Brasil, 18 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Corolla e Gol são os carros mais caros de manter, diz estudo da PROTESTE

Associação analisa os gastos com os sete veículos mais vendidos do país, considerando os primeiros três anos de uso

A compra de um veículo pode significar a realização de um sonho, seja para proporcionar conforto à família, auxiliar no trabalho, transporte escolar das crianças e no lazer, ou simplesmente para representar uma conquista. No entanto, é preciso estar atento às contas com a manutenção de um carro antes de fechar o negócio. Afinal, o mercado de veículos novos já cresceu 14,5% em vendas com 1,1 milhão de unidades vendidas no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Anfavea, associação dos fabricantes.

Para auxiliar o consumidor a lidar com os gastos recorrentes de um automóvel, e que vão muito além de abastecer e trocar o óleo a cada seis meses, a PROTESTE, associação de consumidores, avaliou o impacto mensal dos custos dos sete modelos mais vendidos do mercado durante os primeiros três anos de uso.

Avaliação completa

Os modelos avaliados foram: Corolla GLI 1.8 Flex Aut; Gol Trendline 1.6T Flex; HB20 Comf Plus Style 1.0 flex; KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex; Onix LT 1.0 8V Flex Power Mec; Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power; Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V.

E entre os itens avaliados, estavam a depreciação, rodagem, taxas obrigatórias, seguro obrigatório (DPVAT) opcional, combustível e custo com lavagem. Vale destacar que para realização da pesquisa não foram envolvidos aspectos de conforto, flexibilidade e qualidade, por exemplo.

O carro que mais sofreu depreciação em valores absolutos nesse período foi o Toyota Corolla GLI 1.8 Flex automático, chegando a perder R$ 20.490,96 em apenas três anos, seguido pelo Volkswagen Gol Trendline 1.6 MSi Flex (R$ 17.425,08) e o Chevrolet Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power (R$ 15.175,90). Em contrapartida, o veículo com menor desvalorização foi a pick-up Fiat Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V (R$ 11.470,74).

No quesito custo mensal, o Corolla e o Gol Trendline também alcançaram as primeiras posições, já que o consumidor deve desembolsar R$ 1.613,30 e R$ 1.395,53, respectivamente, para manter o carro com as despesas mencionadas. O carro com menor custo de manutenção foi o Ford KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex, que irá resultar em gastos de R$ 1.134,56 a cada ano em manutenções. No entanto, foram os combustíveis os maiores vilões.

Combustíveis

Uma pesquisa realizada pela PROTESTE em 2013, revelou que o preço médio da gasolina utilizada como parâmetro para o cálculo foi de R$ 2,764. Já para este estudo, foi de R$ 4,538, ou seja, um aumento de 64% no valor. Foi considerado um uso de 15.000 km por ano (45.000 km em 3 anos) para os cálculos deste estudo. Esse aumento no preço contribuiu para gastos de até R$ 18.734,86 no período de três anos, como é o caso do Fiat Strada Working. Novamente, o que mais saiu em conta foi o KA 1.0 SE/SE PLUS TIVCT Flex, que se revelou o mais econômico em custos com combustível ao longo de três anos: R$15.126,67 com gasolina. Por isso, o consumo de combustível do carro deve ser um dos itens essenciais para ser levado em consideração na hora da compra.

Para aqueles que quiserem sair rodando com um carro zero da concessionária, será preciso desembolsar um valor ainda maior. Os gastos iniciais serão: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) repetido ano a ano, taxa do seguro complementar contra roubo e colisão, licenciamento e taxa de emplacamento. Portanto, na hora de negociar, o ideal é pedir descontos, analisar o valor dos acessórios e avaliar as opções de financiamento além da taxa, estudando também custos efetivos totais e eventuais valores embutidos na parcela mensal.

Todavia, se o consumidor optar pelo parcelamento, não deve esquecer de somar a quantia aos custos mensais com o carro. E lembrar-se de que o IPVA consome 4% do valor da nota fiscal, mas somente para o período restante do ano. Dessa forma, se a compra ocorrer no mês de junho, por exemplo, o custo do imposto será proporcional ao restante do ano.

Com a documentação de licenciamento, que inclui a emissão do Certificado de

Registro Veicular (CRV) e as taxas de emplacamento, a PROTESTE calculou aproximadamente R$ 685,00 (a cidade de São Paulo foi tida como base) sem considerar o que as concessionárias cobram como taxa de despachante, terceirizando este serviço que sairá ainda mais caro.

Os custos com lavagem também precisam ser contabilizados. Levando em conta uma limpeza a cada 1.000 km rodados, o que garante pelo menos uma por mês, a um custo médio de R$ 50,00 cada, o consumidor deverá desembolsar cerca de R$ 1.800 no período (em três anos). Para o estudo, não foram incluídos os cuidados especiais, como cera e polimento ou ainda eventuais reparos em caso de colisão ou mesmo um pequeno acidente doméstico como uma batida menor no para-choque.

No que se refere às revisões programadas, de acordo com o fabricante, o valor ultrapassa os R$ 1.500,00 no período em todos os veículos. Isso porque não foram contados com todos os possíveis itens que são trocados, apenas as peças da revisão programada. Para isso, foram considerados apenas o valor divulgado pelas marcas para o plano de manutenção oficial até a quilometragem de 45.000 km.

Outro custo que precisa estar incluído na compra do veículo é o seguro opcional. Apesar de não ser obrigatório, é comumente contratado para maior garantia do comprador e deve ser bem avaliado, em função da grande variação de preços no mercado. Por isso, é recomendado que o consumidor solicite o orçamento a mais de um corretor, pesquise as seguradoras e se informe sobre todas as cláusulas do contrato oferecido. Para tanto, os gastos podem chegar em até R$ 5 mil no período de três anos com grandes variações, dependendo do modelo e da versão do carro, época do ano e seguradoras, perfil de uso, entre outros aspectos.

Conclui-se que, caso o consumidor optar por um dos sete modelos avaliados neste estudo, precisa estar disposto a um investimento mensal de cerca de R$ 1.300,00. Cabe ressaltar que, como a depreciação não é "cobrada" com as despesas mensais, ela geralmente é esquecida na hora dos cálculos e decisão de compra, sendo percebida apenas na troca do carro. E se o veículo tiver muitos acessórios ou for de uma versão topo de linha, a depreciação pode ser ainda maior.


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