Brasil, 20 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Ford Apresenta a Edição Especial de 50 Anos do Mustang Cobra Jet

A Ford apresentou nos Estados Unidos a edição comemorativa de 50 anos do Mustang Cobra Jet, fazendo uma homenagem ao modelo original de 1968 que se tornou uma lenda nas corridas de arrancada, as famosas “drag racing” – veja o vídeo. Com produção limitada a apenas 68 unidades, o novo Cobra Jet é o mais rápido já produzido: percorre um quarto de milha na faixa de 8 segundos, a mais de 240 km/h.

A divisão de peças de competição da Ford, Ford Performance Parts, desenvolveu o projeto do novo modelo unindo vários times de engenharia.

“Desde o primeiro Mustang Cobra Jet que dominou as corridas da NHRA Winternationals de 1968 aos modelos atuais de competição, há cinco déacadas a Ford Performance Parts tem inspirado gerações de fãs do Mustang a criar suas próprias máquinas de performance para as ruas”, diz Eric Cin, diretor global da Ford Performance Parts.

O novo Mustang Cobra Jet é equipado com uma versão especial de 5.2 litros do famoso motor V8, turbinado com um supercharger Whipple de 3 litros. O motor despeja sua potência na pista através de um eixo sólido traseiro de 9 polegadas. A suspensão traseira de quatro hastes, “four link”, conta com barras panhard e altura ajustável. Ele sai de fábrica pronto para competir, com gaiola de proteção e bancos padrão FIA.

O modelo já está disponível para venda nos Estados Unidos, nas cores vermelho Race e branco Oxford com grafismos e emblemas exclusivos do 50º aniversário, por US$130.000.

História vitoriosa

A longa história de vitórias e recordes do Mustang Cobra Jet vem desde a sua estreia nas corridas, na NHRA Super Stock da Winternationals 1968, na Califórnia. Desde então, sua configuração de motor foi aplicada em outros veículos, como Mustang, Fairlane, Torino, Mercury Cougar e outros. Sua fórmula foi criada por Bob Tasca, lendário distribuidor Ford que cunhou a frase “Vença no domingo, venda na segunda-feira”. Veja abaixo um retrospecto da sua história.

1968 – Criação do Cobra Jet original, com motor V8 FE de 428 polegadas cúbicas. A Ford produz 50 Mustangs leves para receber o motor de 335 hp: seis são preparados por Holman Moody e Bill Stroppe para competir na NHRA. Al Joniec pilota um deles e leva o Cobra Jet à primeira vitória.

2008 – Renascimento do Mustang Cobra Jet de fábrica, o M-FR500-CJ, 40 anos depois. Equipado com um V8 5.4 supercharged, foi o primeiro a entrar no limite de 8 segundos da categoria Stock Eliminator da NHRA. Diferentemente do original, as 50 unidades produzidas não tinham numeração VIN e não podiam rodar nas ruas. John Calvert venceu a NHRA Winternationals no 41º aniversário da primeira vitória, com uma pintura em homenagem a Al Joniec.

2009/16 – Nesse período 250 unidades foram produzidas, registrando dezenas de vitórias e recordes em corridas de arrancada da NHRA, IHRA, NMCA e NMRA, pilotadas por veteranos e jovens astros.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::