacionais onde operam. Os aeroportos atuam como catalisadores de empregos, inovações e melhorias na conectividade e no comércio globais. Em resposta à crescente demanda global por serviços aéreos, os aeroportos – em parceria com a comunidade de aviação em geral – também estão assumindo um papel de liderança na minimização e mitigação dos efeitos ambientais da aviação e na busca do desenvolvimento sustentável."

Jeff Poole, Diretor Geral da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO), disse: "O fornecimento de gerenciamento de tráfego aéreo eficiente, seguro e econômico é um fator fundamental para garantir os benefícios da aviação. A CANSO e seus membros estão atingindo esse objetivo utilizando novas tecnologias (por exemplo, vigilância em base espacial, digitalização) e novos procedimentos (por exemplo, gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo). Porém, os Estados precisam desempenhar seu papel, garantindo um espaço aéreo harmonizado e investimentos em infraestrutura de gerenciamento de tráfego aéreo."

Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), disse: "As companhias aéreas trazem benefícios para a vida das pessoas e incentivam a economia global por meio de uma rede mundial que transporta com segurança mais de 4 bilhões de passageiros e 62 milhões de toneladas de carga por ano. Em tempos de desafios políticos, econômicos e ambientais, nunca foi tão importante como agora colocar em perspectiva a capacidade da aviação – o negócio da liberdade – de conectar de forma sustentável as culturas e disseminar a prosperidade além das fronteiras."

Kurt Edwards, Diretor Geral do Conselho Internacional de Aviação Executiva (IBAC), acrescentou: "Todos os setores da aviação contribuem para os benefícios globais do setor. O setor de aviação executiva emprega quase 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, contribui com centenas de bilhões de dólares para a economia global e gera conexões e atividade econômica em regiões remotas e localidades carentes. A aviação executiva permite que as empresas prosperem em cidades de pequeno ou médio porte e que se mantenham conectadas com o mundo. Muitas vezes, as operações de aeronaves executivas em uma pista de pouso remota atraem o desenvolvimento econômico para pequenas comunidades."

Alguns dos fatos apresentados pelo relatório Aviation: Benefits Beyond Borders:

O transporte aéreo ajuda a gerar 65,5 milhões de empregos e US$ 2,7 trilhões em atividades econômicas globais.

Mais de 10 milhões de pessoas trabalham diretamente para o setor.

O transporte aéreo é responsável por 35% do comércio mundial em valor (US$ 6,0 trilhões em 2017), mas esse valor representa menos de 1% em volume (62 milhões de toneladas em 2017).

As tarifas aéreas hoje são cerca de 90% menores do que a mesma viagem teria custado em 1950, e isso permitiu o acesso de grande parte da população ao transporte aéreo.

Se a aviação fosse um país, ela teria a 20ª maior economia do mundo, aproximadamente o mesmo tamanho da Suíça ou Argentina.

Os empregos na aviação são, em média, 4,4 vezes mais produtivos do que outros empregos na economia.

Números do setor: 1.303 companhias aéreas operam 31.717 aeronaves em 45.091 rotas entre 3.759 aeroportos no espaço aéreo gerenciado por 170 prestadores de serviços de navegação aérea.

57% dos turistas do mundo viajam para os seus destinos de avião.

O relatório, que pode ser obtido por download em www.aviationbenefits.org, é resultado de pesquisa extensa da Oxford Economics e foi elaborado pelo ATAG e outras associações do setor de aviação.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::